Desidratador transforma esterco em granulado, sem cheiro, pronto para venda
Equipamento desenvolvido pela Tecnobach, atende granjas em diversas regiões do país; equipamento seca o esterco entre 1 e 2 horas, na própria granja.
Um dos grandes desafios do avicultor de postura é o manejo do esterco das aves. Mesmo com local próprio para armazenar o material retirado dos galpões e seguindo todas as regras ambientais, há sempre a questão do tempo empregado na transformação do esterco e o problema do cheiro, que incomoda e atrai moscas. "Propomos o fim desse estresse para que o avicultor mantenha o foco em produzir e comercializar ovos, que é o seu negócio", diz Alexandre Sulzbach, engenheiro mecânico gaúcho que criou o desidratador contínuo, equipamento que evapora o excesso de umidade do esterco para até 20%.
O sistema criado por Alexandre há cinco anos trata o esterco, estabiliza e torna o material granulado. "O produto final é diferenciado", explica o engenheiro, que também tem mestrado em engenharia de produção. "O material é tratado em um processo muito rápido: o esterco sai do galpão, é processado no equipamento em torno de uma hora e meia, duas horas, de forma contínua, e já sai seco e granuladinho, não tem mais cheiro, não atrai mosca, não oferece risco de doenças e está pronto para ser utilizado como adubo orgânico."
Alexandre explica que o equipamento, criado e patenteado por ele, trata o esterco eliminando bactérias e evitando doenças. Também estabiliza o material, eliminando o mau cheiro e produzindo um produto granulado, o que facilita seu uso para comercialização imediata. "Além de livrar o avicultor de problemas, é uma boa fonte de renda imediata", aponta.
O engenheiro conta que trabalhou firme durante anos, estudando e pesquisando o assunto após detectar o problema nas granjas e verificar que as tecnologias existentes à época não apresentavam solução satisfatória e que havia um espaço para atender o avicultor de postura nessa questão, que é sempre um problema para o produtor.
"Depois de muito trabalho e diversos testes, alcançamos os parâmetros desejados", conta. Estava criado o desidratador contínuo, um equipamento específico para secagem do esterco de galinhas poedeiras. Hoje a Tecnobach tem o sistema instalado em diversas granjas do Brasil, em polos produtores de ovos no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba e Santa Catarina, atendendo com sucesso avicultores de postura. "Atendemos todo o Brasil com nossa assistência técnica. O avicultor pode adquirir o sistema através do financiamento pelo FINAME ou através das condições especiais da empresa."
Saiba mais sobre o desidratador da Tecnobach, diretamente com a empresa:
TECNOBACH - Fone (51) 99984-8409
E-mail: contato@tecnobach.com.br
www.tecnobach.com.br
(A Hora do Ovo. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo 103_impressa)
tag: Desidratador de esterco , Tecnobach , Alexandre Sulzbach ,