Granja de ovos caipiras tem resultados positivos com o Phytocuff Powder, da Natural BR Feed

Granja de ovos caipiras tem resultados positivos com o Phytocuff Powder, da Natural BR Feed

O avicultor mineiro Júlio Cesar Lemos Martins comprovou que o uso do extrato herbal da Natural Br Feed auxilia na saúde e bem-estar de suas aves.

Ovonews

janeiro 12, 2024

0

Júlio Cesar Lemos, proprietário do Sítio São Judas Tadeu, localizado na região de Onça do Pitangui, no interior de Minas Gerais, começou seu negócio na produção de ovos caipiras em 2018, seguindo uma tradição da família: a paixão pela produção de ovos caipiras.

Também é da tradição da família investir na qualidade dos ovos adotando cuidados com a saúde e o bem-estar das aves. “Sempre fui criado no campo, nas fazendas de meus avós. Meu contato com o agronegócio vem de berço”, conta o avicultor, orgulhoso do legado que recebeu. Essa herança valiosa é um verdadeiro patrimônio do qual a família de Júlio jamais abriu mão. “Eu observava a minha avó Maria cuidando de suas galinhas caipiras, rústicas, e observava o cuidado com que ela criava suas aves, seus manejos, alguns até copiados para os dias atuais”, contextualiza o produtor.

Seguindo os passos de seu pai, Seu Julinho – como todos os chamavam na região -, Júlio se manteve fiel às raízes do campo, sempre tendo como objetivo a saúde e o bem-estar das aves. “Meu pai, Seu Julinho, também adorava criar galinhas. Colocava as aves para chocar, vendia ovos, frangos... O que rendia era um extra no fim do mês.”

A produção no Sítio São Judas Tadeu teve início com apenas 500 aves de postura criadas no sistema caipira. Nesse sistema, o aviário conta com ninhos e poleiros, as aves tomam banho de areia e terra e são livres para expressar seus instintos. Como preconizam as regras para o bem-estar animal, as aves na granja de Júlio são livres de fome, sede e de predadores.

Atualmente, o avicultor conta com mais de 10.000 aves produzindo os ovos que são coletados manualmente por colaboradoras cuidadosas e treinadas. Esse cuidado garante a integridade do produto, renda e empregos para as famílias locais.

Assim, Júlio Cesar Lemos Martins se mantém no mercado como produtor de ovos caipiras, como uma homenagem aos seus avós. Ele produz ovos nos mesmos moldes de antigamente, mas com uma visão inovadora e lucrativa. Este ano, ampliando sua atenção à melhoria da produtividade em seu plantel, Júlio tornou-se parceiro da Natural Br Feed, e já vê resultados.

OS RESULTADOS POSITIVOS COM PHYTOCUFF

JULIO-CESAR
Júlio Cesar L. Martins: parceria com Natural BR Feed

 

Atento às tecnologias e produtos naturais que atendem aos requisitos do sistema de produção caipira, Júlio conta que encontrou no Phytocuff Powder, da Natural BR Feed, o parceiro ideal para melhorar a imunidade e ampliar o bem-estar das aves. “Quando começamos a administrar o Phytocuff na água de bebida, observamos uma redução de 0,5 % na mortalidade total da granja. Tínhamos um percentual de 1,43% e, com o Phytocuff reduzimos a mortalidade para o índice de 0,83 %”, relata o produtor.

Sempre atento à produtividade e saúde das aves, Júlio comenta que a mortalidade sempre foi baixa em seu plantel, mas houve um momento de estresse recentemente por conta do confinamento das aves como prevenção à influenza aviária. “Ficamos muito apreensivos, na expectativa de como nossas galinhas iriam se comportar com esse lockdown compulsório. Com o produto, foi possível não haver efeitos negativos com o fechamento total das galinhas, nem queda na produção de ovos”, aponta.

Satisfeito com os resultados que vem obtendo, o produtor mineiro avalia: “Usar produtos como Phytocuff, não é uma necessidade, é uma obrigação para todo produtor que quer oferecer ao seu cliente um alimento seguro, produzido com respeito aos animais e à sociedade.”

