Granja Ueyama fatura o campeonato em ovos brancos no Concurso de Qualidade
Mantendo em alta nomes tradicionais da avicultura bastense, Concurso de Qualidade de Ovos 2015 ressalta a força da produção em ovos brancos, vermelhos e de codorna.
Tadashi Donomai (Granja Ueyama), Marcelo Maki (Grande Maki) e Kiyofumi Kuwabara (Granja Kuwabara):tradição em alta |
Três granjas tradicionais de Bastos foram as grandes vencedoras do Concurso de Qualidade de Ovos na edição 2015. O evento aconteceu no último dia 15 de julho, em Bastos (SP), município paulista que é o maior produtor de ovos do Brasil e é chamado desde os anos 1960 de Capital Nacional do Ovo. A competição, que é realizada desde a primeira Festa do Ovo, em 1948, gera grande expectativa e movimenta a avicultura da região. Neste ano, foram registradas 124 inscrições, sendo 53 na categoria Ovos Brancos, 44 em Ovos Vermelhos e 27 em Ovos de Codorna.
Na sempre muito concorrida categoria Ovos Brancos, o título de campeão em qualidade ficou com a Granja Paulo Ueyama; em Ovos Vermelhos – que foi especialmente competitiva neste ano - o título de campeão ficou com Marcelo Maki; e na categoria Ovos de Codorna, o campeão foi Kiyofumi Kuwabara.
Na Granja Ueyama, o resultado foi recebido com muita alegria e alguma surpresa, de acordo com Tadashi Donomai, técnico da empresa, responsável pela seleção do ovos inscritos no Concurso. “Eu montei as duas bandejas que tínhamos direito de inscrever, mas fiquei com algumas dúvidas em uma delas, justamente a que foi campeã”, conta Tadashi. Propriedade de médio a de grande porte na Capital do Ovo, a Granja Paulo Ueyama já foi campeã pelo menos uma vez no passado.
O avicultor Marcelo Maki, campeão na categoria ovos vermelhos, disse que ficou surpreso e muito feliz com o resultado. Ele foi campeão em qualidade pela primeira vez em 2012, quando venceu na categoria Ovos Vermelhos, marca que voltou a cravar no ano seguinte. Ele contou que assim que a notícia de sua vitória circulou, recebeu diversos telefonemas de clientes compradores de ovos. “Quando o ovo é campeão em Bastos, sempre atrai a atenção do mercado”, ressalta.
Na categoria ovos de codorna, ganhou o tradicional produtor Kiyofumi Kuwabara, que tem sua granja há 40 anos. Até 1991 ele só alojava aves poedeiras, quando resolveu diversificar. Gostou tanto da coturnicultura que passou a dedicar-se somente às codornas a partir de 2003. Hoje tem um plantel de 40 mil, e diz que a atividade nem sempre é fácil, mas prossegue firme, trabalhando em família. Ele lembra que no passado foi campeão por vários anos, algumas vezes consecutivas. Nos últimos anos, porém, não tinha conseguido pontuar no ranking. Mesmo assim, não deixou de participar e agora foi premiado como o melhor: é o campeão em Qualidade de Ovos de Codorna.
Veja o ranking completo das granjas classificadas nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna, no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015:
OVOS BRANCOS
1º colocado - Granja Paulo Ueyama – Campeã - Ave: Novogen White | Nutrição: Fatec
2º colocado – Granja Ono - Ave: Hisex White | Nutrição: Amicil
3º colocado - Granja Edson Yoshikawa - Ave: Dekalb White | Nutrição: Nucleopar
4º colocado - Granja Yorozuya - Ave: Hisex White | Nutrição: Amicil
5º colocado - Granja Marcelo Maki - Ave: Lohmann White | Nutrição: Uniquímica
6º colocado - Granja Walter Morio - Ave: Dekalb White | Nutrição: DSM
OVOS VERMELHOS
1º colocado - Granja Marcelo Maki – Campeã - Ave: Lohmann Brown | Nutrição: Uniquímica
2º colocado - Granja Paulo Ueyama - Ave: Novogen Brown | Nutrição: Fatec
3º colocado - Granja Ono - Ave: Hisex Brown | Nutrição: Amicil
4º colocado - Granja Tsunehiro Nakanishi - Ave: Hisex Brown | Nutrição: Nutron
5º colocado - Granja Katusuhide Maki - Ave: Novogen Brown | Nutrição: De Heus
6º colocado - Granja Katushiro Mizohata - Ave: Dekalb Brown | Nutrição: Fatec
OVOS DE CODORNA
1º colocado - Kiyofumi Kuwabara – Campeão - Ave: Vicami
2º colocado – Odair Dohashi - Ave: Vicami
3º colocado – James Nakanishi - Ave: Vicami
(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2015. Fotos: Teresa Godoy)