Mercoaves começa a utilizar produtos naturais da Oligo Basics

Mercoaves começa a utilizar produtos naturais da Oligo Basics

Empresa optou por usar os óleos funcionais da Oligo Basics nos matrizeiros de integrados ao constatar o bom resultado dos produtos em um de seus clientes gaúchos, o Grupo Solar.

Ovonews

abril 26, 2021

0

Dona de um portfólio exclusivo de óleos funcionais utilizados amplamente em grandes empresas de matrizes de corte e suínos há mais de 20 anos no Brasil e exterior, a Oligo Basics dá passos cada vez mais firmes também na postura comercial. A revista A Hora do Ovo foi testemunha, em janeiro deste ano, da parceria firmada entre a Oligo Basics e a Mercoaves, em Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, quando nossa editora, a jornalista Elenita Monteiro, esteve lá para uma reportagem especial sobre a empresa de genética.

Com a recente parceria com a Oligo Basics, a Mercoaves iniciou a introdução dos produtos da marca em lotes de recria de matrizes nas granjas de integrados. Para mensurar os resultados e avaliar a continuidade do uso dos óleos funcionais da marca, estão sendo seguidos protocolos para medir os índices de desenvolvimento na ave. São protocolos que a Oligo Basics já aplica em todos os clientes por todo o Brasil, entre eles alguns dos gigantes do setor de frangos de corte.

Os protocolos são rigorosos para que os clientes possam averiguar com clareza a eficácia dos óleos funcionais, como garante Francis Chiossi, gerente nacional de vendas para monogástricos da Oligo Basics. Ele acompanha de perto o desenvolvimento do produto nos plantéis de cada cliente e está especialmente entusiasmado com o início da parceria com a Mercoaves.

Médico veterinário experiente, Francis já vê com clareza o sucesso da parceria. A confiança vem da experiência do que já viu acontecer em inúmeros outros trabalhos com outras importantes empresas do segmento genético, como grandes cooperativas no Paraná e Santa Catarina, assim como agroindústrias em vários estados do Brasil. Segundo ele, com os protocolos de acompanhamento implantados, logo os  técnicos que vão acompanhar o ciclo de vida da matrizes Bovans e Isa Brown – linhagens da Hendrix Genetics que a Mercoaves replica com exclusividade no Brasil - perceberão o diferencial dos óleos funcionais da Oligo Basics em alto patamar reprodutivo do plantel, na fertilidade, índices de nascimento e de qualidade de casca.

Francis traz na ponta da língua um conceito que é muito claro à empresa: “A vocação da Oligo Basics é desenvolver tecnologia associada à produtividade”. E é isso que ele vê claramente acontecer na Naturovos, do Grupo Solar (nome comercial da Naturovos), a maior granja de postura comercial do Rio Grande do Sul e que é cliente da Oligo Basics há pelo menos quatro anos. Tendo em vista que a Mercoaves é hoje o maior fornecedor de genética para a Naturovos, foi natural a ideia de entregar para a granja gaúcha as pintainhas Bovans e Isa Brown já com o plus do melhoramento de desempenho que os óleos funcionais da Oligo Basics irão fornecer ao plantel desde a fase de cria das matrizes. Ou seja, as pintainhas chegarão aos aviários de postura do cliente já fortalecidas pela geração anterior, pois advirão de machos e fêmeas mais resistentes e tratados com o aditivo natural da Oligo Basics.

SOLUÇÃO NATURAL

“Nesses quatro anos que a Naturovos trabalha com os produtos da Oligo Basics, já utilizaram nossos óleos funcionais de variadas formas, sempre tendo como foco um produto natural em seu portfólio para uso nas diferentes fases produtivas, desde a recria à produção, com foco principal na saúde intestinal”, esclarece Francis Chiossi.

Ele explica que o composto de óleos funcionas que a Oligo Basics oferece às agroindústrias e granjas de postura podem ser na forma de pó para inclusão na ração ou na forma líquida para adicionar na água de bebida. Em ambos os casos não há qualquer odor que possa provocar desconforto aos animais ou transferência de sabor ou cheiro aos alimentos produzidos (ovos ou carnes).  

Em entrevista a A Hora do Ovo em Bom Princípio (RS), Francis Chiossi disse: “Nossa estratégia é levar a informação de que possuímos tecnologias seguras e eficazes para substituir os antibióticos melhoradores de desempenho, ou mesmo estar associando nosso produto aos melhoradores de desempenho em doses menores dentro do range de registro, ou seja, um uso consciente”.