Como o Júlio, de Minas Gerais, mais clientes da Natural BR Feed que estão utilizando o Phytocuff Powder identificaram, em lotes de postura acima de 65 semanas, um ganho significativo no aumento de produtividade de ovos em comparação com lotes sem o uso do produto. “Além disso, identificaram redução significativa da mortalidade de aves nos galpões com uso de Phytocuff Powder”, destaca Samuel Costa Bottrel, médico veterinário e coordenador técnico e comercial em Minas Gerais da Natural BR Feed.

Segundo Samuel, os extratos herbais são cada vez mais utilizados na avicultura e podem modular reações do sistema imunológico, o que proporciona a redução do uso de antibióticos e melhora a qualidade de vida das aves. “Além disso, diversos efeitos no controle dos principais agentes patogênicos, efeitos antioxidantes e na melhoria de desempenho têm sido demonstrados na prática. Eles podem ser utilizados na inclusão da dieta dos animais via ração, água e manejos de nebulização na produção”, indica o médico veterinário, que também tem formação em sustentabilidade e tecnologias ambientais pelo IFMG-BAMBUI (MG).

EXTRATOS HERBAIS SÃO ALIADOS NA MODULAÇÃO DE RESPOSTAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E OFERECEM PROTEÇÃO PARA O SISTEMA RESPIRATÓRIO DE AVES

SAMUEL-COSTA-BOTTREL
SAMUEL BOTTREL: extratos herbais são cada vez mais utilizados na avicultura e podem modular reações do sistema imunológico, o que proporciona a redução do uso de antibióticos e melhora a qualidade de vida das aves



O constante crescimento da população e o aumento da demanda por alimentos impulsionam o mercado da avicultura que, em contrapartida, necessita garantir a segurança sanitária de seus planteis com foco em bem-estar animal e redução de uso de antibióticos para atender ao mercado consumidor.

“A utilização de extratos herbais se torna cada vez mais uma excelente alternativa para a avicultura”, confirma Samuel Costa Bottrel, coordenador técnico e comercial em Minas Gerais da Natural BR Feed. Além da exigência do mercado consumidor, o uso de produtos dessa natureza chega para auxiliar o produtor na redução do uso de antibióticos em processos produtivos, garantindo a existência de substitutos efetivos para o controle da saúde do plantel. “Eles visam sempre o melhor desempenho, produtividade, bem-estar animal e garantem sempre o uso de novas ferramentas que fortalecem os controles sanitários avícolas, assegurando a integridade da produção avícola brasileira”, indica.

A importância do uso de extratos herbais na produção avícola está presente em diversos aspectos. “Eles promovem a modulação do sistema imunológico reduzindo respostas inflamatórias indesejáveis, a regulação dos níveis de cortisol que podem afetar o desenvolvimento e desempenho das aves, a redução de radicais livres no organismo e proporcionam melhora no bem-estar animal. Todo o suporte nessas atividades resulta em melhor desempenho e saúde dos animais”, aponta Samuel, destacando:

“Os estudos com o uso de extratos herbais cada vez mais vêm sendo aprofundados, incentivados pelos benefícios de sua utilização. Apresenta efeitos positivos em processos metabólicos e fisiológicos de organismos vivos e efeitos bactericidas e viricidas. Os extratos herbais possuem a característica de serem antioxidantes por atuarem diretamente no complexo da glutationa, aumentando os níveis da enzima glutationa peroxidase. Trabalhos recentes demonstram que aditivos com propriedades antioxidantes podem auxiliar, ainda, no maior tempo de prateleira dos produtos, como carnes e ovos”, conclui.

PAGINAS

Confira a matéria completa na edição 123 da revista A Hora do Ovo web, aqui no site: Revista A Hora do Ovo 123_web

Saiba mais sobre o extrato herbal da Natural Br Feed no link: www.naturalbrfeed.com.br

(A HORA DO OVO. Fotos: divulgação Sítio Judas Tadeu e Natural BR Feed)

tag: Natural BR Feed , Sitio Sao Judas Tadeu , ovos caipiras , MInas Gerais , Júlio Cesar Lemos Martins , extratos herbais , Phytocuff Powder , Samuel Costa Bottrel ,

0 Comentários