Novogen é duplamente campeã em Bastos!

Novogen é duplamente campeã em Bastos!

Linhagem conquista os dois principais campeonatos – ovos brancos e ovos vermelhos – e destaca união da assistência técnica com o manejo dos avicultores campeões.

POLOS DO OVO

August 11, 2014

0
../../arquivos/img/2014/8/685_1640_conteudo_g.jpg
Equipe Novogen com os Campeões de Qualidade em Ovos Brancos e Ovos Vermelhos: comemoração dupla

 

Os dois avicultores que levantaram a taça de campeões em Qualidade de Ovos em julho de 2014 – Cláudio Yajima e Katsuhide Maki -, em Bastos (SP), conquistaram o título do Concurso de Qualidade de Ovos apostando na mesma genética: a Novogen. A comemoração da vitória dupla foi muito intensa no estande da empresa durante a Festa do Ovo de Bastos, evento realizado entre os dias 17 e 20 de julho, na Capital do Ovo. Ao lado dos avicultores campeões, a equipe da Novogen comemorou o sucesso das poedeiras Novogen White e Novogen Brown, cujo feito confirma o sucesso de uma genética que vem crescendo e conquistando resultados positivos desde 2010, quando chegaram ao Brasil.

De lá para cá, a marca emplacou sua genética sempre com, pelo menos, um primeiro lugar no tradicional Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos. Com apenas um ano de mercado, em 2011, a Granja Katsuhide Maki foi campeã com a Novogen Brown; no ano seguinte, a Granja Ono sagrou-se campeã com a Novogen White; em 2013, a Novogen Brow ajudou a levantar o troféu para a Granja Marcelo Maki. Agora, as duas linhagens subiram ao pódium com os dois campeões de 2014.

Para Sérgio Bia Candia, responsável pelas vendas da Novogen na América Latina, os excelentes resultados da ave no Concurso da Capital do Ovo (como Bastos é conhecido), refletem o sucesso da ave em campo. “Sucesso que é resultado de um trabalho em equipe, que deve ser valorizado desde as ações do presidente do Groupe Grimaud, que desenvolveu a linhagem na França, até os nossos homens de campo no Brasil, que prestam assistência técnica para que o produtor tire o máximo de nossas aves”, ressalta.

Sérgio Bia Candia lembra o dinamismo de Mickael Le Helloco, gerente geral da Novogen, e Olivier Behaghel, diretor de Negócios da empresa, que em seu trabalho a partir da Europa auxiliam no crescimento do potencial da ave Novogen nos vários países em que a marca está presente. Assim como não deixa de destacar o excelente trabalho dos profissionais Thierry Burlot, geneticista responsável pelo sucesso da linhagem; Miguel Valls, médico veterinário e técnico responsável da Novogen no mundo; e Tomás Pérez Moya responsável técnico da empresa na América Latina.

“E no Brasil, a Novogen se desenvolveu com a força que se vê hoje devido ao trabalho intenso do empresário Roberto Kaefer, sócio da Novogen Internacional, e de Cácio Fracaro, que supervisiona a área comercial da linhagem. Sem a pujança das ações estratégicas deles não teríamos o sucesso que temos hoje”, reconhece Sérgio Bia.

Em sua avaliação, é o trabalho dessa equipe, aliado à eficiência dos clientes no manejo e trato das aves, que compõe os excelentes resultados da Novogen. Em Bastos – maior produtor de ovos do Brasil -, a união dessas duas forças pode ser vista como um “campo de testes” perfeito para as linhagens de poedeiras. “Devemos destacar que as granjas Katsuhide Maki e Yajima são clientes desde o primeiro momento da Nogoven no Brasil, acompanhados com muita competência por nossos técnicos na região de Bastos, o Jair Luiz da Silva e o Fábio Pacanaro”, destaca Sérgio Bia. “A ave têm um alto potencial genético de produtividade e capacidade de adaptação, mas é o trabalho sério em campo que faz essa performance genética aflorar, e nossos clientes campeões estão de parabéns por conseguir o prêmio de qualidade na Capital do Ovo, que muito nos orgulha.”

Os clientes campeões

../../arquivos/img/2014/8/685_1639_conteudo_g.jpg
Katsuhide Maki, Charles e Christian Maki: opção pela genética da Novogen

 

Para a Granja Katsuhide Maki, especialista em ovos vermelhos desde os tempos pioneiros da avicultura bastense, a aposta na Novogen Brown, já em 2010, simbolizou também o início de uma nova fase para a empresa. Quem explica é o avicultor Christian Maki: “Em 2010 nossa família tomou uma decisão estratégia para dar uma guinada na granja, e a opção por uma nova genética fez parte desse projeto. Num primeiro momento, apostamos na Novogen Brown principalmente porque temos grande afinidade com a equipe que deu suporte à introdução da nova linhagem no Brasil. E logo os resultados zootécnicos das poedeiras mostraram que foi a decisão foi acertada.”

Tão acertada que a Granja Katsuhide Maki foi a Campeã de Qualidade em Ovos Vermelhos em 2011 e em 2014, e vice-campeã em 2012, se destacando no tradicional evento de Bastos e, o mais importante, ganhando pontos comercialmente: a granja voltou a ter altos índices de produtividade.

Christian Maki, que por formação profissional é muito atento à empresa – ele é graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP -, tem percebido que a Novogen Brown evoluiu muito em sua performance desde as aves da geração de 2013. “Sentimos uma mudança nessa nova geração, com aves ainda mais dóceis desde a fase inicial até a produção. E a coloração dos ovos está bem mais acentuada e uniforme”, elogia.

