FACTA lança a 41ª Conferência Facta-WPSA-Brasil 2025 com novidades no formato e na programação

FACTA lança a 41ª Conferência Facta-WPSA-Brasil 2025 com novidades no formato e na programação

Lançamento aconteceu no dia 29 de abril na Sociedade Hípica de Campinas, onde será realizada a tradicional Conferência, em setembro.

Ovonews

maio 06, 2025

0

Tradicional no calendário de eventos da avicultura brasileira, a Conferência Facta-WPSA Brasil chega à 41ª edição, em 2025, unindo sua tradição a uma série de novidades este ano, obedecendo ao propósito de estar em sintonia com os novos tempos. E para lançar a Conferência deste ano, que acontece em setembro, Ariel Mendes, presidente da Facta, recepcionou patrocinadores, convidados e imprensa especializada no dia 29 de abril, na sede social da Sociedade Hípica de Campinas, ocasião em que falou sobre as mudanças feitas no estatuto da FACTA e o novo formato da Conferência para este ano.

Ariel Mendes apresentou as novas ideias para a Conferência 2025, que terá como sede a Hípica de Campinas nos dias 2 e 3 de setembro, com um formato inovador, acolhendo em sua programação, também, o suíno e o pescado.

Já sobre o novo estatuto da FACTA, o presidente falou sobre a ampliação da composição do conselho curador, incorporando representantes de agroindústrias, cooperativas, empresas da área de saúde animal e instituições científicas.

Comandando a mesa composta por convidados e membros do Conselho Curador da FACTA, Ariel falou da importância das mudanças feitas na entidade buscando sintonizá-la com os novos tempos da proteína animal brasileira. Entre as mudanças está o nome da entidade, que passou a se chamar Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Animal. “Hoje, toda cooperativa ou empresa importante do setor animal já conta com os segmentos de pescado como de suíno; então a Facta, estando em sintonia com essa realidade, também adotou as duas proteínas em seu escopo”, explicou Ariel aos presentes.

A Hora do Ovo, parceira da Facta nos eventos de 2025, também estava presente no lançamento, em Campinas (SP).

GERAL_DESTAQUE-3
Lançamento da Conferência FACTA 2025 reuniu em Campinas (SP) patrocinadores, convidados da cadeia avícola e imprensa especializada



“Assim como a Facta, também em nossa conferência procuramos nos reinventar”, afirmou Ariel, já explicando que o evento passou a ser bianual. “Na programação fizemos uma mescla entre avicultura, suinocultura e pescado e, entre os palestrantes, 7 especialistas estrangeiros de um total de 50. Outra composição que fizemos foi reunir a academia com o setor de mercado”. Essa união, segundo Ariel, dá bons resultados e privilegia a todos.

A conferência de setembro será precedida por encontros técnicos regionais ao longo do ano, como parte da estratégia da FACTA de descentralizar o debate técnico e se aproximar dos polos produtivos. Outra novidade para a 41ª Conferência, em setembro, é o sistema de palestras, que ocorrerá em duas salas, com tradução simultânea via fones de ouvido, além de áreas para confraternização e networking. “Esse sistema possibilita a oportunidade de o participante assistir palestras a sua livre escolha entre as duas salas dispostas no local”, avaliou Ariel.


ARIEL-E-CONVIDADOS

Compuseram a mesa de lançamento da 41ª Conferência, além de Ariel Mendes, líderes do setor produtivo como Ivan Pupo Lauandos, presidente da Aviagen América Latina e também presidente do conselho curador da Facta; Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações; José Paulo Meirelles Kors, vice-presidente da APINCO (Associação Brasileira de Produtores de Pintos de Corte); Mario Penz, diretor global da Cargill; e Érico Pozzer, presidente da APA, a Associação Paulista de Avicultura.

Cada um falou sinteticamente sobre um tema ligado à sua área, sempre dentro da realidade da produção de proteína animal brasileira e seu lugar no mercado internacional. Eles discutiram as transformações que a avicultura enfrenta, muito além da inovação tecnológica, abrangendo também questões geracionais e econômicas.

Ariel Mendes reafirmou o compromisso da Conferência FACTA de ser um fórum técnico de alto nível, com foco na escuta ativa do setor produtivo e na aplicação da ciência. “A nova fase do evento visa fortalecer seu papel como referência nacional e internacional no conhecimento técnico das cadeias de proteína animal”, concluiu o presidente da FACTA.

Confira a palavra de cada líder no lançamento realizado em Campinas (SP), na matéria Líderes da produção animal brasileira analisam desafios do setor em evento da FACTA.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Facta. Fotos internas: Teresa Godoy. Foto do destaque: assessoria de imprensa da FACTA)

tag: Ariel Mendes , Sociedade Hipica Campinas , Conferencia FACTA ,

0 Comentários