Moba é a parceira de alta performance da Ovos Santa Maria, no Espírito Santo

Moba é a parceira de alta performance da Ovos Santa Maria, no Espírito Santo

A tradicional granja de Santa Maria de Jetibá utiliza há 15 anos equipamentos Moba para classificar ovos; manutenções preventivas garantem o bom funcionamento das máquinas.

Ovonews

junho 04, 2022

0

Sete dias por semana, funcionando quase 10 horas por dia. Essa é a rotina da Omnia 330, equipamento da Moba que trabalha na Ovos Santa Maria, granja da serra capixaba. Tradicional empresa de produção de ovos de Santa Maria de Jetibá – município que é o maior produtor de ovos do Brasil –, a Ovos Santa Maria conta com dois equipamentos da Moba, uma em cada unidade da empresa.

Organizada e com administração enxuta, a granja conduzida pela família de Waldemiro Berger adotou a tecnologia da Moba há cerca de 15 anos. A primeira aquisição foi uma máquina com capacidade para 170 caixas/hora, adquirida do também produtor Ademar Kerckhoff, primeiro avicultor capixaba a confiar nesta tecnologia holandesa quando a Moba aportou no Brasil, em 1999. Satisfeitos, dois anos depois investiram em mais uma máquina da Moba.

EUCLIDES_MRE
Euclides da Silva, da MRE: fidelidade

Euclides da Silva, diretor da MRE Technology, empresa que representa a Moba no Brasil e Paraguai, conta que ele mesmo foi quem fez a instalação da primeira máquina na Ovos Santa Maria. “Eles são clientes fiéis e de muitos anos. No Brasil, foram um dos primeiros a acreditar em nosso produto, em nossos serviços, no equipamento importado. Depois de alguns anos a Santa Maria adquiriu uma Omnia 330 (com capacidade para 330 caixas/hora)”, relembra.

Quinze anos depois e muita evolução na postura comercial, a Ovos Santa Maria mantém duas Omnia 330 trabalhando na empresa. E a confiança é total no equipamento e na equipe que presta assistência técnica para a granja.

O diretor da MRE Technology explica como a empresa garante o bom funcionamento do maquinário, que é tão exigido no dia a dia: “Trabalhamos com manutenções preventivas e elas são marcadas com antecedência. No caso da Santa Maria, como Florencio Berger (foto no destaque) – que gerencia as granjas de postura – é muito organizado, tudo fica mais fácil. Aliás, todos os sócios da Ovos Santa Maria são organizados e podemos considerar a todos como clientes que confiam em nosso trabalho.”

MRE_SANTA-MARIA_DESTAQUE
Moba na Ovos Santa Maria:
programação e manutenções
preventivas
garantem qualidade na classificação

São feitas duas manutenções preventivas ao ano. “Florencio se programa com sua equipe e nós programamos com a nossa equipe. Com tudo organizado, não há sobressaltos”, explica Euclides da Silva, salientando que, com esse tipo de serviço, os equipamentos não precisam passar por manutenções corretivas – ou seja, de emergência - pois tudo é visto com antecedência. “Na revisão programada, já detectamos o que precisa ser trocado ou solucionado. Não esperamos a peça quebrar. Com a realização da manutenção preventiva é praticamente zero o número de correções ao longo do ano”, indica.

UM LAÇO DE CONFIANÇA

Além da programação e das manutenções preventivas, outro ponto forte entre Moba e cliente é a confiança. Com tudo bem programado e o cliente utilizando a máquina conforme os protocolos da indústria, o relacionamento entre as partes é sempre tranquilo. A confiança se estabelece e os anos passam, como são esses 15 anos de parceria entre a Moba e a Ovos Santa Maria.

A organização e o método adotados pela Família Berger, na Ovos Santa Maria, são pontos muito influentes na vida útil da máquina e também na relação custo-benefício da máquina. Hoje, o equipamento de 330 caixas/hora atende à produção de ovos de 1 milhão e 200 mil aves. “O equipamento seria considerado de pequeno porte para esse volume de aves, mas a forma organizada e muito equilibrada de trabalho da equipe da granja torna a máquina perfeita para o volume produzido”, explica Euclides. “Eles cuidam muito bem da máquina, utilizam o serviço de manutenção de forma correta e seguem todos os protocolos para o perfeito funcionamento do equipamento. Isso faz toda a diferença”, segundo o diretor da MRE Technology.

“A compra dos equipamentos Moba nos incentivou a ampliar a nossa produção, aumentando o número de galpões verticalizados”, conta Florencio Berger. Adquirimos a primeira máquina do Sr. Ademar Kerckhoff, que foi um dos primeiros avicultores a adquirir uma Moba no Brasil. Ele acreditou e investiu. Dois anos depois da sua compra, nós adquirimos a máquina dele e hoje, temos duas Omnia 330 em nossas unidades e estamos bem satisfeitos.”

“Nós entendemos, com esse equipamento, que o investimento vale a pena, pois há menos quebra de ovos, menos ovos trincados. Ganhamos em eficiência e em precisão de pesagem. Isso, sem falar na qualidade, no atendimento preventivo que funciona muito bem e na relação de confiança que temos com a equipe da MRE/Moba”, complementa Volkmar Berger.

Durante a reportagem da A Hora do Ovo na granja, Florencio Berger explicou que há uma rotina rígida seguida todos os dias, após o expediente. As máquinas são desligadas e passam por uma rigorosa limpeza – bem como todo o local - até as 21 horas. A limpeza das máquinas classificadoras é feita de acordo com o manual da fábrica dos equipamentos. A cada dia um módulo da máquina é desmontado especialmente para uma limpeza mais profunda em toda a sua estrutura. Tudo para que os Ovos Santa Maria nunca parem de alimentar seus consumidores Brasil afora. “Nos dá muito orgulho ter um cliente como esse”, arremata o diretor Euclides da Silva.

Veja a matéria completa sobre a Ovos Santa Maria, na revista A Hora do Ovo Ed. 108, no link: REVISTA A HORA DO OVO 108

(A HORA DO OVO. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo Ed. 108. Fotos: divulgação e Elenita Monteiro)

tag: Moba , MRE Technology , Ovos Santa Maria , Santa Maria de Jetibá , avicultura capixaba , Florencio Berger , Omnia 330 , Euclides da Silva , Ademar Kerckhoff , classificadora de ovos ,

0 Comentários