Grupo Mantiqueira lança seu primeiro relatório de sustentabilidade

Grupo Mantiqueira lança seu primeiro relatório de sustentabilidade

Esse é o primeiro relato de desempenho ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) de uma empresa de avicultura de postura nacional.

Ovonews

julho 15, 2021

0

O Grupo Mantiqueira divulgou no final de junho seu Relatório de Sustentabilidade, o primeiro do grupo apresentando sua visão estratégica, ações e metas do desempenho ambiental, social e de governança Corporativa, sigla ESG para gestão sustentável. Inspirado nas diretrizes propostas pela Global Reporting Initiative (GRI), – a edição apresenta informações sobre a gestão e as práticas relativas ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020.

A Matriz de Materialidade e a Plataforma ESG foram construídas com a participação de stakeholders como funcionários, comunidades, governos, ONGs, clientes, parceiros e outros. Com os temas considerados prioritários para a empresa nos próximos anos, o documento traz ainda as unidades do negócio, as operações, modelo de gestão e os principais números de 2020.  

O relatório destaca três eixos fundamentais para o negócio: entrega sustentável, práticas e processos produtivos, impulso à prosperidade (em harmonia com a natureza) e a conexão com o futuro, se antecipando a novas formas de produzir, consumir e se relacionar, tudo para o bem das gerações futuras.

A empresa desdobrou cada um dos pilares em 10 principais objetivos: etica e integridade, bem-estar animal, respeito ao meio ambiente, zelo pelos clientes e consumidores, solidez no negócio, geração de emprego e renda, engajamento comunitário, cuidado com o time, inovação e parcerias estratégicas.

Falando sobre esse novo passo dado pela empresa, o empresário Leandro Pinto, fundador e presidente do Grupo Mantiqueira (foto no destaque), demonstrou a preocupação da empresa em estar alinhada com ações sustentáveis. “Fizemos muito, mas sabemos que podemos ir além. E foi com esse objetivo que, em 2020, decidimos ampliar, de forma estruturada, nossa visão sobre ESG. Buscamos, a partir de uma análise setorial e da consulta a nossos stakeholders, identificar os temas socioambientais a serem priorizados em nossa estratégia. Esse trabalho resultou em uma plataforma de sustentabilidade robusta, que balizará nossa atuação ao longo dos próximos anos, agregando solidez a nossas práticas e, por consequência, ainda mais diferenciação e competitividade aos negócios.”

Leandro disse, ainda, que é preciso andar em sintonia com as mudanças propostas pelo mundo, em qualquer tempo, e esse sempre foi o caminho trilhado pela Mantiqueira, desde seu nascimento. “Ao olhar para trás e observar o desenvolvimento da empresa ao longo das últimas três décadas, é inegável o quanto avançamos. Se o mundo muda – e nos desafia – estamos preparados para mudar também.”

O GRUPO MANTIQUEIRA EM NÚMEROS

O relatório elaborado pelo Grupo Mantiqueira também traz os principais números da empresa em 2020, com 21 unidades operacionais. Na avicultura de postura, são quatro granjas em operação, que somam 11,4 milhões de aves e produzem 2,7 bilhões de ovos, através de processos 100% automatizados, garantindo elevados níveis de qualidade e segurança sanitária.

Em Primavera do Leste (MT) são 6,3 milhões de aves, em Itanhandu e Passa Quatro (MG), 3,2 milhões e 1,4 milhões de aves, respectivamente, além de Cabrália Paulista (SP), com 500 mil aves livres de gaiola. Também estão em construção duas novas unidades para galinhas livres: uma em Lorena (SP), para um milhão de aves, e outra em Campanha (MG), para 500 mil aves.

Em 2020, o grupo inaugurou uma fábrica de processamento de ovos, em Uberlândia (MG), com capacidade para processar 450 toneladas.

No relatório, o Grupo Mantiqueira ainda detalhou o processo de produzir, a partir do esterco das galinhas, 140 mil toneladas de fertilizante orgânico. Além disso, também destacou a produção de milho e soja para alimentação das aves, chegando a 256 mil sacas de milho e 180 mil sacas de soja produzidas.

Pecuária de também é uma das áreas do Grupo, que contabilizou 41 mil cabeças de gado confinadas e 58 mil cabeças de gado engordadas.

