Yajima,  Maki e  Dohashi são os campeões em qualidade em Bastos

Yajima, Maki e Dohashi são os campeões em qualidade em Bastos

Alta competitividade e análise mais aprofundada dos ovos de codorna marcaram o Concurso de Qualidade de Ovos 2014.

POLOS DO OVO

July 17, 2014

0
../../arquivos/img/2014/7/657_1508_conteudo_g.jpg
Maratona de análises no Concurso de Qualidade de Ovos

O tradicional Concurso de Qualidade de Ovos, realizado na quarta-feira, dia 16, na cidade de Bastos (SP), mais uma vez esteve marcado pela alta competitividade. Depois de quase sete horas de análises, a comissão julgadora apontou os dados que, computados no programa especial criado para o evento, resultaram nos 15 melhores ovos classificados nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna.

Na categoria Ovos Brancos, a mais almejada pelos avicultores, o campeão foi Cláudio Yajima, da Granja Yajima, de Bastos. Na categoria Ovos Vermelhos, sagrou-se campeã a Granja Katsuhide Maki, do avicultor Christian Maki; e nos ovos de codorna ganhou o campeonato o avicultor Osmair Dohashi. Seus filhos, Ocimar e Odair também faturaram os prêmios do segundo e terceiro lugares, respectivamente.

../../arquivos/img/2014/7/657_1507_conteudo_g.jpg
Christian Maki e Cláudio Yajima: os campeões em qualidade

Filho do avicultor Yukio Yajima, campeão em 1978 na mesma categoria, Cláudio Yajima não deixou de lembrar o pai, de quem herdou a granja que agora se torna campeã. Desde que sucedeu o pai na direção da granja em 1990, Cláudio pensava em voltar a ter aquela boa sensação de ter um troféu de qualidade, e quando passou a contar com o trabalho do amigo Clayton Ogihara como gerente na granja, começaram a trabalhar juntos para isso. “Muito deste troféu devemos ao trabalho do Clayton”, faz questão de agradecer Cláudio. Tanto ele quanto o gerente disseram ter ficado surpresos em faturar o primeiro lugar no Ovo Branco. “Foi uma surpresa muito boa, que nos deixou muito felizes!”, revelou o campeão, lembrando que nos últimos anos vinha se classificando apenas em ovos vermelhos.

Feliz com o resultado, Yajima se sente satisfeito por ter investido em qualidade na sua granja. “Passamos a investir em qualidade há alguns anos para atender melhor nosso mercado, e agora este resultado vai comprovar aos nossos clientes nosso bom trabalho”, comemora Cláudio, que administra um plantel de 140 mil poedeiras e uma produção de 300 caixas de ovos/dia. O avicultor não se esquece dos parceiros nessa vitória: os ovos brancos campeões foram produzidos com a linhagem de aves Novogen White, e com o apoio nutricional das empresas Nucleopar, Amicil e Nutrivet.

Dez vezes campeão

Outro feliz da vida com os resultados da quarta-feira, no concurso, é o avicultor Christian Maki. Ele venceu na categoria ovos vermelhos, produto ao qual a família Maki se dedica desde os tempos pioneiros de seu avô, na década de 1950. Além de uma especialista em ovos vermelhos, a Granja Katushide Maki, que leva o nome de seu pai, é também detentora de uma “coleção” de vitórias, o que representa muito na história do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos. Os Maki são ganhadores de 10 campeonatos no concurso, vitórias somadas que poucas granjas têm na região.

A granja ficou em sexto lugar no ano passado, mas este ano, detectados os problemas que Christian acredita terem levado à baixa classificação em 2013, a empresa voltou a pontuar alto, alcançando, então, o cobiçado troféu de ovos vermelhos. Para Christian, o interessante do Concurso é essa possibilidade de permitir um aprendizado do que está sendo feito na granja e o que pode melhorar. “O Concurso  de Qualidade nos ajuda a entender o que é que dá bons resultados na produção, e também o que deve ser evitado. É uma referência para procurarmos manter a produção sempre em alto nível. Neste ano deu tudo certo, e voltamos a ser campeões, o que é uma felicidade para nós, especialmente para o meu pai Katsuhide Maki, que aprendeu com meu avô a primar pela qualidade e que ensinou o mesmo a mim e a meu irmão Charles”. 

