"Decisões serão mais rápidas, baseadas em gestão de dados", afirma Rodrigo Galli, da Evonik

"Decisões serão mais rápidas, baseadas em gestão de dados", afirma Rodrigo Galli, da Evonik

Baseado na Avicultura 4.0, diretor da Evonik explicou na Conbrasul 2021 que a revolução tecnológica está transformando a produção avícola.

Ovonews

março 03, 2022

0

Na intensa programação da Conbrasul Ovos 2021, que aconteceu em Gramado (RS) entre 28 de novembro e 1º de dezembro, um espaço importante para a tecnologia. No dia 30 de novembro, as mudanças tecnológicas e sua importância para a gestão da produção de aves e ovos foram o destaque com Rodrigo Galli, diretor de Marketing da Evonik na América Latina (foto no destaque). Ele falou sobre o tema Avicultura 4.0 e além: a revolução tecnológica que está transformando a produção de aves.

Tomando como base o programa Porphyrio® - o software inteligente de gerenciamento de dados da Evonik -, Rodrigo Galli salientou ao público presente que a chamada Revolução 4.0 já chegou na avicultura e que as informações e decisões estão cada vez mais conectadas, oferecendo um suporte importante ao produtor de ovos para que ele se organize e se diferencie no cenário avícola brasileiro.

Tudo se baseia nas decisões em tempo real, com o suporte de tecnologias, que ampliam a capacidade de gerenciamento de dados e, portanto, dão robustez e agilidade às decisões empresariais. “Com as informações e tecnologias cada vez mais ágeis, teremos que tomar decisões cada vez mais rápidas também, decisões baseadas em gerenciamento e gestão de dados, e de uma forma dinâmica”, salientou Galli.

Isso será necessário se o produtor de ovos quiser avançar e seguir cada vez mais competitivo no mercado da proteína animal, destacou o diretor da Evonik. Acompanhar essa evolução, segundo Galli, é entender que estamos andando cada vez mais rápido no setor de informações. “Antigamente, a tecnologia demorava muito tempo para dar um salto de um nível para o outro. Às vezes, levava até 100 anos. Mas isso mudou. Cada vez mais a tecnologia está acelerando esse processo. E hoje, estamos conectados de todas as formas, o que também se aplica à nossa área de produção.”

Quando a internet 5G se instalar de vez no Brasil, o passo veloz que será dado à frente será “absurdo”, destacou Galli, alertando que acompanhar essa revolução, portanto, já é um grande desafio. “E quando falamos em revolução tecnológica não falamos só em equipamento, em hardware e software. Ela também está relacionada à produção da nutrição animal, à área de saúde e, também, à sustentabilidade. Tudo isso impacta na produção de ovos e aves, está evoluindo e vai evoluir cada vez mais rápido”, disse Galli em sua apresentação na Conbrasul 2021.

rodrigo-galli-interna
Galli, na Conbrasul: avicultor sintonizado



E por que essa tecnologia é tão importante nos dias atuais? - perguntou o diretor da Evonik, para responder em seguida: “Porque vamos conseguir tomar decisões mais precisas, mais rápidas e baseadas em dados. Todos nós tomamos decisões baseados em nossa experiência, no que vivemos e experimentamos no cotidiano das empresas; mas já existem outras maneiras de fazer isso, ferramentas que permitem que nós entendamos por que tais fatos aconteceram; e há exatamente equipamentos que possibilitam analisar o que está acontecendo agora, que trazem informações em tempo real”, indicou.

O BIG DATA: GRANDES VOLUMES DE INFORMAÇÃO

A rapidez na tomada de decisões na granja é possível graças às informações em nuvem, que comporta grandes volumes de dados e é extremamente segura. Com esse suporte de armazenamento ágil, há tecnologias que fazem com exatidão o gerenciamento de dados. “O uso de big datas, de análises, têm revolucionado o setor avícola e possibilitado que pensemos à frente”, demonstrou Galli.

Com essas informações em Big Data, é possível, por exemplo, analisar, através de câmeras em 3D, o comportamento da ave em piso ou em gaiola. “Essas câmeras oferecem dados sobre o comportamento, fazem estimativa de peso do animal, geram análise e avisam para que as pessoas possam tomar decisões e trabalhar o bem-estar animal, por exemplo”, cita.

O big data, que é o grande banco de dados que roda na nuvem, pode, por exemplo, ter informações de granjas do mundo todo, e esse volume de dados possibilita que sejam encontrados padrões e tendências que auxiliam no diagnóstico do cotidiano da empresa e na tomada de decisões. Galli exemplificou com big datas conhecidos, como o Amazon, a Netflix e o Waze. “O Waze é um exemplo de big data”, apontou, lembrando o volume de dados que o aplicativo de GPS oferece ao motorista. “Nesse processo, todo mundo colabora, alimentando o aplicativo com dados, mas ninguém sabe como as outras pessoas o estão utilizando.”

