Ecobiol mantém saúde entérica da ave e qualidade do ovo na Granja Acampamento

Ecobiol mantém saúde entérica da ave e qualidade do ovo na Granja Acampamento

O probiótico da Evonik equilibrou a microbiota do plantel e controlou a consistência das fezes; o resultado são ovos limpos, casca mais firme e esterco mais seco.

Ovonews

novembro 16, 2021

0

Investir na qualidade do ovo passa, também, pela atenção especial à saúde intestinal da ave. É o que comprovam estudos que utilizam probióticos na alimentação animal e é o que têm comprovado, também, os avicultores que passaram a contar com esses produtos na dieta das aves de postura. O avicultor paulista Gilson Yida, da Granja Acampamento, tem uma experiência de sucesso com o probiótico Ecobiol, produzido pela Evonik. Apresentado ao produto em 2019, pela Socel, a empresa representante da Evonik no Oeste Paulista, Gilson viu a performance do ovo da granja ampliar o espectro de qualidade após passar a utilizar o Ecobiol.

“O resultado apareceu visivelmente, começando pela diminuição dos ovos sujos, o que pudemos perceber logo durante a classificação", conta o avicultor, satisfeito com a opção que fez. O produtor administra junto com o irmão Edson a Granja Acampamento, que tem sido apontada como uma das empresas inovadoras em administração avícola no Estado de São Paulo. Engenheiro de produção e bastante cauteloso, Gilson Yida passou a testar o Ecobiol em seu plantel e ficou surpreso com os resultados. De fácil utilização na ração ou no premix, o produto se mostra eficiente, também, para tornar o esterco mais seco e permitir ovos mais limpos.

GILSON_GRANJA-ACAMPAMENTO
Gilson Yida: resultado visível

Gilson conta que utilizava outro produto mas, após conhecer o Ecobiol, viu uma série de conveniências com o produto da Evonik, a primeira delas foi a facilidade de sua utilização na fabricação da ração. "Optamos também pela praticidade, além do custo-benefício do produto", argumenta Gilson. Ele conta  que começou a utilizá-lo em setembro de 2019 e, como faz sempre com novos produtos na granja, pôs em prática sua técnica de medir a eficácia de produtos sempre que os adiciona pela primeira vez ao portfólio de insumos da granja.

No caso do Ecobiol, Gilson optou por medir a eficácia através da quantidade de ovos sujos durante a classificação, na sala de ovos. "Antes de começar a utilizar o produto,  computei o percentual de ovos sujos durante cinco semanas. Fiz uma média desse período". Na sequência, o avicultor passou a fazer o registro, agora utilizando o Ecobiol: mediu o número de ovos sujos até seis semanas. "Também fui pontuando as temperaturas em cada dia e obtive as médias semanais. Resumindo: com a temperatura do ambiente bem maior, tive a mesma quantidade de ovos sujos na minha classificação. A tendência é quando esquenta muito ter mais ovo sujo."

Outro ganho, segundo ele, foi o visual. "A qualidade externa do ovo realmente é diferenciada, o ovo fica mais limpo. A qualidade do probiótico é a qualidade entérica. Nesse caso, a gente consegue ver a diferença quando há um problema."

Gilson também percebeu a mudança do esterco, após utilizar o Ecobiol: ele ficou bem mais seco.

O avicultor comenta que a saúde intestinal da ave é muito determinante, entre outras coisas, para obter ovos mais limpos, e ovos limpos significam também qualidade, algo que consumidor já não prescinde. "O consumidor não aceita mais ovo sujo", diz o avicultor, salientando que, além disso, ovos sujos ou de qualidade baixa na casca também têm sua remuneração baixa: o mercado paga praticamente a metade do preço do ovo. 

Satisfeito com os resultados proporcionados pelo produto da Evonik, Gilson é categórico: são três pontos fortes que merecem destaque na melhoria da qualidade na produção do ovo com o Ecobiol. Redução substancial dos ovos sujos, qualidade do esterco e qualidade intestinal. "Fezes mais consistentes e menos fétidas. Tudo isso é o principal objetivo de um probiótico, que é a qualidade intestinal."

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ATENCIOSA E PRESENTE

Representada pela Socel na região de Bastos e todo o Oeste Paulista (foto no destaque), a Evonik tem crescido em preferência entre os avicultores da região. A parceria entre a empresa e a Socel é um dos motivos, ao lado da qualidade dos produtos da marca. "A assistência da Socel é excelente. Tanto o Fábio Arai quanto Paulo Ito são muito presentes no atendimento e sempre nos acompanham em desafios entéricos. Eles vêm à granja e fazem esse acompanhamento de campo também", comenta Gilson Yida, satisfeito com os resultados fornecidos pelo produto e pela assistência técnica.

GRANJA ACAMPAMENTO: FOCO NA QUALIDADE

Com 61 anos de atuação no mercado e uma história familiar já em sua terceira geração, a Granja Acampamento, de Regente Feijó, no Oeste Paulista, é administrada pelos irmãos Edson e Gilson Yida, com o apoio do pai Takanory.

Os irmãos Yida têm aplicado conceitos modernos de criação de poedeiras e, com isso, conquistado melhores níveis de produção e um produto ovo bastante conceituado.

A Granja Acampamento possui aviários automatizados, investimento forte em biossegurança e biosseguridade e uma linha definida de planejamento dos investimentos para reforma e ampliação e adequações para a propriedade, sempre com foco realista no mercado. Sua estratégia principal é focada na qualidade do ovo, ajustando a nutrição para equilibrar o tipo de ovo que necessitam. 

ECOBIOL MANTÉM A POPULAÇÃO MICROBIANA EQUILIBRADA

O Ecobiol® é um aditivo de rações composto de cepa natural e de crescimento rápido de Bacillus amyloliquefaciens. O produto, fabricado pela Evonik, ajuda a melhorar a saúde das aves e auxilia os avicultores a enfrentarem desafios de qualidade, lucratividade e sustentabilidade.

O produto tem grande capacidade para produzir metabólitos secundários e ácido láctico. “Com isso, promove uma relação simbiótica entre nutrição, microbiota intestinal e imunidade, melhorando potencialmente o estado geral dos animais porque reduz os níveis de bactérias indesejáveis no intestino e mantém a população microbiana equilibrada", explica Vinicius Teixeira, gerente de serviços técnicos para soluções da saúde intestinal da Evonik.

A suplementação com Ecobiol® promove o equilíbrio da microbiota intestinal; sobrevive aos processos de fabricação de ração, pois é estável a temperaturas de peletização, alta umidade e condições de armazenamento; é fácil de manipular pelos funcionários das fábricas de ração e das granjas; ajuda a reduzir os custos de produção porque promove melhor conversão alimentar, e é compatível com outros aditivos de rações, o que indica a garantia de sua eficiência.

EVONIK - central-south-america.evonik.com
sac-animalnutrition@evonik.com
SOCEL - representante da Evonik para todo o Oeste Paulista.
www.socel.vet.br - Fone (14) 3303-3188

(Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo Ed. 105 - impressa. Confira a edição no link: A HORA DO OVO 105 

tag: Ecobiol , Evonik , Granja Acampamento , Gilson Yida , Socel , Fábio Arai , microbiota , saúde entérica , ovos limpos , qualidade do ovo ,

0 Comentários