MCassab destaca a importância dos eubióticos para os ovos comerciais

MCassab destaca a importância dos eubióticos para os ovos comerciais

Eles são alternativa importante para a saúde intestinal das aves, protegendo dos riscos de desenvolver bactérias resistentes e mantendo a produtividade para o avicultor.

Ovonews

março 25, 2022

0

 Os antibióticos promotores de crescimento estão cada vez mais restritos na produção animal porque podem desenvolver bactérias resistentes, tanto para os animais como para os seres humanos. Por causa disso, as autoridades sanitárias de diversos países, orientados pela Organização Mundial da Saúde, baniram o uso dos antibióticos promotores de crescimento, levando os produtores a adotarem cada vez mais o uso racional desses produtos.

Na postura comercial essa restrição também é uma realidade, o que levou as empresas que atendem à avicultura a desenvolverem produtos baseados em soluções naturais para estimular a saúde intestinal das aves. "O desafio é contar com uma solução alternativa que, no entanto, não leve ao aumento de custos para o avicultor", indica a equipe técnica da MCassab, empresa que tem se empenhado em desenvolver produtos e soluções que atendam aos desafios da postura sem onerar os custos do avicultor. "Nesse sentido, os eubióticos vêm sendo utilizados como uma solução natural e alternativa", aponta a equipe MCassab (Gadde et al. 2017).

Seus técnicos ressaltam, no entanto, que os eubióticos não substituem os antibióticos terapêuticos, ou seja, aqueles utilizados para combater infecções e problemas pontuais de saúde da ave. "Esses devem ser trabalhados de forma criteriosa e racional e utilizados somente sobre prescrição veterinária", indicam.  

O QUE SÃO E COMO AGEM OS EUBIÓTICOS

Os eubióticos são aditivos que promovem a eubiose, ou seja, o equilíbrio do ecossistema microbiano intestinal. "Um bioma em eubiose conta com espécies benéficas, enquanto que as espécies patogênicas se mantêm presentes, mas em proporções menores. Muitas vezes pode-se relacionar que um microbioma saudável é aquele com uma maior riqueza e diversidade de microorganismo dentro de uma comunidade, que podemos considerar dentro de um intestino". (Ballou et al. 2016)

Diversos fatores podem levar ao desequilíbrio do microbioma intestinal, entre eles, a presença de patógenos, de micotoxinas, de estresse oxidativo (como matéria prima contaminada, calor excessivo etc.) e o próprio uso de antibióticos. É importante que o produtor entenda que, enquanto os antibióticos comuns têm efeito bactericida sem distinção do que é bom ou ruim, os eubióticos atuam justamente para o rápido reestabelecimento e equilíbrio da saúde intestinal, ou seja, do  microbioma.

"Vale ressaltar a importância da integridade do sistema digestório, cujo Tecido Linfoide Associado à Mucosa (GALT) pode representar cerca de 65% do sistema imunológico das aves. Assim, não apenas o sistema imune, mas a mucosa intestinal e o microbioma intestinal consistem também em uma barreira contra a aderência e replicação das bactérias patogênicas. Um intestino íntegro e saudável é fundamental para o adequado processo de digestão, absorção dos nutrientes e também serve como barreira de entrada para toxinas e microorganismos. O desequilíbrio do microbioma será facilmente observado pelo produtor de ovos na piora da conversão alimentar, no aumento de ovos sujos e na qualidade da casca inferior, resultando em menor número de ovos vendáveis", destaca a equipe de postura da MCassab.

BIOTA BENÉFICA X BIOTA PATOGÊNICA

Os eubióticos englobam uma ampla classe de tecnologias como ácidos orgânicos, óleo essenciais, probioticos, prebioticos, entre outras. Sendo ainda trabalhados isoladamente ou em associação, eles possuem a capacidade de influenciar e, em parte, modificar a composição do microbioma intestinal para uma biota benéfica, controlando ou tendo efeitos sobre a biota patogênica.

Entre as tecnologias disponíveis para ajudar o produtor de ovos a manter a saúde intestinal estão os ácidos orgânicos de cadeia curta (SCFA). Eles têm ocupado uma posição de destaque por causa dos resultados que oferecem. Entre eles, está o ácido butírico, que é fonte primordial de energia pelas células epiteliais, atuando nos sistemas de defesa como barreira física do intestino, efeito sobre bactérias patogênicas e sistema imunológico (Li et al. 2015).

"Estima-se que cerca de 20% da energia bruta do alimento seja utilizado só para manutenção do intestino, logo, quanto a maior necessidade de energia para reparos, menor a energia disponível para as emais funções; e o uso de ácido butírico possibilita uma rápida regeneração e manutenção da saúde", destaca a MCassab. E foi pensando nisso que a empresa -  em parceria com a Perstorp, líder mundial de mercado em tributirinas para a nutrição animal -, conta com o Prophorce SR 130®. Trata-se de uma solução pioneira em tributirinas que utiliza  o processo de esterificação do glicerol e do ácido butírico, formando uma única molécula sem necessidade de revestimento, e garantindo o ácido butírico estável e inodoro, com comprovada liberação no intestino. O conceito e aplicação do ácido butírico é fortemente aplicado dentro do mercado de postura, justamente porque os reflexos são rapidamente visualizados na qualidade final.

01_Grafico---Qualidade-de-ovos - Copia

infografico_acido_butirico-(2) - Copia

Buscando inovação e somar resultados positivos aos desafios atuais, a MCassab destaca o uso dos óleos essenciais que, com as propriedades antioxidantes, suporte na redução do processo inflamatório, efeito sobre bactérias patogênicas e a melhora digestiva, vêm ganhando destaque no auxílio da manutenção da qualidade intestinal das aves.

O BIOESSENCE 100®

"A MCassab tem o prazer de apresentar para o mercado de postura o BioEssence 100®, um produto único e elaborado a partir de cinamaldeido, carvacrol e timol. O efeito sinérgico entre estes princípios ativos, associado à alta concentração e estabilidade do produto (encapsulado), garante uma ação efetiva em baixas dosagens de inclusão. "Testamos recentemente o produto em campo, em desafios reais (picos de calor, acima de 35ºC), com redução da mortalidade, manutenção de boa produção, melhora da conversão alimentar, refletindo em maior massa de ovos e rentabilidade", demonstra a empresa.

Ao compor o portfólio de especialidades da Mcassab, o BioEssence 100® traz mais uma estratégia focada em garantir a manutenção da qualidade intestinal nas aves de postura. "Destacamos, ainda, a associação entre essas duas tecnologias como importante estratégia aos desafios, buscando promover máximos resultados ou controles".

Esse efeito sinérgico entre óleos essenciais e os ácidos orgânicos garantem maior efetividade da ação, que é o objetivo da MCassab: "Queremos oferecer ao mercado soluções que tragam melhores resultados, o que é fundamental, ainda mais em períodos de altos custos de produção. Melhorar a eficiência da ave e gerar resultados de qualidade e reduzir o custo produtivo das granjas." 

03_Gráfico_resultados - Copia04_Gráfico_resultados - Copia

QUALIDADE-DE-OVOS_5 - Copia

Saiba mais sobre a importância dos eubióticos na produção de ovos e as qualidades e ação do BioEssence 100®. Informe-se com a equipe técnica da MCassab e mantenha sua produtividade em alta.

Grupo MCassab
www.mcassab.com.br
Fone (11) 2162-7788

tag: MCassab , eubioticos , biota , BioEssence 100® ,

0 Comentários