O ovo ajuda no emagrecimento
A afirmação, apresentada aqui pela nutricionista paulista Lisane Mota Garcia, está embasada em recentes pesquisas americanas. Confira.
Após décadas sendo banido do cardápio diário, o ovo foi finalmente absolvido da injusta acusação de aumentar o colesterol. Estudos garantem, inclusive, que ele pode dar uma grande ajuda na redução do peso. Uma das mais recentes pesquisas feitas pelo Departamento de Obesidade do Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana, nos Estados Unidos, e publicada no prestigiadíssimo periódico americano International Journal of Obesity, revela que ingerir o alimento pela manhã faz toda a diferença no emagrecimento. Os pesquisadores analisaram 152 pacientes, homens e mulheres, entre 25 e 60 anos. Parte do grupo consumiu todas a manhãs dois ovos e outra parte adotou bagel - pão tradicional americano.
Ao final de oito semanas, a perda de peso entre a turma do ovo foi 65% maior na comparação com os demais voluntários. O índice de redução de cintura também foi 34% maior entre eles, assim como a redução de gordura: 16% maior. O ovo é capaz até mesmo de diminuir o nível de ansiedade, o que, de quebra, facilita o controle alimentar e o emagrecimento. Por que o ovo é capaz de domar a balança? Vejamos (Fonte: saude.abril.com.br).
Superproteína
O ovo espanta a fome como ninguém. "Por ser fonte de proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade", afirma a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral, de São Paulo. Isso evita que a pessoa belisque ou coma demais ao longo do dia. "Daí a vantagem de ingerir esse alimento no café da manhã."
Gordura do bem
A gema do ovo contém gorduras do bem - a monoinsaturada e ômega 3 -, o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.
Clara poderosa
A clara possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. "Tanto que os suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, usado para minimizar os riscos de perda de músculos", afirma a nutricionista Andrea Rabay, de São Paulo. E quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima.
Fonte de bem-estar
"O ovo é também uma excelente fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar", afirma Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo. Ótima notícia para quem quer enxugar as formas. Porque, quando nos sentimos bem, fica muito mais fácil controlar os nervos e o garfo.
E outros benefícios mais
A gema também tem várias nutrientes, como vitaminas A, do complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Todas essas substâncias antioxidantes ajudam a equilibrar o organismo e combater o envelhecimento precoce das células. "Além disso, o ovo apresenta colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, inclusive para a formação de novos neurônios. Por essa razão, o consumo de colina é indicado na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson". E tem mais: "Esse alimento é superleve (além de barato), contém apenas 70 calorias e sacia a fome por ser excelente fonte de proteína, assim como a carne, que fica em desvantagem por pesar bem mais no cardápio e trazer gordura saturada, prejudicial à saúde."
Da teoria para a mesa
Agora entra a parte prática: incluir o ovo na sua dieta. Para usufruir dos seus benefícios não é preciso comer todo santo dia duas unidades, garantem os especialistas. "Adotá-lo de três a quatro vezes por semana já traz bons resultados". É necessário ficar de olho no modo de preparo: sempre cozido ou mexido, nunca frito. E dar preferência ao ovo pela manhã. Isso faz com que você fique saciado e ingira menos calorias ao longo do dia. Outra boa hora para consumi-lo é antes de sair para uma festa, por exemplo. Essa tática evita um ataque compulsivo às guloseimas.
Lisane Motta Garcia é nutricionista em Tupã (Oeste do Estado de São Paulo) e assessora para assuntos de qualidade do ovo e de boas práticas de fabricação em granjas da região.
Lisane Motta Garcia Autor
Nutricionista em Tupã (SP)