Congresso da APA 2024 supera expectativas e projeta mudanças para 2025

Congresso da APA 2024 supera expectativas e projeta mudanças para 2025

Evento cumpre mais uma vez a missão de unir a cadeia avícola em torno do conhecimento e do debate; em 2025, evento estará em novo local.

Ovonews

março 22, 2024

0

Não se trata mais de bater recordes de público, muito embora a cada ano o Congresso da APA vença a si mesmo nesse quesito. Chegando à 21ª edição, o evento realizado pela Associação Paulista de Avicultura esteve focado em oferecer uma programação de qualidade e uma organização que permitisse aos participantes dar e receber informações.

Com casa cheia em todo o período, inclusive no último dia, quando se discutiu influenza aviária no Brasil, o Congresso da APA 2024 reuniu todos os elos da cadeia avícola entre os dias 11 e 14 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), lembrando que o dia 11 foi marcado pela realização do pré-congresso. Este ano, pela segunda vez, a Ceva Saúde Animal se encarregou da organização do pré-congresso e, mais uma vez, atraiu avicultores e técnicos interessados em saber qual a posição da empresa e suas tecnologias para enfrentar os desafios vividos pelos avicultores dos quatro cantos do país.

A cada ano melhor e mais prestigiado, o Congresso de Ovos promovido pela APA é o primeiro evento da agenda técnica cada vez mais movimentada no segmento de postura durante o ano. Ele abre a programação da avicultura de postura no país, apresentando um temário que é fruto de muito debate entre os membros da comissão organizadora, um grupo formado por representantes da academia e da indústria avícola. A receita tem dado certo, ao longo dos anos, assim como o local escolhido para sediar o evento, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Para o próximo ano, entretanto, haverá mudanças, como destacou José Roberto Bottura, coordenador do congresso e diretor técnico da APA (Veja entrevista com o Bottura no link Bottura: Congresso da APA tem qualidade técnica visivel e força no setor.
Por conta do fechamento do atual Centro de Convenções, a organização do Congresso está estudando um novo local em Ribeirão. Essa questão está sendo avaliada, segundo Bottura, visando, em primeira instância, manter o evento na mesma cidade em que vem obtendo sucesso nos últimos anos. “Vamos aguardar a definição do novo local para o ano de 2025. Temos uma equipe empenhada em buscar alternativas. Então, alguma coisa vai mudar.”

BOTTURA_INTERNA
Bottura: sucesso é trabalho de todos

Bottura disse que talvez haja mudanças também no formato do congresso por conta do novo lugar ou de adequações necessárias para atender às novas estratégias do momento. As mudanças fazem parte do processo dessa história construída pela APA desde a primeira edição do congresso, realizada na capital São Paulo.

O coordenador do Congresso estimou - ainda sem o resultado oficial -, que o Congresso da APA 2024 teve mais de 850 participantes, o que ficaria bem próximo da edição de 2023. Os temas apresentados formaram um panorama importante da avicultura de postura, com palestras bem técnicas – de nutrição a equipamentos – entremeadas por temas ligados à sustentabilidade, tecnologia e estudos avançados para auxiliar o produtor de ovos em decisões empresariais.

“A Comissão Organizadora do XXI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos elaborou uma programação completa, da genética até a mesa do consumidor e, começando, justamente, pela genética, que é um dos pilares da avicultura moderna que temos hoje”, ressaltou José Roberto Bottura.

Foram abordados temas em todas as áreas da avicultura, divididos em 25 palestras nos três dias da programação oficial. Um dos momentos mais esperados foi a mesa redonda sobre influenza aviária, composta por representantes das empresas de vacina e do Ministério da Agricultura, mediados por Sula Alves, diretora técnica da ABPA.

Como na edição de 2023, também este ano a programação se estendeu até o período da tarde do terceiro dia, ao contrário de anos anteriores, nos quais o congresso se encerrava no horário do almoço.

Muito satisfeito com o sucesso da 21ª edição do Congresso de Ovos, o médico veterinário Roberto Bottura dividiu os bons resultados do evento com a equipe da Associação Paulista de Avicultura e parceiros, tanto os da indústria avícola, que patrocinaram o congresso, como os apoiadores em diversas áreas, entre eles, a mídia especializada. "O Congresso foi ótimo! Superou as nossas expectativas. Quero agradecer a todos os membros da equipe, os coordenadores de cada setor - todos trabalharam muito -, e eu quero agradecer carinhosamente a cada um. Agradecer, naturalmente, aos patrocinadores – sem os quais não haveria evento - e a todos os congressistas que estiveram presentes. Agradecer a diretoria da APA pela confiança que tem em nos dar a oportunidade de realizar este congresso”, concluiu, extremamente satisfeito, o coordenador do evento, que acompanha a história da avicultura de postura paulista, sendo testemunha de sua evolução nos últimos 20 anos.

O presidente da APA, Erico Pozzer, também foi todo agradecimento na cerimônia de abertura do congresso. E o agradecimento especial foi para a comissão organizadora do Congresso que, segundo ele, trabalha o ano todo para que isso seja possível, “e trabalham forte mesmo”, ressaltou Pozzer. “Juntamente com o Bottura, eles fazem milagres para realizar esse evento". Pozzer dobrou os agradecimentos aos patrocinadores, aos congressistas e a todos que apoiaram o congresso que, “esse que todos os anos, trazemos para vocês.”

Foram patrocinadoras da 21ª edição do Congresso da APA, as empresas ADM, Aleris, Agroceres Multimix, Amicil, Artabas, Biocamp, Big Dutchman, Boehringer Ingelheim, Ceva Saúde Animal, CHR Hansen, DSM, Dietaxion, Elanco, FairFeed, Fujikura Genetics, GI-OVO, Hendrix, Hidrodomi, Ilender, Inata, Kilbra, Lanxess, Lohmann, MCassab, Mercoaves, MRE, MSD Saúde Animal, Novus, Pancosma, Phibro, Planalto Postura, Plumagen, Poly Sell, Salus, SAN Group, Tacto, Trouw Nutrition, Uniquímica, Vaccinar, Vaxxinova, Vidara, Yamasa, Zinpro e Zoetis.

(Teresa Godoy – A Hora do Ovo. Foto do destaque: Teresa Godoy. Foto Bottura interna: assessoria de imprensa do Congresso da APA 2024)
 

tag: Congresso da APA 2024 , Congresso de ovos APA , Jose Roberto Bottura , APA , Associacao Paulista de Avicultura , Centro de convencoes de Ribeirão Preto ,

0 Comentários