 COMPROMISSO VOLUNTÁRIO PARA O BEM-ESTAR ANIMAL

Um dos destaques da publicação está associado às práticas e ao compromisso de bem-estar animal. Em 2020 o Grupo se comprometeu a não mais construir granjas no sistema convencional de produção, alcançando, até 2025, a marca de 2,5 milhões de aves criadas soltas, livres de gaiolas.

A unidade Lorena (SP) está sendo construída para operar exclusivamente em sistema livre de gaiolas e será referência de inovação e sustentabilidade no país, projetada com uma série de atributos socioambientais, que potencializarão a contribuição do Grupo Mantiqueira ao Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As novas granjas serão referência em conservação ambiental – 50% do investimento foi financiado a partir de uma linha de “crédito verde”, que tem como pré-requisito os atributos socioambientais do empreendimento. A unidade de Lorena (SP) servirá como unidade modelo de inovação e sustentabilidade do Grupo, aliando tecnologia de ponta à gestão ambiental avançada.

O uso de energia renovável, a partir de sistemas de geração fotovoltaica e produção de biogás, estão entre os grandes destaques do projeto, colaborando para a transição rumo à economia de carbono neutro, junto ao uso de veículos elétricos – pontos de recarga serão instalados na granja para abastecer desde a frota de caminhões elétricos utilizados para a distribuição dos ovos até os carros de colaboradores, clientes e visitantes. O cuidado com os recursos hídricos também será diferenciado, com sistemas sofisticados de tratamento de efluentes, além de captação de água da chuva.

 Todas as boas práticas de qualidade e bem-estar animal renderam ao grupo certificações conquistadas por organismos internacionais, órgãos reguladores e clientes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Humane Farm Animal Care (HFAC), Global Markets, Supplier Qualification Management System (SQMS McDonalds), Auditoria socioambiental ICS e SWA, Auditorias de Bem-Estar Animal e AHW.

A pecuária de corte, que é parte da estratégia de diversificação dos negócios do grupo, também aparece no relatório, seguindo os padrões globais de bem-estar animal e associada à Liga do Araguaia. Com as medidas aplicadas para garantia das cinco liberdades dos animais, conforme recomendações do Farm Animal Welfare Council, a atividade é concentrada em seis fazendas, três em Minas Gerais – Itanhandu, Passa Quatro e Várzea da Palma – e três no Mato Grosso – Primavera do Leste, Confresa e Água Boa.

O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

O uso racional de recursos naturais e o monitoramento de indicadores de desempenho estão entre as prioridades da empresa, que segue as normas e disposições legais para o tratamento e a destinação dos resíduos gerados nas atividades.

No segmento de avicultura, o efluente gerado no processo industrial é destinado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) das unidades onde é tratado.  Na unidade de Primavera do Leste (MT), o efluente é destinado para reutilização posterior, na fertirrigação das culturas de eucalipto e pastagem, em conformidade com parâmetros físicos e químicos aplicáveis ao solo.

O Grupo Mantiqueira também provou que é possível transformar um passivo ambiental em ativo, ao produzir o fertilizante orgânico de solo Solobom, dando novo destino a todo o esterco gerado pela avicultura nas unidades de Minas Gerais e Mato Grosso. O fertilizante orgânico — certificado pelo IBD — resulta de um processo sofisticado de compostagem da matéria prima, que utiliza cavaco de madeira – obtendo um produto final com grau de pureza de até 85% -, a partir de resíduos vegetais livres de contaminantes biológicos e químicos.

BIODIVERSIDADE

Desenvolvidas em áreas já consolidadas pela atividade econômica, as operações do Grupo Mantiqueira na pecuária, na avicultura e na agricultura não exercem impacto significativo sobre a biodiversidade – sendo isentas de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Assim, a atuação da Companhia em atividades de conservação tem caráter voluntário, refletindo seu compromisso com o meio ambiente.

A publicação do Relatório de Sustentabilidade traz 74 páginas, apresentando, ainda, as inovações do grupo, como Clube Mantiqueira, e a N.OVO (spin-off - foodtech) concebida para o desenvolvimento de produtos alimentícios à base de plantas.

Saiba mais detalhes sobre o trabalho e os avanços do Grupo Mantiqueira no relatório que pode ser acessado no link: https://www.ovosmantiqueira.com.br/sustentabilidade.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de comunicação do Grupo Mantiqueira)

tag: Grupo Mantiqueira , Leandro Pinto , sustentabilidade , ESG ,

0 Comentários