Contaminação por micotoxinas afeta até 69% das amostras de insumos e rações para alimentação animal

Contaminação por micotoxinas afeta até 69% das amostras de insumos e rações para alimentação animal

Os dados são de uma pesquisa global da Selko - marca de aditivos alimentares da Trouw Nutrition - realizada em 42 países de 4 continentes.

Ovonews

novembro 16, 2023

0

A Revisão Global Anual de Micotoxinas da Selko, marca de aditivos alimentares da Trouw Nutrition, mostrou que entre 31% e 69% das mais de 50 mil amostras de matérias-primas e rações analisadas em 2022 coletadas em 42 países da América Latina, União Europeia, América do Norte, Oriente Médio/África e Ásia apresentaram contaminação por micotoxinas.

“Esses dados comprovam a seriedade da contaminação dos insumos das rações por diferentes tipos de fungos. Está aí um desafio frequente para os suinocultores e avicultores”, explica Fernanda Andrade, gerente do Programa de Segurança Alimentar da Trouw Nutrition.

Todos os grãos e cereais usados na alimentação dos animais têm potencial de desenvolvimento fúngico. Isso ocorre porque os fungos se proliferam nos grãos devido a uma série de fatores, como mudanças climáticas, condições do solo, sazonalidade e condições de armazenamento irregulares. "Evitar a contaminação dos insumos por fungos é praticamente impossível, já que as principais espécies toxigênicas estão disseminadas no meio ambiente", destaca Fernanda.

O milho, um ingrediente amplamente utilizado, apresentou mais alta contaminação para fumonisinas (57%) seguida por zearalenona (52%) e aflatoxinas/DON (49%). Portanto, é imprescindível verificar a qualidade das matérias-primas destinadas à nutrição animal.

As medidas preventivas contra fungos envolvem o controle de qualidade e o controle do armazenamento dos grãos, como temperatura, umidade e taxas de oxigênio. "A umidade dos grãos deve estar em níveis inferiores a 13% para que não haja crescimento de micro-organismos. A temperatura e taxa de oxigênio também estão associadas ao crescimento de micro-organismos aeróbicos", diz.

FERNANDA-ANDRADE_INTERNA
Fernanda Andrade: gerenciamento de riscos

 

Fernanda explica que o tipo e a concentração de micotoxinas na ração, espécie, idade e fase de produção determinam o grau de comprometimento dos animais afetados. "Animais mais jovens são mais susceptíveis, mas não podemos esquecer dos graves impactos na fase de reprodução dos suínos, por exemplo", ressalta. "Sem contar que a associação entre duas ou mais toxinas, mesmo que em níveis menores, pode causar maiores danos quando comparada a uma intoxicação simples", completa.

Atualmente, a indústria de insumos tem soluções tecnológicas capazes de reduzir os impactos das micotoxinas. Fernanda alerta que um programa de gerenciamento de riscos de micotoxinas é fundamental para garantir o bem-estar e o desempenho dos animais.

O uso de aditivos efetivos são ferramentas importantes para reduzir os impactos. "Os adsorventes reduzem a biodisponibilidade, aglutinando as micotoxinas do trato digestivo do animal para que sejam eliminadas", explica. "Mas, como o processo de adsorção não costuma ser totalmente eficaz contra todas as micotoxinas, é preciso contar com a tecnologia para uma abordagem mais ampla que suporte o animal através da imunomodulação e integridade de membrana intestinal”, comenta a especialista.

A Trown Nutrition oferece hoje para o Brasil para prevenir e/ou tratar problemas com micotixinas em aves de produção?

A chave para o controle das micotoxinas é a gestão dos riscos e a adoção de uma abordagem integrada, em vez de medidas isoladas, conduzindo a melhores resultados. “Nosso programa completo de gerenciamento de riscos permite que o avicultor tome decisões com base em conhecimento e dados, fazendo o uso das soluções de maneira mais customizada e eficaz”, indica a gerente do Programa de Segurança Alimentar da Trouw Nutrition.

Ela explica que, através de seu programa de gerenciamento de riscos de micotoxinas, a Trouw Nutrition reduz as perdas produtivas, levando em conta três passos: identificação de riscos, controle de qualidade e aplicação de soluções.

“Para a identificação de riscos oferecemos análises laboratoriais e equipamentos de análises rápidas que fornecem uma leitura quantitativa confiável dos níveis de contaminação em matérias-primas e rações completas. Adicionalmente, o sistema global Mycotoxin Monitor, da Trouw Nutrition, permite a revisão de dados coletados em todo o mundo e a avaliação dos riscos locais.

Contamos também com tecnologia para oferecer soluções efetivas. A linha TOXO® fornece uma solução completa para um amplo espectro de micotoxinas, através da combinação de três princípios projetados para suportar o bem-estar e o desempenho dos animais. A Abordagem 3D de TOXO® alia capacidade de adsorção, integridade intestinal e imunomodulação.”

(A Hora do Ovo - com informações, imagem do destaque e foto de Fernanda Andrade - da assessoria de imprensa da Trouw Nutrition)

tag: Micotoxinas , Trouw Nutrition , Selko , Fernanda Andrade , nutricao animal , milho , racao ,

0 Comentários