Mantiqueira anuncia benfeitorias no projeto Produtor de Água

Mantiqueira anuncia benfeitorias no projeto Produtor de Água

Implantado em Itanhandu, no Sul de Minas Gerais, o projeto tem apoio oficial do Grupo Mantiqueira na preservação das 33 nascentes do Rio Verde.

Ovonews

março 24, 2022

0

Na semana que celebra o Dia do Rio Verde (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/3), e um ano depois de tornar-se apoiadora oficial do projeto “Produtor De Água”, o Grupo Mantiqueira anuncia os avanços na proteção e conservação do Rio Verde, em Itanhandu (MG).

No mesmo período, em março de 2021, além da cooperação técnica com o projeto desde o seu início, a Mantiqueira anunciou investimentos para preservar as 33 nascentes dos riachos contribuintes do Rio Verde. A empresa é até então a única instituição privada a participar do projeto, onde o grupo tem uma de suas primeiras unidades produtoras.

De lá para cá, a empresa fez aporte de cerca de R$ 260 mil em insumos e mão de obra para os trabalhos de saneamento ambiental, dando novo fôlego ao projeto e impulsionando a revitalização das microbacias. Com o apoio da Mantiqueira na segunda fase do Projeto “Produtor de Água”, em apenas oito meses, foram protegidos cinco contribuintes do Rio Verde, realizado cercamento de 5.755m para proteção das nascentes, conserto de 470m de cerca antiga e construção de três bebedouros para gado, garantindo a preservação ambiental de três microbacias e de um remanescente importante de floresta.

O Rio Verde é de vital importância para a cidade de Itanhandu e a principal fonte de abastecimento de água para a população de 14 mil habitantes. A cidade abriga as nascentes deste importante rio do estado, que percorre seus 220 km até a sua foz, abastecendo 31 municípios da região sul de Minas Gerais.

“A Mantiqueira é atuante na preservação ambiental de Itanhandu, desde a fundação da nossa unidade produtora, e participa desde o início do Projeto “Produtor de Água”. Nossos investimentos e cooperação técnica anunciados no ano passado têm ajudado a proteger as nascentes, criando condições para o retorno da produção de água limpa para o rio, tão necessária para a economia do município e para a população”, explica Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira.

O PROJETO RIO VERDE

O programa Produtor de Água de Itanhandu nasceu em 2014, fruto da iniciativa de agentes da sociedade e do setor público, coordenado pelo Instituto SuperAÇÃO, e vem desenvolvendo a recuperação ambiental dos recursos hídricos do município. O projeto é voltado para o estudo e a recuperação da bacia hidrográfica do Alto Rio Verde, no município de Itanhandu.

O DNA DE SUSTENTABILIDADE DA MANTIQUEIRA

A Mantiqueira é uma empresa atuante no planejamento ambiental de suas unidades produtoras, através de uma gestão comprometida, com investimento de recursos e esforços para a adequação ambiental. Sua missão é oferecer alimentos saudáveis de forma sustentável, respeitando a comunidade e o ecossistema. A empresa conta com apoio técnico interno e externo e monitoramento online das normas ambientais, garantindo que as atividades desenvolvidas sigam todas as normas ambientais.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa do Grupo Mantiqueira)

tag: Mantiqueira , projeto produtor de agua , itanhandu , sul de minas , Leandro Pinto ,

0 Comentários