Amanda Pinto: ela inventou o N.OVO

Amanda Pinto: ela inventou o N.OVO

Depois de levar novos conceitos ao marketing do Grupo Mantiqueira, Amanda Pinto lidera agora com sucesso a foodtech N.OVO, com o substituto do ovo produzido à base de plantas.

Ovonews

maio 13, 2021

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A inovação e o empreendedorismo de Amanda Pinto confirmam o que o velho ditado cravou: conhece-se a árvore pelos seus frutos. Filha mais velha de Leandro Pinto, empresário inovador do segmento de postura, Amanda segue agora com passos próprios um caminho iniciado de mãos dadas com uma equipe experiente em produção de ovos. Aos 29 anos, a jovem traz consigo sementes que já planta para colher seu próprio negócio.

Começou a trabalhar com o pai no Grupo Mantiqueira aos 22 anos. De lá para cá, aprendeu com o líder, ensinou bastante e viu a empresa crescer em comunicação e marketing com suas ideias inovadoras. Foi um aprendizado conjunto, do qual todos se beneficiaram: ela, a empresa, o setor de ovos e o consumidor. Pai e filha formaram uma boa parceria. Se ela aprendeu com Leandro como se produz ovos de forma desafiante e lucrativa, o pai tem aprendido com Amanda como é possível produzir ovos de formas variadas, atendendo públicos diversos e confirmando o que o empresário sempre disse em público: “Ovo tem que ser Mantiqueira, independente de que ovo você queira”. Foi pelo trabalho de Amanda que a empresa se transformou em uma marca de ovo conhecida e querida pelo consumidor.

Formada em administração de empresas, a jovem começou na Mantiqueira tão logo terminou um estágio na TV Globo. A emissora queria efetivá-la no time, mas Amanda escolheu a Mantiqueira, onde sempre teve muita vontade de trabalhar. “Queria aprender para poder colaborar”, conta Amanda, e logo entendeu que havia um espaço inexplorado na avicultura: a comunicação. “Fiz pesquisas e constatei que o consumidor não prestava atenção em marca de ovo. Achei que havia uma oportunidade grande nisso e começamos a trabalhar nesse foco, a criar produtos diferenciados, a estender o portfólio, gerando diferenciação; hoje temos o maior portfólio de ovos do mercado.”

Ao lado da produção diferenciada cresceu a comunicação com o grande público e o consumidor de ovos. “Fizemos campanhas na TV, comunicação nos pontos de venda e vinculamos nosso produto a ações solidárias e projetos sociais.” (veja matéria na página 10). “Não queríamos só vender ovo; queríamos levar um bem-estar maior para as pessoas, da melhor forma possível". O trabalho deu frutos, a Mantiqueira se tornou uma marca conhecida e querida pelo público. “Eu brincava, dizendo que a Mantiqueira não queria ser só Top of Mind; queria ser Top of Heart.”

E VEIO O N.OVO

Inquieta como o pai, com quem ela divide o gosto por desafios, Amanda foi mais longe, inventou o N.OVO, um preparado feito à base de plantas que substitui o ovo de galinha em receitas, cumprindo o mesmo papel em bolos, massas e tudo que leva ovo. O produto surgiu como mais uma opção no portfólio da Mantiqueira, atendendo a consumidores alérgicos a ovo, veganos, flexitarianos (pessoas que comem carne em menor quantidade) e aqueles que apreciam alimentos da economia sustentável. Amanda não é vegana, apenas viu a oportunidade da Mantiqueira atender ainda mais pessoas. “Se tem mais um mercado que cresce nesse sentido, a gente quer ocupar esse espaço”, diz ela, ecoando o pensamento do pai.

Produzir alimento de forma saudável e sustentável sempre foi o objetivo da jovem executiva. O N.OVO surgiu dessa busca. Amanda conheceu as startups do Vale do Silício, nos Estados Unidos, empresas dedicadas a pesquisar nos vegetais ingredientes para substituir os produtos de origem animal. “Para mim fez todo o sentido: é você ajudar a alimentar o mundo de forma responsável, um mundo que a cada dia tem um número maior de pessoas”. Também constatou, com especialistas, que uma dieta rica em plantas é a quarta melhor forma de redução do aquecimento global. "Então tive certeza: é um mercado para todo mundo, não é um nicho apenas.”