Ao longo dos mais de 20 anos de atuação da empresa, já desenvolveram técnicas de utilização dos óleos funcionais com diversos blends, em alguns casos mantendo os antibióticos na formulação do cliente e utilizando os óleos funcionais on top, caso o cliente faça questão em algum desafio especialmente difícil, mas garante: “Nossa intenção é sempre o uso consciente, nada mais. E obtemos ótimos resultados só com os óleos funcionais em desafios, até mesmo superiores a quando se tem antibióticos envolvidos. Temos 15 anos de pesquisas para chegarmos a isso". E Francis Chiossi lembra, com orgulho: “A Oligo Basics conquistou o rigoroso registro no FDA, a agência de saúde e serviços humanos americana, sendo a primeira empresa brasileira a conseguir registrar um aditivo nesse exigente órgão americano.”

NA MERCOAVES

Com tantos bons resultados em importantes incubatórios pelo Brasil e pelo mundo é natural que a Oligo Basics chegasse com sua linha de óleos funcionais a uma das mais respeitadas empresas de produção de ovos comerciais do Sul do país. Cada vez mais conhecida por seus produtos – ovos in natura e industrializados - de alto padrão e com crescente investimento em aves criadas em sistema fora de gaiolas, a Naturovos passou a investir nos produtos naturais da Oligo Basics. Como a Mercoaves é atualmente o maior fornecedor genético do Grupo Solar, a proposta de utilizar os óleos funcionais desde as matrizes Bovans e Isa Brown foi um caminho natural.

“A Naturovos atingiu ótimos resultados no plantel sem o uso de aditivos químicos e a Mercoaves, como sua fornecedora de genética, optou por fazer também essa experiência com a Oligo Basics e, assim, contribuir na mesma linha de ação de nosso cliente”. A palavra é de Gaubem Peruzzo, um dos diretores e sócio-proprietário da Mercoaves, que acompanha muito de perto todos os resultados zootécnicos das matrizes da empresa. Seu sócio, o médico veterinário Henrique Roman, aponta: “Nosso produto genético – a galinha que produzimos - não faz tudo sozinho. E só o produto da Oligo Basics isolado na galinha também não. Trata-se de um conjunto de fatores para se chegar ao resultado de excelência”, lembrando do fundamental trabalho da Hendrix Genetics com seu pacote genético para ser replicado nos incubatórios da Mercoaves.

Essas declarações foram feitas à jornalista Elenita Monteiro, da A Hora do Ovo, na sala da diretoria da Mercoaves durante reunião de Henrique Roman e Gauben Peruzzo com Francis Chiossi e Jacir Caron, representante da Oligo Basics no Rio Grande do Sul. Todos foram unânimes num ponto importante naquele momento, expressado muito bem por Gauben Peruzzo: “Não adianta a Naturovos ter o melhor manejo do mundo se ela não tem as condições do tripé: um bom manejo na cria e recria, produção da aves, nutrição, vacina. Por outro lado, nós, da Mercoaves, como matrizeiros, recebemos da Hendrix Genetics um produto que foi muito bem trabalhado nas linhas puras e que chega até nós com uma carga genética de excelente padrão. Aves que vamos replicar muito bem em campo, oferecendo a melhor nutrição, excelente vacinação e muito cuidado na questão sanitária, com todos os protocolos rigorosamente em dia. É na nossa base de replicação da alta genética recebida da Hendrix Genétics que temos condições de repassar para nossos clientes da postura comercial um produto superior para fazer acontecer o que se espera da ave na fase da postura comercial.”

Henrique Roman complementou: “E o produtor precisa ter um bom produto e abrir um leque de tecnologias para obter o melhor do produto genético. É aí que entra o papel de um fornecedor de um produto de tecnologia moderna e ´limpa´ como o Essential da Oligo Basics, para auxiliar no novo mercado que se abre para a avicultura dos tempos atuais, cada vez mais exigente. Ao fazer essa parceria com a Oligo Basics e experimentar esses produtos estamos apoiando nosso cliente na confirmação da força desse leque de produtos.”

FASE DE TESTES

“Assim como a Naturovos, introduzimos o óleo funcional para obter evolução do processo de produção das aves, melhorar produtividade de ovos e conversão”, apontam os sócios da Mercoaves. E, conforme mostram os dados iniciais dos protocolos estabelecidos pela empresa, os resultados são bem promissores.

