Cada ovo importa, mesmo
Nesta crônica especial para o Dia Mundial do Ovo - uma ideia original da Vaxxinova - a jornalista Elenita Monteiro fala sobre a importância do ovo na vida de todos nós, produtores, profissionais da cadeia avícola e consumidores.
Por Elenita Monteiro - editora da revista A Hora do Ovo
Há um dia mundial do Ovo. E há o dia a dia do Ovo.
E não falo – para início dessa conversa - apenas do ovo da galinha, esse alimento abençoado que nutre como nenhum outro disponível depois que já não precisamos do leite materno.
Há um universo sem-fim de renovação da vida nas espécies ovíparas – as aves, os peixes, répteis, anfíbios - que se desenvolvem dentro de ovos fora do corpo materno. Mas não só.
Acredito – com algum exagero de minha parte – que, de alguma forma, os humanos também “passamos” em nossa gênese por algo que se parece tanto com um ovo que até chamamos de “óvulos”, essa célula mágica da mulher que, se fecundada por um espermatozoide, gera uma vida humana.
Sim, eu sei: não nascemos de ovos. Mas bem que o lindo ventre de uma grávida fica ovalado e dentro dele o bebê cresce em uma membrana que o protege e, conforme seu corpinho se avoluma, parece protegido por um invólucro tão bonito quanto um ovo.
Talvez o Criador tenha gostado da ideia de nos proteger assim na estrutura ovalada do corpo feminino, que se guarnece com camadas para proteção do bebê, entre elas a membrana que o protege numa “piscininha” com o sagrado líquido amniótico. Tem outras estruturas ali no ventre, como a placenta, que o alimenta até a hora do nascimento. E quando o bebê estiver prontinho para a Vida, ela se rompe e lhe permite irromper para as alegrias e dores do Mundo.
Devaneio essas imagens em meio às comemorações da Semana do Ovo 2025, depois de ter me tornado - orgulhosamente – tia-avó pela primeira vez. É que veio ao mundo o pequeno Pedro, meu sobrinho-neto.
Na hora certa direi à minha sobrinha que alimente Pedro com gema de ovos cozidas e molinhas; depois ovos inteiros; passado um tempo mais, que o incentive a comer ovos todos os dias para que cresça saudável, feliz e muito bem nutrido. Na medida em que meu sobrinho-neto gostar, mais de um ovo por dia, pois ovos nem engordam!
Com um pouco de sorte eu mesma vou ensinar a fazer o lanche que aprendi sozinha e fazia lá pelos seis anos de idade: pão, maionese e ovos cozidos. Quase 60 anos depois, ainda o faço quando quero sabor de infância ou me nutrir com rapidez e sabor garantido.
Ensinarei a Pedro que o ovo é sagrado, como todo alimento saudável. Que tem um design perfeito e que ovo é Vida. E que todo ovo importa, porque cada ovo é um alimento perfeito.
CADA OVO IMPORTA
Gosto dessa frase – Cada Ovo Importa – desde a palestra com esse nome que a médica veterinária Jeniffer Pimenta proferiu no Congresso de Ovos da APA em 2024. Por preciosos 40 minutos de sua fala segura, com profundo conhecimento e notável carisma, Jeniffer discorreu sobre o porquê todo ovo importa na avicultura de postura. E, por isso, tanto avicultores quantos técnicos avícolas e trabalhadores nas granjas devem se debruçar nas regras da boa produção de maneira que seja mínima a perda de cada um dos ovos postos ali.
Há muito de investimento do avicultor para produzir diariamente em seus aviários milhares de ovos saudáveis, íntegros e saborosos. E colocá-los embalados e com segurança alimentar nos pontos de venda.
Considerado pela Nutrição o melhor alimento depois do leite materno, cada ovo é um rico tesouro tecido em proteínas nobres, aminoácidos essenciais, vitaminas A,
D, B12, Riboflavina, minerais fundamentais para a vida humana, como Ferro, Selênio, Zinco, e ainda - ácidos graxos e outros que tais.
Desperdiçar microgramas que seja de tanto potencial nutricional por má lida nas granjas é desperdiçar o esforço produtivo das poedeiras e deixar escapar tantas possibilidades de vidas humanas cada vez mais saudáveis, fortes e prontas para uma existência plena. E cada vida importa, concordam?
É assim para a Vaxxinova como é para mim: cada tratamento correto e adequado à vida das galinhas é mais saúde à mesa das famílias que constroem a vida da Humanidade. Quanto mais saúde às mesas, mais riqueza na Vida Humana.
OUTUBRO, O MÊS DO OVO
E chego então a outubro, o Mês do Ovo. Dentro deste mês temos a semana que vivemos agora enquanto me leem. Dentro desta semana temos o dia de hoje, 10 de outubro, o Dia Mundial do Ovo.
Do Brasil ao Japão, ida e volta. Do Polo Norte ao Polo Sul, hoje é Dia do Ovo. Não o desperdicemos. Carpe diem! Aproveitem o dia, colham a vida, com a sabedoria de Horácio (ao que parece foi o sábio que cunhou essa expressão latina). Ou seja, vivamos a vida com consciência, com saúde, bem-estar e criatividade. Essa, aliás, outra qualidade do Ovo e seu design perfeito e belo.
Bom... pararei por aqui ou essa minha homenagem não terá fim, tamanho é meu amor pelo OVO. Assim como é sem-fim meu respeito pelo trabalho de todos aqueles que fazem a postura comercial ser grande, ser forte, ser rica e potente.
Agradeço a todos desse rico segmento produtivo que me deu tantas oportunidades de aprendizado, de sustentação para a minha vida e tantos amigos. Como os amigos da Vaxxinova, aos quais parabenizo pelo caminho que abrem e ensinam a todos da cadeia avícola: Cada Ovo Importa.
Bom Dia do Ovo, querido leitor! Já comeu ao menos um ovo hoje? Vai lá! Coma e brinde comigo a esse 10 de outubro de 2025.
Colha-o à quente e deguste!
Saboreie, também, o belo vídeo da Vaxxinova e veja como Cada Ovo Importa.
(Foto: Elenita Monteiro)
Elenita Monteiro Autor
Jornalista, fundadora e editora da revista A Hora do Ovo.
tag: Dia mundial do ovo , Vaxxinova , Cada ovo importa ,