Mercado foodtech deve movimentar U$250,4 bilhões até 2022
Exemplo desse segmento são os alimentos à base de plantas, como o inovador N.OVO, produto criado pela jovem empresária Amanda Pinto, premiada por sua invenção.
O mercado de alimentos anda rápido e, em velocidade ainda maior tendo na liderança as foodtechs, empresas que têm como base o uso da tecnologia no desenvolvimento de produtos alimentícios. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o IBGE e as projeções da consultoria Food Consulting, o mercado de food service deve atingir um crescimento de 22% a 25% em 2021. Projeção feita também pela Research and Markets aponta que o mercado global para as foodtechs deve movimentar US $250,4 bilhões até 2022.
A tecnologia usada pelas foodtechs em toda a cadeia produtiva é a base na elaboração de produtos inovadores, como o N.OVO, por exemplo, alimento que substitui o ovo em algumas receitas e conta também com uma linha de maioneses especiais produzidas à base de plantas.
A N.OVO é uma spin-off do Grupo Mantiqueira que desenvolve produtos à base de plantas, como o N.OVO Receitas - primeiro substituto de ovos em receitas no Brasil; maioneses 100% plant based (em diferentes sabores) e o N.OVO Mexido, usado para fazer omeletes ou ovos mexidos, com matéria-prima 100% vegetal também.
À frente do negócio, a jovem empresária Amanda Pinto, idealizadora e fundadora da N.OVO, dedicou mais de três anos de viagens em pesquisa e desenvolvimento nos principais núcleos e simpósios mundiais de referências em inovação no Vale do Silício (nos Estados Unidos) até desenvolver e lançar o primeiro produto do portfólio da marca.
Amanda entrou recentemente na lista da FORBES Under 30, que destaca os principais empreendedores, criadores e game-changers nessa faixa etária que revolucionaram os mercados em que atuam. A empresária também recebeu um dos principais reconhecimentos internacionais de tecnologia da América Latina, como A inventora do ano e como Innovators under 35 do ano de 2020. Esse prêmio anual é concedido pela revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para os 35 principais inovadores da América Latina com menos de 35 anos.
Inovadora e incansável na pesquisa de novos produtos plant based, Amanda lidera uma equipe disposta a manter em alta essa preferência do consumidor, que, aliás, vem crescendo de forma exponencial. A ideia não é competir com o ovo, mas, sim, agregar à alimentação humana mais um produto saudável e produzido de forma sustentável. “Todo mundo ganha com isso: o consumidor, os animais e o planeta”, ressalta a jovem empresária.
Leia mais sobre o N.OVO e a trajetória de Amanda Pinto no setor de alimentos: Ela inventou o N.OVO
(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de comunicação do Grupo Mantiqueira/N.Ovo)
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