Excential Alliin Plus: uma receita de sucesso em granjas de postura

Excential Alliin Plus: uma receita de sucesso em granjas de postura

Solução natural alternativa aos antibióticos, à base do extrato de alho e de canela, o produto da Orffa do Brasil é testado e aprovado nas Granjas Yoshida, Brasil e Bampi.

Ovonews

dezembro 09, 2020

0

Os antigos já diziam que a receita para se manter longe dos antibióticos é alimentar-se de maneira correta, de acordo com o que o corpo necessita para se proteger. Quanto mais anticorpos no organismo, mais saúde e menos antibiótico. Para os animais de produção também é assim.

É o que muitas pesquisas com fitoterápicos têm demonstrado ao usarem princípios ativos de plantas já conhecidas de tempos muito remotos, como o alho e a canela. Dois protagonistas de muitos chás, caldos e unções recomendadas por avós e farmacêuticos da escola antiga e que agora têm eficácia comprovada em campo com o produto Excential Alliin Plus, da Orffa.

Trata-se de uma solução natural, alternativa aos antibióticos, à base do extrato de alho e de canela obtidos através de um processo de produção específico e único da Orffa. O processo garante a presença dos princípios ativos dos produtos fitogênicos no trato intestinal do animal após a administração do Excential Alliin Plus. Essa condição é fundamental para a alta disponibilidade de ingredientes – produtos ativos – para o animal.

Sonia Bazan, atuando na área comercial pela Orffa, explica à A Hora do Ovo que o Excential Alliin Plus é extremamente estável devido à sua técnica de formulação especial, o que garante real eficácia do produto, evitando, ou ao menos reduzindo, a necessidade do uso de antibióticos nos planteis. “As pesquisas comprovam que o alho tem princípios ativos que ajudam a saúde intestinal e controlam os efeitos negativos de patógenos. E a canela estimula a secreção de fluidos digestivos, com influência positiva contra doenças aviárias”, explica Sonia.

ALLIIN PLUS EM BASTOS

A avicultora e engenheira química Patrícia Ayumi Yoshida, de Bastos (SP) (foto na galeria abaixo), é uma das pessoas que viu o potencial do produto assim que assistiu à palestra de lançamento do produto que a Orffa do Brasil promoveu em 2019 em sua cidade, no Oeste Paulista. “Os palestrantes explicaram bem como se dá a extração dos óleos essenciais, de maneira a não se perder os nutrientes ativos do alho no intestino da ave, e eu pude entender bem o potencial do produto e solicitei a compra para meu pai”, conta. Patrícia é filha de Castro Yoshida, proprietário da Granja Yoshida. Patrícia o apoia na gerência desde que se formou na Universidade Estadual de Maringá (UEM – PR) há cerca de dois anos.  

A granja tem um plantel total de 80 mil aves – a maioria de poedeiras vermelhas – e desde abril de 2019 usa o Excential Alliin Plus na ração. São 250 gramas por tonelada em cada batida de ração desde o 100 dia de vida da ave até o final de seu ciclo. Patrícia Yoshida afirma que nesse período a produção de ovos aumentou de 1% a 2%, de acordo com os lotes, e a mortalidade diminuiu. Ela também salienta que o sabor dos ovos Yoshida está superior. “Sei que não há transferência de sabor do alho, mas o ovo está mais saboroso”, garante.

Um efeito muito positivo que a Granja Yoshida começou a sentir em um ano ininterrupto do uso do Excential Alliin Plus foi a redução de infestação de piolhos nas aves. “Agora temos ocorrências menores a cada dois meses; antes, tínhamos o problema todos os meses”, compara Patrícia Yoshida.

Nas unidades da Granja Brasil, também em Bastos, o gerente geral Custódio dos Santos Filho (segunda foto na galeria abaixo), vê que os lotes tratados com o produto Excential Alliin Plus reduziram efetivamente a infestação de piolhos. E num lote mais recente, em que foi introduzido o tratamento com o produto da Orffa desde a fase inicial, não foi registrada ocorrência de piolhos em nenhum ponto do pinteiro.

Mas o que convenceu o proprietário da Granja Brasil, o avicultor Roberto Kiyotaka Tsuru, a testar o produto da Orffa foi a necessidade de reforçar a saúde das aves depois que teve o registro de um problema respiratório pontual em 2019. Para ter aves resistentes a patógenos e, assim, necessitarem de menos antibióticos, a estratégia apresentada pela Orffa do Brasil, na palestra realizada em Bastos em março de 2019, pareceu bastante factível a Kiyotaka Tsuru, que começou a testar num plantel de 20 mil galinhas. “Esse primeiro lote de ave testada inicialmente nunca teve qualquer problema respiratório. Hoje com 73 semanas esse lote está com 93% de produção e já chegou a atingir 95%”, aponta o gerente Custódio, sempre atento a todas as unidades da Granja Brasil, algumas delas na microrregião.

Uma dessas unidades já abriga outro lote de 50 mil aves suplementadas com o Excential Alliin Plus, onde ficou decidido ampliar a experiência com o produto da Orffa em aves alojadas com maior densidade. “Saberemos como é a assimilação do produto e como as aves se comportam com ele em outras condições de alojamento e densidade”, diz o criterioso gerente, mostrando satisfação com os resultados iniciais do produto. “É compensador. Sendo bem administrado no plantel o próprio produto se paga.”

Custódio faz questão de elogiar o atendimento técnico-comercial da Orffa do Brasil, sempre ágil em sanar dúvidas e negociar. Algo sempre importante quando se trata de uma granja do porte da Granja Brasil, que tem 50 anos de história em Bastos. A granja começou com 200 caixas de ovos por dia e hoje produz 2.000 caixas/dia.

GRANJA BAMPI: PLANTEL SUPLEMENTADO COM EXCENTIAL ALLIIN PLUS

As 550 mil aves em produção na Granja Bampi, em Caxias do Sul (RS), têm a ração incrementada com o uso da solução Excential Alliin Plus da Orffa do Brasil. O produtor Juarez Bampi (terceira foto na galeria abaixo), sócio proprietário da granja, explica que resolveram apostar no produto como um antioxidante natural.

A busca é por maior proteção sanitária e, assim, reduzir o uso de antibióticos. “Temos tido uma boa experiência com o Excential Alliin Plus. Ele não provoca interferência no ovo e mantém o padrão alto de qualidade da ração que oferecemos às aves da Granja Bampi. Sempre buscamos oferecer às aves produtos de primeira para ter um produto final de alta qualidade, pois é preciso que nossa marca agregue valor.”

Nesse sentido, a única preocupação do produtor gaúcho são os custos de produção, que não param de subir, em especial no segmento de aves. A Granja Bampi tem o atendimento técnico-comercial da Orffa do Brasil através da empresa de representação de Eduardo Estin, de Farroupilha (RS).

(A Hora do Ovo. Reportagem publicada originalmente na edição 101 da revista impressa A Hora do Ovo. Fotos: Elenita Monteiro e Granja Bampi)



tag: Excential Alliin Plus , Orpha , Granja Yoshida , Granja Brasil , Granja Bampi , Sonia Bazan , Patrícia Ayumi Yoshida , Custódio dos Santos Filho , Roberto Kiyotaka Tsuru , Juarez Bampi ,

0 Comentários