Seguiram-se, então, três anos de trabalho intenso e muita pesquisa até chegar ao N.OVO Receitas. A repercussão do produto e da marca no mercado foi tão impactante quanto a proposta do N.OVO. A divulgação nas mídias tradicionais e nas sociais elevou o potencial do produto. Muitas oportunidades foram abertas. “Acho que realmente as pessoas estão começando a entender que esse é um mercado que já existe e que é melhor estar dentro”. De fato, o Ministério da Agricultura, através da Embrapa, já está debatendo os alimentos planted based para começar a regular o setor no Brasil. Amanda diz que não se trata de concorrência entre os produtos de origem animal e vegetal. Todos têm o seu lugar. “Nós entendemos que não é um OU outro, mas um E outro; eles são complementares. Dados do mercado norte-americano demonstram que 95% dos consumidores das carnes vegetais também comem carnes animais. Então, eu não posso desprezar isso, temos que ser inclusivos.”

O NOVO DESAFIO

Sucesso, o N.OVO ganhou “vida própria”, virou marca e uma startup, com uma linha de produtos que pode crescer infinitamente. Quando se deu conta, Amanda já estava apaixonada por esse mercado, vendo possibilidades infinitas, e decidiu se dedicar exclusivamente a isso. Sua trajetória na Mantiqueira seguiu até 2019. “A Mantiqueira já tem um ótimo trabalho de comunicação estruturado, pronto para crescer ainda mais. Outro profissoinal poderá perfeitamente continuar o trabalho, melhorando, evoluindo”, argumenta.

Em 2020, a N.OVO lançou mais produtos: a linha de maioneses à base de plantas e o N.OVO Mexido, preparado especial para fazer omeletes e ovos mexidos. O projeto agora é fortalecer a marca, crescer no mercado interno. Amanda explica que a startup N.OVO pertence ao Grupo Mantiqueira mas já está evoluindo para uma spin off, empresa com vida própria que terá a Mantiqueira como investidora.

Movida a desafios, como o pai, Amanda vê mil e uma possibilidades no mercado de alimentos. O N.OVO ainda não está no mercado externo mas o trabalho de Amanda Pinto já ganhou o mundo. Em 2020 recebeu um dos principais reconhecimentos internacionais de tecnologia da América Latina, como A inventora do ano, e também o Innovators under 35, prêmio anual concedido pela revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), para os 35 principais inovadores da América Latina com menos de 35 anos.

Ela também foi destaque na lista Forbes Under 30 de 2021.

O reconhecimento pelo trabalho bem-feito deixou a jovem muito feliz e Leandro muito orgulhoso. “Meu pai sempre foi minha referência”, confirma. “Sempre digo que quando eu fui trabalhar na Mantiqueira foi porque eu queria ficar mais tempo do lado dele, para aprender tudo que ele sabe. Estar com ele naquele primeiro ano foi o que mais valeu na minha carreira”.

O temido conflito de gerações parece desafio vencido na empresa. Mesmo as ideias divergentes resultaram em evolução. “Meu pai tem a cabeça muito aberta. Ele é muito inteligente: se você embasar a sua ideia em fatos e dados reais e concretos, ele não se opõe. Se a ideia fizer sentido para ele, ele aceita; mesmo que a ideia não seja dele, é capaz de reconhecer que aquele é o melhor caminho."

Desafio e paixão pelo trabalho unem pai e filha. “Eu vejo meu pai sempre em busca de fazer o melhor, não por vaidade, e sim dedicado a realizar algo bom, preocupado com as 2000 famílias que dependem da empresa, com a comunidade que vai ser impactada pelo trabalho da Mantiqueira. Acho que, como ele, eu gosto de aprender fazendo, de ser a primeira a fazer". Hoje, Amanda tem certeza de que é a paixão que os move. “Com o N.OVO, acabei encontrando uma grande paixão, assim como meu pai tem pela Mantiqueira. E é isso que o torna incansável. Eu também só quero fazer dar certo, fazer melhor a cada dia.”

Leia sobre o crescimento do mercado de food techs no link: Mercado foodtech deve movimentar U$250,4 bilhões até 2022

(Texto de Teresa Godoy publicado originalmente na revista A Hora do Ovo edição 103 – impressa. Foto: divulgação)

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