FRANCIS_RS
Jacir Caron e Francis Chiossi, da Oligo Basics: solução natural



De acordo com o que aponta Francis Chiossi, “essa é uma primeira fase de teste de introdução dos óleos funcionais no plantel dos integrados da Mercoaves e está tudo correndo muito bem, apesar do pouco tempo de utilização nos lotes – que começaram em fevereiro. Já se vê melhoras significativas em qualidade de fezes, produção, diminuição de ovos sujos. Os lotes de idades variadas estão sendo testados, desde a recria, início de produção e meio ciclo”.

Os testes estão apenas no começo, mas tudo caminha bem e os resultados devem ser publicados futuramente. Confiante, o médico veterinário da Oligo Basics acredita que muito em breve terá mais um ótimo estudo de caso a acrescentar aos muitos exemplos de sucesso com o uso dos óleos funcionais que a Oligo Basics desenvolveu e que hoje apoiam o agronegócio pelo mundo. 

MULTINACIONAL BRASILEIRA, OLIGO BASICS ATENDE 24 PAÍSES

MULTINACIONAL-OLIGO
Oligo Basics: soluções para o agronegócio em 24 países


"No Brasil, temos clientes de Norte a Sul, de Leste a Oeste, em importantes empresas do agronegócio brasileiro", ressalta Francis Chiossi, gerente nacional de vendas para monogástricos da empresa.
 

Os óleos funcionais com a formulação da Oligo Basics são uma exclusividade da empresa brasileira e são patenteados internacionalmente. Por sua eficácia e rápido sucesso no agronegócio com sua tecnologia disruptiva em aditivos nutricionais, a empresa se mantém com exclusividade com o produto no mundo.

“Atendemos 24 países e no Brasil temos clientes de Norte a Sul,  Leste a Oeste do país, em grandes empresas do agronegócio. Fomos pioneiros com a pesquisa e desenvolvimento desse tipo de produto e temos três continentes com produtos com pesquisas publicadas”, orgulha-se em informar Francis Chiossi, gerente nacional de vendas para monogástricos da Oligo Basics. Agora a empresa se prepara para atender o bloco europeu, indo além dos países individualmente, como faz hoje.

A razão do sucesso do produto, que é de simples aplicação e de alta potência, de acordo como o gerente, é sua clara ação antimicrobiana e ação antioxidante, que auxilia e muito a reprodução nos animais, sejam aves ou suínos. “Os reprodutores machos ficam claramente com testículos maiores, mais pesados. A parte embrionária melhora substancialmente, a fertilidade aumenta, a qualidade do fígado também. Quando pegamos aves de vida longa, a qualidade de fígado é muito rica, assim como o intestino."

E do ponto de vista econômico, Francis Chiossi destaca que, pela alta carga energética, seu uso torna-se muito econômico, principalmente em plantéis maiores. “Na dose de 1 quilo e meio ele agrega 100 Kcal em energia metabolizável, comprovado através de estudos."

DO PARANÁ PARA O MUNDO

1999, Castro/PR – Brasil. Começa a história promissora da Oligo Basics em prol da nutrição animal. Já nos seus primeiros anos de atividade, a empresa focou na área de aditivos, adquiriu know-how e hoje tem 100% do seu faturamento advindo dessas soluções.

Em março de 2005 a Oligo Basics mudou-se para Cascavel (PR), onde inaugurou uma nova planta de produção. Especializou-se na produção de acidificantes e de óleos funcionais para otimizar a nutrição animal. 

A Oligo Basics é considerada uma das empresas com crescimento exponencial em nível mundial na área de aditivos nutricionais. Em 2011 a empresa se modernizou e fez sua segunda ampliação da planta de produção e já se prepara para crescer mais.

OLIGO BASICS

fones (45) 3228-3779 / (45) 3228-5167

sac@oligobasics.com.br

vendas@oligobasics.com.br

www.oligobasics.com.br

Esta matéria pode ser lida também na edição web 104 da A Hora do Ovo, no link: A Hora do Ovo 104 web


(A HORA DO OVO. Matéria produzida originalmente para a revista A Hora do Ovo 104 web)

tag: Mercoaves , Oligo Basics , óleos funcionais , Naturovos , Grupo Solar , Francis Chiossi , Bovans , Isa Brown , Gaubem Peruzzo , Jacir Caron , Henrique Roman ,

0 Comentários