O avicultor lembra que, tanto a docilidade da ave quanto a coloração acentuada no marrom são muito importantes para uma granja especializada em ovos vermelhos, pois a aves vermelhas são mais exigentes no manejo e no trato nutricional. “A rusticidade da poedeira é uma característica desejável para nós, e a Novogen Brown nos dá essa rusticidade, com docilidade e ovos de coloração e tamanho bem de acordo com o que o nosso mercado exige. E devemos ressaltar também que temos conseguido ótimos índices zootécnicos”, aponta Christian, sem deixar de elogiar e agradecer o apoio técnico que recebe de maneira muito especial em sua granja. “A equipe de assistência técnica que nos assiste tem uma filosofia de trabalho similar à de nossa família. Estamos comemorando juntos índices altos de produtividade, bons picos de produção e persistência de postura”, afirma Christian Maki. 

../../arquivos/img/2014/8/685_1638_conteudo_g.jpg
Cláudio Yajima, a esposa Maira Cristina e os filhos Gabriel e Manuela: Novogen é parceira

 

É também o pico de produção com a Novogen White que o avicultor Cláudio Yajima, campeão em Ovos Brancos 2014, destaca ao falar da linhagem que escolheu para competir no Concurso de Bastos. “Estamos com um pico de produção de 96% no plantel de poedeiras da Novogen White, o que é excelente”, comemora Cláudio Yajima. Também cliente de primeira hora da mais recente genética de poedeiras lançada no Brasil, Cláudio tem pontuado no Concurso de Qualidade desde que começou com a ave. Logo no ano de estreia da Nogoven no Brasil, sua granja ficou em 5º lugar, e no ano seguinte, 2012, subiu no ranking, ficando em 3º lugar.

Depois de duas importantes pontuações em ovos vermelhos, neste ano a Granja Yajima conquistou a categoria mais concorrida. “Foi uma grata surpresa conquistarmos o campeonato em ovos brancos”, comemora Cláudio. Sobre a Novogen, não poupa elogios. “A ave é muito boa. Ela responde fácil ao manejo, é fácil de criar”. Um dos pontos altos da linhagem, para ele, é seu poder de adaptação às condições climáticas. A região de Bastos, no Oeste Paulista, é conhecida por ter temperaturas muito altas no verão, e Cláudio aponta que desde que tenha o manejo correto e alimentação apropriada, a poedeira Novogen suporta bem o desconforto térmico.

Assim como Christian Maki, o campeão Cláudio Yajima destaca o suporte em campo oferecida pela equipe de técnicos da Novogen. “A empresa é nossa parceira desde seu começo no Brasil, sempre contamos com sua assistência em campo e estamos muito satisfeitos”. E mais satisfeita ainda está a própria equipe da Novogem, de acordo com Sérgio Bia Candia. “É um prazer e um orgulho termos contribuído com nossos produtos e nossos serviços para o crescimento da produção e da qualidade dos ovos das granjas brasileiras”.

Ele lembra que o Groupe Grimaud, que desenvolveu a linhagem Novogen, tem um grande suporte de produção e aprimoramento genético, e destaca que Frédéric Grimaud, presidente do Grupo Grimaud, coordena um grupo de genética multiespécies que desenvolve um trabalho muito sério e de muitos anos na Europa. “Empresas de vacinas também fazem parte do grupo, que tem uma capacidade de pesquisa enorme, além de um sólido suporte financeiro, que dá confiabilidade a seus produtos espalhados pelo mundo. É uma honra fazermos parte desse trabalho no Brasil”, ressalta Sérgio Bia.

Agradecimentos

Sérgio Bia Candia sabe bem: o sucesso é uma construção complexa e que depende de uma ampla frente de trabalho. É assim também com o sucesso da Nogogen, que para chegar ao campo em condições de gerar lucratividade aos clientes, exigiu trabalho duro de muitos profissionais: “No Brasil, nosso trabalho começa a partir da GBA,  empresa de linhas puras da Novogen no Brasil, liderada pelo geneticista Rodolpho de Almeida Torres Filho, que comanda uma equipe de profissionais de alto nível técnico. É preciso ainda destacar a colaboração muito importante da nossa empresa-irmã Hubbard do Brasil, liderada pelo seu diretor Minoru Miyasaka”.

E mais: ele não esquece de agradecer a Gustavo Araújo, gerente administrativo da Novogen – Globoaves, que dá o necessário suporte na área comercial, atuando ativamente na programação de entregas junto a os representantes e clientes. “É importante também ressaltar o trabalho da equipe técnica Globoaves, composta por Rafael Innocentini e Mauro Leiva, no segmentos Matrizes; e Tércio Scofoni Rodriguez e Luiz Gabriel Dos Santos, que estão no suporte para a assistência técnica aos clientes”, aponta.

“Sabemos que é muito difícil introduzir uma nova linhagem no mercado e, por isso, dedicamos esse sucesso com toda a justiça e o reconhecimento da Novogen ao esforço, dedicação e competência de todos os representantes nos estados brasileiros: Jair Luiz da Silva e Fábio Pacanaro (região de  Bastos – SP); Agenor Moscardi (Goiás e Distrito Federal); Alexandre Prado e Lucas Maldaner (RS); Arlon Souza Bahia e João Vinicius de Almeida (PB e RN), Jorge Borges (PR); Lea Costa (CE), Silvio Schilickmann (SC), Vicente Freitas (AL e PE), Thiago Scarpa e Dailton Piva Rosin (MG). Nosso muito obrigado, ainda, ao amigo e colega de trabalho Leonardo Ribeiro dos Santos, que deixou nossa equipe mas que auxiliou muito o crescimento da Novogen no Brasil”, faz questão de destacar o responsável pelas vendas da Novogen na América Latina. 

(A Hora do Ovo)

0 Comentários