Avicultura e suinocultura brasileiras estão na SIAL Paris 2022

Avicultura e suinocultura brasileiras estão na SIAL Paris 2022

Vinte e três agroindústrias participam do evento lideradas pela ABPA em parceria com a ApexBrasil; evento acontece na França até o dia 19/10.

Ovonews

outubro 17, 2022

0

A proteína animal brasileira está mais uma vez representada na SIAL, em Paris, na França, pela ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal. A entidade maior dos produtores de ovos, aves e suínos do país está presente no evento, que acontece entre 15 e 19 de outubro, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Sob a liderança dessas duas importantes marcas brasileiras dos negócios no exterior estão agroindústrias produtoras e exportadoras da avicultura e da suinocultura do Brasil. Maior ação de promoção das exportações do setor desde a realização do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), a participação na SIAL Paris – uma das mais importantes feiras de alimentos do Mundo – conta com ampla programação de atividades do setor com clientes, potenciais compradores e stakeholders. Ao todo, 23 agroindústrias participam no espaço da ABPA, na capital francesa.

Estão no rol de empresas brasileiras, entre outras, a Bello Alimentos, C Vale, Copacol, GTFoods, SSA, Zanchetta, Somave, Avenorte, Jaguafrangos, Avivar, Vibra, Villa Germânia, Vossko, Lar, Coasul, Rivelli Alimentos, Netto Alimentos, Dália Alimentos, Alibem, Ecofrigo Bugio, Frimesa, Pif Paf e Saudali.

No amplo espaço ocupado pela ABPA e as agroindústrias acontecem encontros de negócios para prospecção e consolidação de vendas que devem ultrapassar a casa das dezenas de milhões de dólares, segundo as expectativas do presidente da ABPA, Ricardo Santin. “A SIAL Paris é a primeira grande ação que realizamos na União Europeia dentro de um contexto mais próximo da normalidade, no pós-pandemia. Há forte expectativa quanto à presença de importadores não apenas da Europa, como também da Ásia e da África, gerando expectativas de negócios que deverão superar centenas de milhões de dólares nas projeções de 12 meses de exportações”, analisa.

A ação, que carrega as marcas internacionais do setor produtivo – Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck – conta com uma ampla área gastronômica, estruturada no espaço da avicultura e da suinocultura do Brasil em Paris para o serviço de pratos tradicionais na culinária brasileira (original e adaptada) como frango assado com polenta, estrogonofe de frango, schnitzel de frango, risotos e cortes de frango ao creme de queijos.

Ao mesmo tempo, materiais promocionais com informações sobre associados e a cadeia produtiva brasileira são distribuídos na ação, detalhando questões como fatores de qualidade dos produtos, dados da cadeia produtiva, status sanitário brasileiro e o perfil sustentável da produção.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Outro destaque da participação brasileira na SIAL Paris é o lançamento do livro “Halal Poultry – From Brazil to the World”.  A obra, assinada pelo fotógrafo Manoel Petry, conta em imagens, fatos e dados a representatividade e parte da história da produção e exportação brasileira de carne de frango halal.

Em suas 54 páginas, o livro mostra imagens sobre o cuidado e o respeito aos preceitos islâmicos aplicados pelas empresas exportadoras brasileiras, responsáveis pelo embarque anual próximo a 2 milhões de toneladas de produtos. “Nosso primeiro embarque ocorreu em 1975. De lá para cá, construímos uma relação sólida que fez do Brasil o maior exportador de carne de frango halal do planeta. A obra conta esSa história de forma delicada e lúdica, mostrando ao grande público a ampla capacidade brasileira de produzir produtos com total respeito aos preceitos do islã”, destaca Ricardo Santin.

A ABPA

A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

AS MARCAS SETORIAIS

Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a ApexBrasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, ovos e material genético produzidos no Brasil.

Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.

Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de comunicação da ABPA)

tag: SIAL Paris , ABPA , APEX Brasil , Ricardo Santin , avicultura brasileira , brazilian eggs ,

0 Comentários