Murilo Pinto, da Mantiqueira Brasil, mostra otimismo com a produção e consumo de ovos no Brasil

Murilo Pinto, da Mantiqueira Brasil, mostra otimismo com a produção e consumo de ovos no Brasil

Diretor comercial e de logística da empresa analisa o mercado, especialmente no segmento de ovos de aves livres, grande aposta da Mantiqueira Brasil.

Ovonews

agosto 20, 2024

0

Dados recentes da Associação Brasileira de Proteínas Animal (ABPA), divulgados agora em agosto, revelam que a produção de ovos no Brasil pode atingir 56,9 bilhões de unidades em 2024.

Segundo a projeção, também o consumo per capita tende a crescer, sendo estimadas 263 unidades por habitantes/ano, o que equivale a um aumento de 8,5% quando comparado a 2023, mesmo percentual de aumento da produção de ovos em relação a 2023.

O executivo Murilo Pinto, diretor comercial e de logística da Mantiqueira Brasil vê esse crescimento com bons olhos e, otimista, analisa o mercado de ovos de aves livres, um nicho de mercado que vem crescendo, especialmente com os investimentos feitos pela empresa.

Embora a Mantiqueira Brasil siga produzindo ovos convencionais, a empresa tem um projeto especial que aposta no aumento do consumo, oferecendo ovos de aves livres em larga escala. “Estamos liderando esse movimento de crescimento, construindo três granjas simultaneamente, todas de galinhas livres de gaiolas (Happy Eggs®), em franca expansão, evoluindo a cada mês, crescendo em módulos”, conta o diretor comercial e de logística da empresa. “São as unidades em Formosa (GO), para abastecer o Centro-Norte; Lorena (SP), para abastecer o Sudeste; e São João do Itaperiú (SC), para atender o Sul do Brasil. Então, estamos nos posicionando, de modo a liderar esse crescimento, aumentando nossa produção, em especial com os Happy Eggs®.” 

Especialmente para o segmento de ovos de aves livres, no caso da Mantiqueira os Happy Eggs ®, Murilo destaca que tem havido uma adesão dos consumidores ao consumo desse tipo de ovos nas lojas. “Temos conseguido oferecer mais para o consumidor para que ele encontre mais pontos de vendas, com mais frequência, para que não haja ruptura. Isso tem feito com que o consumidor migre para os Happy Eggs; até agora temos conseguido ser bem-sucedidos nesta estratégia, o que pode ser observado em números: nosso plano era ter 2,5 milhões de aves livres de gaiola até final de 2025 e já agora, em junho de 2024, um ano e meio antes, já batemos essa marca”, comemora o jovem executivo.

Em relação à exportação, Murilo diz que ainda não é um volume expressivo, mesmo o Brasil sendo o 5º maior produtor mundial de ovos. “Ainda é pouco o que exportamos de ovos, diante do volume que produzimos”, considera o diretor da Mantiqueira, lembrando que o Brasil exporta para Oriente Médio, África, alguns países da Ásia e América do Sul. “Temos toda a condição de seguir o caminho da carne e do frango, sendo um grande provedor/abastecedor mundial também com ovos, e temos tentado liderar esse movimento aqui na Mantiqueira”, aponta.

A exportação no Brasil de ovos - que representa 1%, não chega a 1% da produção total -, na Mantiqueira varia entre 5 e 10%. “Há uma variação, mas “puxamos” essa média para cima e tentamos liderar as exportações para o Brasil, mostrando que podemos ser um grande exportador de ovos também, assim como já é na carne e no frango.”

Uma das maiores produtoras de ovos da América Latina, a Mantiqueira tem se pautado, nos últimos três anos, a investir na produção de ovos de aves livres. A aposta é grandiosa e tem surtido resultados positivos para a empresa, que foi a primeira do país a nascer cem por cento automatizada há 35 anos. Murilo dá o tom dos negócios da empresa, atualmente.

“Na Mantiqueira temos ovos convencionais, mas nosso foco está voltado para Happy Eggs®, principalmente, e também para Fazenda da Toca Orgânicos, que é a nossa marca de Ovos Orgânicos. Todo nosso investimento, em propaganda e mídia, tem sido nos Happy Eggs®, pois queremos contar para os consumidores tudo que temos feito no campo: com novas unidades, tecnologia, segurança alimentar e bem-estar animal. Queremos levar isso para os consumidores para que possam nos ajudar a continuar construindo esse futuro e, a forma que podem fazer isso, é consumindo esse produto, contribuindo para nosso crescimento”, conclui.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Mantiqueira Brasil)

tag: Murilo Pinto , Mantiqueira Brasil , Happy Eggs , ovos de aves livres , aves livres de gaiola , exportacao , consumo per capita ,

0 Comentários