Desidratador transforma esterco em granulado, sem cheiro, pronto para venda

Desidratador transforma esterco em granulado, sem cheiro, pronto para venda

Equipamento desenvolvido pela Tecnobach, atende granjas em diversas regiões do país; equipamento seca o esterco entre 1 e 2 horas, na própria granja.

Ovonews

agosto 24, 2021

0

Um dos grandes desafios do avicultor de postura é o manejo do esterco das aves. Mesmo com local próprio para armazenar o material retirado dos galpões e seguindo todas as regras ambientais, há sempre a questão do tempo empregado na transformação do esterco e o problema do cheiro, que incomoda e atrai moscas. "Propomos o fim desse estresse para que o avicultor mantenha o foco em produzir e comercializar ovos, que é o seu negócio", diz Alexandre Sulzbach, engenheiro mecânico gaúcho que criou o desidratador contínuo, equipamento que evapora o excesso de umidade do esterco para até 20%.

TECNOBACH (1)
Alexandre: processo é muito rápido


O sistema criado por Alexandre há cinco anos trata o esterco, estabiliza e torna o material granulado. "O produto final é diferenciado", explica o engenheiro, que também tem mestrado em engenharia de produção. "O material é tratado em um processo muito rápido: o esterco sai do galpão, é processado no equipamento em torno de uma hora e meia, duas horas, de forma contínua, e já sai seco e granuladinho, não tem mais cheiro, não atrai mosca, não oferece risco de doenças e está pronto para ser utilizado como adubo orgânico."

TECNO-OK
Desidratador: resultados positivos em granjas

Alexandre explica que o equipamento, criado e patenteado por ele, trata o esterco eliminando bactérias e evitando doenças. Também estabiliza o material, eliminando o mau cheiro e produzindo um produto granulado, o que facilita seu uso para comercialização imediata. "Além de livrar o avicultor de problemas, é uma boa fonte de renda imediata", aponta.

O engenheiro conta que trabalhou firme durante anos, estudando e pesquisando o assunto após detectar o problema nas granjas e verificar que as tecnologias existentes à época não apresentavam solução satisfatória e que havia um espaço para atender o avicultor de postura nessa questão, que é sempre um problema para o produtor.

"Depois de muito trabalho e diversos testes, alcançamos os parâmetros desejados", conta. Estava criado o desidratador contínuo, um equipamento específico para secagem do esterco de galinhas poedeiras. Hoje a Tecnobach tem o sistema instalado em diversas granjas do Brasil, em polos produtores de ovos no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba e Santa Catarina, atendendo com sucesso avicultores de postura. "Atendemos todo o Brasil com nossa assistência técnica. O avicultor pode adquirir o sistema através do financiamento pelo FINAME ou através das condições especiais da empresa."

Saiba mais sobre o desidratador da Tecnobach, diretamente com a empresa:

TECNOBACH - Fone (51) 99984-8409
E-mail: contato@tecnobach.com.br
www.tecnobach.com.br

(A Hora do Ovo. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo 103_impressa)

tag: Desidratador de esterco , Tecnobach , Alexandre Sulzbach ,

0 Comentários