Mantiqueira Brasil analisa movimento das exportações de ovos em 2023

Mantiqueira Brasil analisa movimento das exportações de ovos em 2023

Apesar da queda em outubro, Brasil registra volume acumulado com incremento anual de 173,7% e aumento da receita em 198,7%, aponta Murilo Pinto, diretor comercial da empresa.

Ovonews

novembro 23, 2023

0

A 12ª maior produtora de ovos no ranking mundial, líder no segmento na América do Sul, a Mantiqueira Brasil exporta ovos há mais de 15 anos. Em 2023, o volume de negócios triplicou, analisa Murilo Pinto, diretor comercial da empresa. Isso, apesar da queda em outubro, aponta o executivo.

“Particularmente no ano de 2023, a exportação da Mantiqueira triplicou e a do Brasil também. Em 2022, a Mantiqueira foi responsável por aproximadamente 70% das exportações de ovos do Brasil e este ano acredito que deva seguir a mesma tendência. O acréscimo deste ano se deu, em boa parte, ao aumento da exportação de ovos para o Japão, a abertura de Taiwan (que antes não importava do Brasil e o fez em bons volumes) e países como o Chile, que também iniciaram suas importações de ovos do Brasil; fora o Oriente Médio e África, que já eram clientes do Brasil e continuam”, explica Murilo Pinto.

Entre os fatores que justificam esse aumento estão os casos de influenza aviária em outros países exportadores, o que possibilitou que o Brasil atendesse à demanda desses mercados. “O mundo enfrenta uma gripe aviária e o Brasil ainda está livre dessa doença em aves de produção. Os Estados Unidos, grande exportador global, também enfrentou o problema da influenza, e o Brasil entrou suprindo essa falta de ovos que aconteceu no mercado norte-americano, atendendo também à demanda de países como o Japão e Taiwan, que foram os grandes captadores desse aumento de volume, uma novidade no ano junto com o Chile”, analisa o diretor comercial da Mantiqueira Brasil.

Segundo o empresário, o desafio agora é tentar manter esses mercados, pois esses países já reduziram bastante a sua demanda, devido à retomada na produção interna de ovos, como é o caso dos Estados Unidos, que também retomaram sua produção e devem voltar a exportar para esses destinos. “Hoje, de um modo geral – embora tenhamos reduzido um pouco as exportações - continuamos exportando mais que no ano passado e não voltamos aos patamares anteriores. Estamos mantendo exportações regulares para alguns desses destinos que abrimos neste último ano”, finaliza.

OS NÚMEROS DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Segundo a assessoria de imprensa da Mantiqueira Brasil, os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), apontam que 1.026 toneladas de ovos (in natura e processados) foram exportadas em outubro deste ano. Entre os destinos, o principal deles é o Chile, seguido do Japão.

Isso representa uma queda de 33%, quando comparado ao mês anterior, mas 75% acima da quantidade exportada em outubro de 2022, assim como um crescimento de 38,5% da receita, ao analisar o mesmo mês no ano passado e agora em 2023.

A Secex também aponta que os primeiros sete dias de novembro sinalizam que o volume de receita de ovos e ovo produtos exportados tende a apresentar queda mensal, devido ao número de feriados no mês, ainda que haja um aumento considerável em relação a novembro do ano passado. 

De acordo com os números, os primeiros sete dias de novembro representam um total exportando de quase 1.181 toneladas, o que significa cerca de 65% do volume médio diário de quase 169 toneladas. Se mantido para o restante de novembro, poderá chegar a 3.206 toneladas, o que equivale a uma queda de 3,3% em cima de outubro deste ano, mas, ainda assim, um aumento expressivo de 76,3%, quando comparado a novembro de 2022.

Segundo a ABPA, de janeiro a outubro, o volume acumulado aponta um incremento anual de 173,7%, com 23.669 toneladas, e aumento em 198,7% na receita, para US$58,715 milhões, ao comparar ao mesmo período de 2022.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Mantiqueira Brasil. Foto: @lifeforstock/Freepik)

 

tag: Mantiqueira Brasil , Murilo Pinto , exportacao de ovos , influenza aviaria , ABPA , Secex ,

0 Comentários