E, por fim, disse ele, há a inteligência artificial, que é o algoritmo de alta aprendizagem que possibilita que entendamos o que aconteceu e o que pode acontecer e que tenha dinâmica em atualizar esses dados; a predição pode ser reconfigurada para novos dados que serão conferidos a cada minuto. “Isso nos leva a equipamentos, dados, softwares aplicados à produção animal”, apontou. São dados que podem ser conectados à nutrição, à saúde, ao bem-estar animal e à sustentabilidade, conceitos que já fazem parte do dia a dia da produção animal, indicou.

O AVICULTOR SINTONIZADO COM A REALIDADE

Em sua palestra na Conbrasul 2021, Rodrigo Galli foi enfático: é preciso estar sintonizado com o volume e rapidez das informações disponíveis hoje, sob pena do avicultor ter seu negócio defasado e perder espaço no mercado.

Além de todas as informações de desempenho em tempo real, com a chamada Avicultura 4.0, o avicultor conta com a rastreabilidade e a transparência em seus produtos. “São informações de cada etapa da produção animal, como o animal foi criado, qual o sistema, que tipo de iluminação e tratamento em saúde ele recebeu, se foi tratado com antibiótico ou não, como os ovos ficaram armazenados, por quanto tempo... Esses dados ficam disponíveis para o cliente e ele tem poder de decisão, por exemplo, na compra de um produto para cada situação da granja.

“O importante é o produtor saber que, baseado em sua realidade, ele pode escolher o equipamento mais adequado a sua realidade, qual a tecnologia que melhor vai atendê-lo em cada necessidade específica.

"É importante dizer que as revoluções tecnológicas vão continuar acontecendo e aí, nós temos que decidir se vamos tapar os olhos e sermos os últimos a adotar isso, ou vamos começar – mesmo que aos poucos – a ser um desbravador, adotando essas tecnologias e se diferenciando no mercado”, conclui Rodrigo Galli.

A TECNOLOGIA PORPHYRIO®, DA EVONIK, E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em sua palestra na Conbrasul 2021, no final do ano, Rodrigo Galli destacou o software Porphyrio®, um investimento feito pela Evonik que utiliza a inteligência artificial e os dados de big data para predizer e apontar soluções que o produtor pode utilizar com eficiência em sua granja. O programa utiliza diversas ferramentas que o auxiliam na coleta de dados e na elaboração de análises para apresentar um cenário real de seu negócio.

O Porphyrio® trabalha com o conceito Precision Livestock Farming (PLF) - em português Produção Animal de Precisão. O PLF oferece aos clientes soluções práticas que reúnem todo o conhecimento científico da Evonik em tecnologias digitais e conectividade ininterrupta. O objetivo é otimizar todas as etapas da produção em uma abordagem holística, reunindo zootecnistas, veterinários, analistas de dados e desenvolvedores de software para ajudar a fornecer soluções antes mesmo que os problemas ocorram.

A inteligência artificial é a capacidade das máquinas imitarem nossa capacidade de pensar, de analisar e de tomar decisões, explica Galli. “Dentro da inteligência artificial há técnicas que possibilitam que o algoritmo consiga tomar decisões sem que seja programado para isso. Ele aprende com os dados e sugere decisões”. São como “pensamentos” em camadas, em que cada uma delas analisa uma característica.

Os dados gerados farão parte do Big Data. São dados de cada aviário, de cada lote, de granjas regionais e até do mundo todo. Esses algoritmos vão analisar todos esses dados e realizar predições. “Ele vai entender que cada aviário é diferente do outro, cada lote é diferente do outro, ele vai ter uma predição para cada lote que está sendo produzido”, explica o diretor da Evonik.

Com o uso de Big Data é possível conhecer, em tempo real, o que realmente acontece na produção e descobrir pontos fortes e fracos. Tendo como base algoritmos inteligentes é possível, por exemplo, prever o melhor momento para o abate dos animais, com foco no peso, independentemente da idade. “Com a adoção de análise preditiva, os produtores podem atingir suas metas específicas de produção de ovos com melhor homogeneidade”, exemplifica Galli.

Outra vantagem é que, com a coleta e o monitoramento contínuos de dados, os produtores têm condições de tomar decisões confiáveis desde o início da produção e, dessa maneira, proporcionar as condições ideais na cadeia produtiva. Como resultado, conseguem melhorar a produtividade, a saúde e o bem-estar animal, o desempenho zootécnico e o impacto ambiental, fatores decisivos quando se trata de enfrentar o desafio global da produção de alimentos.

(A HORA DO OVO – texto publicado originalmente na revista A Hora do Ovo 107 – edição web. Fotos: divulgação Conbrasul 2021)

tag: Evonik , Rodrigo Galli , Porphyrio , Avicultura 4.0 , Big data , Tecnologia , Conbrasul Ovos ,

0 Comentários