A Granja Katsuhide Maki é muito tradicional na região e hoje tem um plantel de aves em produção de 100 mil cabeças. Os ovos campeões da Granja Katsuhide Maki foram produzidos com aves Novogen Brown e a ração utilizada para alimentar as aves no dia a dia tem um trabalho com a empresa Poli-Nutri e os aditivos da Yes.

../../arquivos/img/2014/7/657_1506_conteudo_g.jpg
Odair, Osmair e Ocimar: terceiro lugar, campeão e vice-campeão, respectivamente

 

Granja Dohashi vence em família

Na Família Dohashi, a comemoração é tripla. Além do pai, Osmair Dohashi, campeão de qualidade em Ovos de Codorna, seus dois filhos também se classificaram. Ocimar Dohashi foi vice-campeão e Odair Dohashi ficou em terceiro lugar.

Quem primeiro se lançou no mercado da codorna foi Odair, em 2006. O pai, que se dedicava apenas à bovinocultura, gostou da atividade e passou a ter sua própria granja, atividade que com o tempo abraçou firme. Em 2011, o filho Ocimar também montou seus galpões. Mas, apesar do natural entrosamento dos três empresários, os gerenciamentos das granjas são individuais. Todos têm galpões convencionais, e a produção é vendida principalmente para o Nordeste brasileiro, grande consumidor de ovos de codorna.

Esta não é a primeira vez que um membro da família Dohashi é campeã. Em 2011 Odair faturou o primeiro lugar e no ano seguinte foi a vez de Ocimar. Mas mesmo em anos que não foram campeões, os Dohashi frequentaram os primeiros lugares em codorna: Osmair ficou em 2º lugar em 2013, Odair ficou em 3º lugar em 2010 (marca que repetiu agora) e Ocimar foi vice-campeão no ano passado. Os três têm planteis 100% Vicami. A granja de Osmair tem hoje 45 mil codornas, e para ficar mais competitiva, tem trabalhado na ração com produtos da Nutron e Alltech.

A cada ano mais competitivo, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos superou as expectativas da organização, este ano. Os avicultores da comissão organizadora ficaram muito satisfeitos com a edição do concurso que apresentou novidades na análise dos ovos de codorna – os ovos foram analisados internamente e tiveram suas cascas analisadas pela máquina japonesa Digital Egg Tester. Nas edições anteriores, os ovos de codorna passavam apenas por uma análise visual de sua casca. Com o julgamento dos parâmetros internos do ovo, a categoria Ovos de Codorna alcança novos patamares, premiando com ainda maior qualidade os avicultores inscritos no concurso.

Confira os classificados nas três categorias do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2014.

OVOS BRANCOS

1º colocado - Granja Yajima - Campeã! Ave: Novogen White | Nutrição: Amicil/Nucleopar/Nutrivet

2º colocado - Granja Hirai - Ave: Hisex White | Nutrição: Fatec/Nucleopar.

3º colocado - Granja Ueyama - Ave: Hy-Line | Nutrição: Fatec.

4º colocado - Granja Mizohata - Ave: Dekalb White | Nutrição: DSM.

5º colocado - Granja Miyakubo - Ave: Hisex White | Nutrição: DSM.

6º colocado - Granja Amano - Ave: Hisex White | Nutrição: Amicil. 

OVOS VERMELHOS

1º colocado - Granja Katsuhide Maki - Campeã! Ave: Novogen Brown |Nutrição: Poli-Nutri.

2º colocado - Granja Marcelo Maki - Ave: ISA Brown|Nutrição: Uniquímica.

3º colocado - Granja Ono - Ave: Hisex Brown |Nutrição: DSM.

4º colocado - Granja Higashi - Ave: Hisex Brown | Nutrição: Fatec.

5º colocado - Granja Mizohata - Ave: Dekalb Brown | Nutrição: DSM.

6º colocado - Granja Ueyama - Ave: Hy-Line | Nutrição: Fatec. 

OVOS DE CODORNA

1º colocado - Osmair Dohashi - Campeão! - Ave:  Vicami | Nutrição: Nutron/Alltech.

2º colocado – Ocimar Dohashi - Ave: Vicami |Nutrição: Nutron/Alltech.

3º colocado – Odair Dohashi - Ave: Vicami |Nutrição: Nutron.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários