Ariel Mendes, da ABPA, toma posse na Academia Brasileira de Medicina Veterinária
Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ariel agora é membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
O diretor da ABPA Ariel Mendes tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. A posse aconteceu no dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro, sede da Academia, quando Ariel assumiu a cadeira número 5, cujo Patrono é o Professor Cícero de Moura Neiva.
Thiago de Mello, presidente da Academia, diz que a eleição de Mendes foi um reconhecimento aos "valores morais, éticos e profissionais, e pela contribuição e liderança para o desenvolvimento da pecuária nacional, ensino, pesquisa e liderança nacional e internacional na área da avicultura brasileira".
Para o presidente da ABPA, Francisco Turra, "a homenagem é justa e merecida, uma vez que o professor Ariel teve uma parcela de contribuição importante para que a avicultura brasileira atingisse o patamar de excelência atual e que hoje é uma referência mundial em termos de qualidade e sanidade.”
Natural de Lages (SC), Mendes é formado pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado pela Universidade Nacional Autônoma do México e pós-Doutorado pela Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos.
É professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu (SP). Exerceu vários cargos na universidade, tais como chefe de Departamento, coordenador de curso de graduação, vice --diretor e presidente do Conselho de vice-diretores da UNESP.
Além de uma intensa atividade acadêmica e de pesquisa desenvolvidas na Unesp, Mendes exerceu vários cargos no meio associativista, tendo sido presidente da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola - a FACTA - durante 10 anos, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA).
Ao longo de sua carreira, Mendes recebeu várias homenagens, como Profissional Destacado da Avicultura do Brasil (2003, 2013 e 2018), Personalidade da Área Técnica da Avicultura Brasileira (2004) e Personalidade Destaque da Avicultura do Brasil (2006). Em 2011 passou integrar o Salão da Fama da Avicultura Latino Americana e, em 2012, recebeu o título de Professor Emérito da FMVZ da UNESP.
(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da ABPA)
tag: Ariel Mendes , Academia Brasileira de Medicina Veterinária , ABPA ,