Irmãos Yida levam inovação à Granja Acampamento

Irmãos Yida levam inovação à Granja Acampamento

Granja no Oeste Paulista moderniza instalações e investe na disseminação de conhecimento técnico com eventos virtuais, algo inédito em granjas de postura do país.

Ovonews

novembro 22, 2020

0

Com 61 anos de atuação no mercado e uma história familiar já em sua terceira geração, a Granja Acampamento, de Regente Feijó, no Oeste Paulista, ganhou uma notoriedade diferenciada neste ano. Foi a primeira granja de postura brasileira a se destacar com eventos técnicos on line, com palestras de atualizações em avicultura de postura que atraíram a participação de diversos elos da cadeia avícola, desde alunos de graduação até experimentados profissionais de campo.

Foi em julho, entre os dias 1 e 3, o I Ciclo de Palestras da Granja Acampamento, uma ideia lançada durante a pandemia do novo cononavírus pela jovem zootecnista da empresa Verônica Letícia da Silva. Além de promover discussões sobre avicultura, a ideia foi colocar o nome da granja vinculada à academia e à pesquisa. A iniciativa foi prontamente apoiada por seus chefes, os avicultores Edson e Gilson Yida (foto no destaque), que administram a granja com o apoio do pai Takanory.

O sucesso do evento foi tão grande - 600 inscritos - que já em agosto foi realizado outro evento virtual, uma prestigiada palestra sobre o tema Soluções para as dez falhas mais comuns no processo de limpeza e desinfecção, com uma destacada profissional do setor, com ampla participação, emissão de certificado e sorteio de brindes. “Só tenho a agradecer o apoio da granja à ideia dos eventos técnicos virtuais, que têm trazido muito reconhecimento à marca Acampamento, por dar suporte à transmissão de conhecimento técnico em postura comercial”, diz a zootecnista, que é mestranda em Ciência e Tecnologia Animal na UNESP de Dracena (SP). 

VISÃO MODERNA

Os irmãos Yida têm sido elogiados pela inovação em iniciativas que promovem e apoiam discussões que elevem o nível de conhecimento técnico na postura comercial. Quem visita a granja – como a reportagem da A Hora do Ovo fez em junho – logo vê que os conceitos modernos de criação de poedeiras têm sido paulatinamente aplicados na propriedade, não somente por força da lei mas porque os dois irmãos vêem o quanto isso melhora a produção e agrega valor final ao produto ovo.

Edson é administrador formado pela Faculdade Toledo (SP) e desde sempre trabalhou com o pai. Gilson é engenheiro elétrico formado pela Unesp de Bauru (SP) e passou 13 anos fora da granja, mas há sete anos retornou para apoiar uma nova fase da empresa.

“Na engenharia a gente se forma aprendendo a gerenciar para não ter problemas”, diz Gilson, que ao chegar foi aprendendo sobre avicultura com os fornecedores de matéria prima, com seus treinamentos, com a prática. “Não sabia nem diferenciar um ovo extra”, confessa, mas logo que conseguiu agregar seus conhecimentos à atividade, tomou gosto pelo negócio da família e hoje está muito à vontade trabalhando lado a lado com o pai e o irmão. Edson diz que a chegada do irmão foi importante para que pudesse focar mais no trabalho administrativo-financeiro e, assim, dividir responsabilidades, já que a atividade hoje é cada vez mais complexa, com tantas exigências do mercado e das normas sanitárias e de inspeção federal e defesa agropecuária. 

Atualmente a granja está totalmente telada, com aviários automatizados com lotes de 65 mil aves. Possui uma estrutura própria de recepção das equipes terceirizadas de vacinação. Logo na entrada da granja há um espaço especialmente reservado para banho e troca de roupa, com vestimentas e botas oferecidas pela granja, sendo que tudo é lavado dentro da própria área da empresa. “É mais adequado assim, pois com os lotes maiores a vacinação fica mais eficiente quando é feita por uma equipe especializada”, aponta Edson Yida.

Os irmãos Yida têm uma linha definida de planejamento dos investimentos para reforma e ampliação e adequações para a propriedade, sempre com foco realista no mercado. “Hoje a Granja Acampamento atua com 15% de sua venda no varejo em Presidente Prudente – cidade maior próxima à empresa –, e daria para ampliar, mas, para isso, precisaríamos investir em equipes  e em pontos de venda”, explica Gilson, para quem ainda é mais vantajoso deixar o restante da produção para distribuidores que levam a marca para o Brasil inteiro. “Procuramos evitar os mega-atacadistas, pois esses reduzem muito a margem de lucro do produtor”, alerta. 

Uma estratégia bem importante para a empresa é focar na qualidade do ovo, além de buscar que ao menos 45% dos ovos da granja sejam do tipo grande, ajustando a nutrição para equilibrar o tipo de ovo que necessitam. A força da granja é o ovo branco, que representa 85% da produção; 15% são de ovos vermelhos.

Quando A Hora do Ovo esteve no local, o plantel em produção na Granja Acampamento era de 500 mil aves, com uma produção diária de 1.500 caixas de ovos. “E todos de qualidade”, reforça Edson, recordando os elogios que tem recebido de clientes do forte mercado fluminense, que fazem questão de ter a marca em seu portfólio de compras. “Recebemos elogios, mas sempre estamos dispostos a receber o feed-back negativo também. A crítica é importante para que possamos resolver possíveis problemas e nos manter no foco na qualidade”, arremata o irmão engenheiro, focado sempre em fazer mais e melhor sempre. 

UM POUCO DA HISTÓRIA

A propriedade foi comprada pelo avô Takayusu Yida, já com o nome de Sítio Acampamento, em 1959. Foi a avó Fussa Yida quem começou a criação das primeiras galinhas, que depois passaria a ser o negócio principal da família. Quando se tornou Granja Acampamento, foi administrada por muitos anos por Takanory e Luiz, os dois filhos de Takayusu e Fussa.

Em 2019, houve uma divisão dos bens e a Granja Acampamento ficou para o filho Takanory. O restante da propriedade tornou-se Granja Nikkei, que hoje é de Vitor Yida, primo de Edson e Gilson.

Acompanhe e curta a página da Granja Acampamento no facebook: @granjaacampamento

Na galeria abaixo, Takanory Yida, pai de Gilson e Edson Yida, e alguns destaques da granja, como a sala de ovos, aviários e uma das palestras virtuais do I Ciclo realizado pela empresa, sob a coordenação da zootecnista Verônica Letícia (na foto, com Diogo Ito - da Hisex/Hendrix -, um dos palestrantes do evento virtual).


(A HORA DO OVO. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo 101 – Edição impressa)

 

tag: Edson Yida , Gilson Yida , Granja Acampamento , Regente Feijó (SP) , I Ciclo de Palestras , Takayusu Yida , Fussa Yida , Takanory Yida , Oeste Paulista ,

0 Comentários