Granja Yuri aposta na ração peletizada da Wisium e pintainhas ganham peso e uniformidade
A granja de Douglas e Maria Sato investiu na qualidade, adotando a dieta pré-inicial Wisium, o que contribuiu para resultados importantes na empresa.
Jovem mas lastreada na tradição de Bastos em produzir ovos, a Granja Yuri vem se destacando no mercado por suas escolhas na busca por mais qualidade produtiva. Com 25 anos de atuação no mercado da postura, a granja que fica no Oeste Paulista une a tradição da Capital do Ovo - como Bastos é conhecida - à alta tecnologia dos produtos que adota no seu dia a dia.
Uma das tecnologias que incorporou recentemente vem demonstrando resultados importantes na dieta das aves. Trata-se da Expert Chick, dieta pré-inicial da Wisium, que oferece diversos diferenciais às pintainhas. “O produto melhorou o consumo por parte das pintainhas, pois a ração é mais consistente e não esfarela com facilidade durante o percurso que envolve o transporte da fábrica até o cocho. Com ela ficou visível que as aves tiveram um aproveitamento melhor da ração”, destaca Willy Lucas Katsuhiro Damascena, gerente geral da Granja Yuri.
Segundo Willy, com a ração pré-inicial da Wisium, "nosso plantel obteve peso de 5,71%, superior ao padrão, já na primeira semana. Na segunda semana, esse índice subiu para 12,91%, superior ao padrão”, observa o gerente geral, que fez testes com produtos similares para ter um comparativo e checar se o resultado obtido era mesmo devido à introdução da marca Wisium, o que ficou comprovado.
Os resultados animaram os proprietários da Granja Yuri, que mantêm em alta a ideia de prosseguir investindo em produtos que alimentem a filosofia da empresa de seguir no caminho da produção com qualidade.
Para comprovar os resultados obtidos com a Expert Chick, dieta pré-inicial Wisium, em junho A Hora do Ovo visitou a Granja Yuri, em Bastos, quando conversou com o jovem proprietário da empresa, Douglas Sato (foto no destaque), que, junto a sua tia, Maria Setuko Sato, administra a Granja Yuri.
A Hora do Ovo também ouviu o gerente geral da empresa, Willy Lucas Katsuhiro Damascena que vem ajudando a promover melhorias no status produtivo da empresa bastense, fundada pelo saudoso Hiroshi Sato, pai do jovem Douglas Sato. Tímida, a tia de Douglas, Maria Setuko, falou com a reportagem por telefone mas não quis estar à frente das lentes da A Hora do Ovo, por isso não está nas fotos, embora tenha um lugar importante na história da granja.
Quando, no começo da década de 1990, o irmão Hiroshi decidiu investir em granja em Bastos, ela morava no Japão e, alguns anos depois, entrou como sócia, apoiando-o. Hoje Maria Setuko e o jovem sobrinho coordenam uma equipe firme que leva à frente uma das mais jovens granjas de Bastos, mais tradicional núcleo de produção de ovos do Brasil. Seus funcionários exibem com orgulho nas camisas de trabalho a logomarca que mostra que a Granja Yuri tem 25 anos, o que para Bastos significa ser muito jovem, mas, no caso, jovem e com muita força e muito futuro.
Em 2017 a empresa ergueu, orgulhosamente, o troféu de 6º lugar na categoria de Ovos Brancos, a categoria mais concorrida no tradicional Concurso de Qualidade de Ovos do município, que ocorre anualmente, com destaque nacional e até internacional.
Àquela época o jovem estudante de engenharia de produção Willy Lucas Katsuhiro Damascena, gerente geral da Granja Yuri, ainda não estava atuando na empresa, mas sabe bem do orgulho que o troféu representa para a equipe. Ele foi chamado para ajudar a empresa a ter cada vez melhores resultados com sua expertise de engenheiro de produção e para isso preparou-se passando por cursos de avicultura na prática.
PARCERIA NO CAMINHO CERTO
O gerente geral conta que a partir de 2019, a Granja Yuri passou por modificações significativas nos seus processos produtivos, envolvendo desde o pinteiro até a entrega do produto final. “Essas alterações, que incluíram também a utilização de modernas ferramentas e implantação de tecnologias de ponta, proporcionaram melhor saúde animal e tornaram as nossas decisões mais ágeis e assertivas”, pontua Willy.
Segundo ele, a marca global de ativos, premixes e serviços Wisium foi uma grande aliada na conquista desses resultados. Willy Lucas contou a A Hora do Ovo que acompanhou de perto os profissionais da Wisium em Bastos e conferiu o teste positivo com a ração peletizada Expert Chick. Desde então, não deixou mais de utilizá-la no pinteiro da granja: “Como a ração peletizada tem todosos nutrientes que as pintainhas necessitam, dentro dos grânulos, a absorção do alimento é melhor; ficamos com a certeza que as avesestão com todos os nutrientes necessários. Tanto que estamos mantendo os resultados em termos de peso, uniformidade; e o ganho de carcaça vem melhorando. Vejo que uma das dificuldades que tínhamos com as aves no pinteiro se normalizou com essa ração peletizada que estamos usando agora”, afirmou.
A Granja Yuri também observou que, nas primeiras duas semanas de uso da Expert Chick, foi alcançada a média de 87% de uniformidade, com uma variação de apenas 2% entre a primeira e segunda semana, o que é muito importante para o desempenho do lote durante toda sua vida produtiva.
“Esses índices obtidos mostram que a parceria entre a Granja Yuri e a Wisium está no caminho certo. Temos para este ano uma expectativa de crescimento de 20% do nosso plantel atual, seguido de melhoria contínua de nossos processos. Vamos atender a um número maior de clientes, com cada vez mais qualidade. Dentro desse contexto, a Wisium é, certamente, uma fornecedora estratégica”, finaliza o gerente geral da Granja Yuri.
Saiba mais sobre a ração
A ADM NUTRIÇÃO ANIMAL
A ADM Nutrição Animal - empresa à qual pertence a Wisium - é uma referência global com um portfólio completo de premixes, aditivos, ingredientes e alimentos para animais de grande e pequeno porte, aquacultura e pet.
Com mais de 110 fábricas no mundo e uma ampla estrutura de pesquisa e desenvolvimento, fornece soluções para potencializar o crescimento dos clientes e, assim, fomentar o desenvolvimento do mercado de nutrição animal através da geração de valor, segurança alimentar, saúde e bem-estar dos animais.
(A Hora do Ovo. Matéria publicada originalmente na edição 100 da revista A Hora do Ovo. Fotos: Elenita Monteiro)
tag: Wisium , Granja Yuri , Douglas Sato , Willy Lucas Katsuhiro Damascena , Ração peletizada ,