QIMA/WQS e Nutron/Cargill lançam programa de certificação de bem-estar animal
Nutron Bem+Leite assegura ao mercado e ao consumidor que o processo de produção do leite é feito de maneira responsável e sustentável.
A Certificadora QIMA/WQS e a Cargill/Nutron Alimentos firmaram parceria para lançar a o programa Nutron Bem+Leite. Um dos principais objetivos dessa parceria é assegurar ao mercado e consumidor final que o processo de criação dos animais e de produção de leite ocorrem de maneira responsável e sustentável, ou seja, comprova que a empresa produtora adotou medidas para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do animal. Essa comprovação é possível graças à execução de um processo rígido de auditoria realizada pela QIMA/WQS e embasado nas diretrizes da PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization).
As avaliações são realizadas por auditores acreditados pela Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO) - organização norte-americana responsável pelo treinamento e qualificação dos profissionais. “O selo de bem-estar animal atesta a dedicação e comprometimento da Cargill em garantir um produto de qualidade ao consumidor. O projeto Nutron Bem+Leite evidencia a transparência de todo o programa”, destaca Luiz Freitas, Diretor de Vendas da QIMA/WQS (à esquerda, na foto do destaque).
“Os cuidados começam quando a vaca ainda está gestante”, afirma Sérgio Soriano, Gerente de Pecuária de Leite da Fazenda Colorado, primeiro produtor de leite a utilizar o programa Nutron
Bem+Leite. “Os primeiros contatos com seres humanos, aquecimento e limpeza do ambiente, volume e a qualidade do leite que o bezerro recebe nos primeiros meses de vida, tudo isso impacta no desenvolvimento e na saúde do animal”. A consequência desses cuidados com o rebanho reflete na qualidade do produto que chega para o cliente.
Com a conquista da certificação, as fazendas e produtores passam a disponibilizar em suas embalagens um selo de referência. “Quando colocamos um selo desse nível na nossa marca, estamos mostrando o impacto que queremos causar na sociedade. É uma forma de apresentar o acompanhamento rigoroso de todos os processos”, completa Sérgio Soriano.
Por meio de um QR code, que passa a ser disponibilizado nos rótulos dos produtos, é possível acessar todo o processo e práticas adotadas para produção do alimento, uma forma de compartilhar informações de credibilidade e, consequentemente, fidelizar o cliente final.
Outro objetivo da parceria do programa Nutron Bem+Leite é fomentar uma pecuária leiteira mais rentável e sustentável através da promoção de uma relação de confiança e transparência entre empresa e consumidor, demonstradas por meio do selo estampado na embalagem.
Na prática, o selo de referência da QIMA/WQS identifica ao mercado que em todas as fases de vida dos animais, o bem-estar foi proporcionado. “As fazendas mais bem-sucedidas são aquelas cujo rebanho tem vida longa. Efetivamente, promover saúde e bem-estar significa mais eficiência no sistema de produção”, explica Alexandre Pedroso, Consultor Técnico Nacional de Bovinos de Leite da Nutron (à direita, na foto do destaque)
O Programa Nutron Bem+Leite está disponível para fazendas e laticínios de todo o Brasil. Os interessados devem solicitar a auditoria e serem aprovados no processo, o qual irá avaliar mais de 250 requisitos baseados em evidências. Uma vez aprovado, o solicitante obtém a certificação.
O BEM-ESTAR ANIMAL E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
O bem-estar animal e a preservação do meio ambiente são fatores importantes considerados por um público cada vez mais consciente sobre impactos ambientais.
No final da década de 1970, o órgão britânico Farm Animal Welfare Committee publicou um documento listando as principais condutas para o bem-estar animal. Chamadas de “Cinco Liberdades dos Animais”, as premissas determinam que os animais devem estar livres de sede e fome; desconforto; dor, injúria ou doença; medo e angústia; e devem ter a liberdade de expressar seu comportamento natural.
Hoje, o Bem-estar Animal é dos preceitos destacados pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, na estrutura de seu Sistema Alimentar Sustentável.
Saiba mais sobre o programa Nutron Bem+Leite no site:
CONHEÇA A QIMA/WQS
A certificadora QIMA/WQS foi fundada em 1993 com o nome de WQS e desde 2019 faz parte do grupo QIMA. Com sede nos Estados Unidos (Charlotte) e escritórios no Brasil (em Botucatu, no interior de São Paulo) e México (Ensenada e San Luis Potosi), a companhia tem presença global, tendo realizado mais de 18.000 auditorias para cerca de 9.000 clientes.
Para mais informações sobre a certificação com a QIMA/WQS visite o site: www.wqs.com.br
A CARGILL NO BRASIL
Presente no Brasil desde 1965, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do país, hoje atuando com 11 mil funcionários.
Com sede em São Paulo (SP), a empresa conta com unidades industriais em 17 estados brasileiros, e escritórios em 147 municípios.
(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da QIMA/WQS)
tag: QIMA/WQS , Nutron Bem+Leite , Cargill/Nutron Alimentos , PAACO , Sérgio Soriano , Fazenda Colorado , Alexandre Pedroso , Luiz Freitas , bem-estar animal , produção sustentável ,