Bastos realiza hoje seu Concurso de Qualidade de Ovos 2013

Bastos realiza hoje seu Concurso de Qualidade de Ovos 2013

A expectativa é grande, pois a cada ano o concurso se revela mais competitivo, com ovos de alta qualidade e critérios de avaliação bem rígidos.

POLOS DO OVO

julho 17, 2013

0
../../arquivos/img/2013/7/405_860_conteudo_g.jpg
Critérios rígidos determinam os melhores ovos do Concurso de Qualidade

Hoje, 17 de julho, durante todo o dia, Bastos (SP), cidade do Oeste Paulista conhecida como Capital do Ovo, estará na expectativa de saber quem serão os campeões em Qualidade de Ovos deste ano. A disputa faz parte da cultura do município, que é conhecido no Brasil como Capital do Ovo desde os anos 1960.

Os organizadores do Concurso 2013 aguardam a inscrição de dezenas de avicultores de Bastos, Iacri e região; mas avicultores de todo o Brasil também podem se inscrever. As inscrições começam logo pela manhã e se encerram às 12h. Os juízes se reúnem às 13h para início do julgamento dos ovos, em casa anexa ao Pavilhão de Exposições do Recinto Kisuke Watanabe, na entrada principal da cidade. 

Destaque no mercado

Ao longo dos anos, conforme foi se solidificando a tradição da Festa do Ovo – o maior evento da avicultura de postura brasileira – e do Concurso de Qualidade de Ovos, que é realizado há cerca de 50 anos – a  busca por destacar-se no evento passou a ser um objetivo dos avicultores mais competitivos. Eles vêem na disputa uma oportunidade de destacar-se na comercialização de suas marcas de ovos, avançar no marketing de seus produtos, além, é claro, da satisfação de ser conhecido como um campeão em qualidade.

Como é o único concurso do tipo no Brasil e um dos poucos no mundo, é natural que os resultados chamem a atenção de todo o mercado da postura comercial. Além de troféus e alguns prêmios em produtos avícolas, o título de campeão em cada categoria coloca a granja campeã em destaque no mercado comprador. E sempre há a possibilidade do produtor trabalhar com a divulgação de sua marca campeã junto ao consumidor final, caso ele atue com o mercado varejista. 

Concurso é único no Brasil

O Concurso de Qualidade de Ovos que Bastos realiza há cerca de 50 anos é o único do gênero no Brasil e um dos poucos de que se tem notícia no mundo. Consiste em uma avaliação criteriosa de uma comissão de especialistas, que estudam os vários aspectos dos ovos inscritos, até se chegar às melhores amostras nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna.

Uma máquina japonesa que faz análise científica, através de raio laser, dos aspectos internos dos ovos, e mede a espessura da casca, também é utilizada para compor as notas que apontam os ovos campeões.

As granjas que se destacam nos primeiros lugares nas categorias e, principalmente, aquelas que são proclamadas campeãs, são festejadas pelo mercado, pois representam o avanço na produção desse alimento, um dos mais importantes para alimentação humana. 

Como é feito o julgamento

Nos tempos pioneiros, a seleção das melhores mostras de ovos e a escolha dos campeões, era feita informalmente, por pessoas que tinham experiência em campo, mas sem muitas regras. Ao longo dos anos foram sendo montados critérios de julgamento cada vez mais rígidos e, na última década, a disputa passou a contar com parâmetros bastante ajustados aos modernos padrões de qualidade de ovos reconhecidos cientificamente.

Hoje, um regulamento bastante criterioso baliza a decisão dos juízes, que são auxiliados pelas análises de uma máquina digital que faz a leitura a laser do conteúdo dos ovos. É a máquina japonesa Digital Egg Tester, tecnologia que  permite  medir a altura da clara e, assim, calcular com precisão a unidade Haugh, que é o parâmetro científico da qualidade interna do ovo de galinha. Além disso, a máquina também mede o peso do ovo, a cor da gema, a espessura e a resistência da casca.

O julgamento do concurso é feito por uma comissão composta por 12 juízes  especialistas – médicos veterinários e zootecnistas da postura, e pesquisadores da área - que avaliam os aspectos internos e externos, num trabalho que pode durar de 6 a 7 horas. Ao final das análises e testes, os cinco melhores classificados em ovos brancos e vermelhos e os três melhores na categoria codorna são anunciados.

Neste ano, a Comissão Julgadora é composta por: 

Ademir Moreira (Granja Planalto); Danilo Pereira (Unesp/Tupã); Fábio Henrique Pacanaro (Novogen); Fernando Venâncio (Mercoaves); José Roberto Medina Garcia (BR Nova); Mario Nihei (H&N Avicultura); Matheus Rodrigues Alves (Lohmann do Brasil); Nilce Maria Soares (Instituto Biológico – unidade de Bastos); Rafael  Kuiavski (Interaves); Ricardo Ito (Nutron/Grupo Provimi); Sérgio Abe (Amicil); Vitor Sperandio Arantes (Hy-Line do Brasil) e Paulo Sergio Ito (ATM Bastos) – operador da máquina Digital Egg Tester 

Comissão Organizadora é formada por jovens avicultores

Há cerca de 10 anos, visando passar a tradição do Concurso de Qualidade adiante, os organizadores do evento passaram a ser avicultores mais jovens da comunidade. Uma comissão municipal é constituída pela Prefeitura Municipal a cada ano para oficializar o evento como parte do calendário municipal.

Assim,de acordo com a portaria municipal de número 3.441/13, assinada em 17 de abril de 2013 pela prefeita de Bastos, Virgínia Fernandes, a Comissão Municipal do Concurso Qualidade de Ovos de 2013 está constituída da seguinte forma:

Presidente: Leonardo Yoshikawa; Vice-presidente: Dante Yuji Miyakubo; Tesoureiro: Christian Maki.

Membros: Alessandro Higashi, Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Daniel Kawamura, Diogo Uemura, Eduardo Yabuta, Fábio Ikeda, Fábio Murakami, Gilberto Ikeda, Henrique Maki, James Nakanishi, Jorge Hiroki Miyakubo, Luciano Ono, Luiz Hirai, Milton Mizuma, Orlando Matsuda, Paulo Yoshinobu Ueyama, Pedro Gohara, Rodrigo Ono, Sérgio Kenji Kakimoto e Wagner Robert Mizohata.

Bastos, a Capital do Ovo

Bastos é o município brasileiro com o maior volume de produção de ovos do país, conhecido pelo título de Capital do Ovo desde os anos 1960. Hoje, avicultores de Bastos têm granjas também em várias cidades da região, sendo que os maiores empresários avícolas locais já estenderam sua produção também para o Centro-Oeste brasileiro, buscando ficar mais perto do polo produtor de grãos, como o milho e a soja, fundamentais para a ração das galinhas poedeiras.

Bastos e região respondem por 48% da produção de ovos do Estado de São Paulo, e pelo menos 20% de toda a produção brasileira. As granjas de Bastos e região concentram 20 milhões de aves, produzindo 14 milhões de ovos por dia, o que resulta na impressionante marca de 166 ovos por segundo.

(A Hora do Ovo)

0 Comentários