Bastos proíbe visitas às granjas da Capital do Ovo

Bastos proíbe visitas às granjas da Capital do Ovo

Medida foi tomada nesta semana pelo Sindicato Rural de Bastos atendendo ao programa de prevenção à influenza aviária que está em vigor no Estado de São Paulo.

POLOS DO OVO

junho 17, 2015

0
../../arquivos/img/2015/6/882_2098_conteudo_g.jpg
Katsuhide Maki, falando aos avicultores no seminário sobre influenza realizado pela Secretaria de Agricultura de São Paulo

 

As visitas de qualquer natureza às granjas da região de Bastos, no Oeste Paulista, estão “proibidas incondicionalmente”, informou o Sindicato Rural de Bastos em nota aos avicultores da Capital do Ovo. A medida foi tomada nesta semana em reunião com os avicultores do município, que aprovaram por unanimidade a proibição de qualquer visita às granjas da região responsável pela maior produção de ovos do Estado de São Paulo e do Brasil.

No encontro, realizado no dia 12 de junho, no Sindicato Rural de Bastos, estiveram presentes dois renomados especialistas do setor avícola, a Dra. Masaio Mizuno Ishizuka e o médico veterinário José Roberto Bottura, diretor da Associação Paulista de Avicultura, a APA, que auxiliaram a entidade no debate dessa questão.

Em nota assinada aos avicultores associados ao Sindicato, o presidente da entidade, Katsuhide Maki, informa que a medida foi tomada atendendo ao programa de prevenção à influenza aviária posto em prática pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Governo do Estado de São Paulo, visando proteger os planteis paulistas de aves e ovos contra um possível surto de influenza aviária. Isso porque a doença atingiu a avicultura dos Estados Unidos com fortes consequências para os produtores norte-americanos.

Por causa da doença já foram exterminadas 47 milhões de aves, a maioria aves de postura, já que o maior surto se deu no estado de Iowa, principal produtor de ovos dos Estados Unidos.

A nota do Sindicato Rural de Bastos informa, textualmente:

“Em decorrência dos sucessivos surtos de influenza aviária nos Estados Unidos da América, que indicam estar fora de controle oficial e, da vigência do Plano Estadual de Prevenção da Influenza Aviária do Estado de São Paulo, os produtores de ovos reunidos no Sindicato Rural de Bastos, no dia 12 de junho de 2015, resolveram por unanimidade implementar medidas de biosseguridade, adicionando outras consideradas essenciais à proteção da saúde dos planteis avícolas. Objetivam desta forma garantir a continuidade da principal atividade econômica do município e sobretudo dos empregos gerados direta e indiretamente.

Com a proximidade da Festa do Ovo, quando o município recebe visitantes nacionais e internacionais, com o risco de serem carreadores de quaisquer agentes de doenças comprometedoras ao plantel avícola bastense, ficou decidido que, a partir da reunião ocorrida: PROIBIR INCONDICIONALMENTE AS VISITAS DE QUALQUER NATUREZA ÀS GRANJAS.

Esperamos contar com a compreensão e colaboração de todos em respeitar e acatar as decisões tomadas, para que Bastos continue a ser considerada a Capital Nacional do Ovo e de maior produção de toda a América do Sul.”

A nota é datada do dia 12 de junho de 2015 e assinada pelo presidente do Sindicato Rural de Bastos, o avicultor Katshide Maki.

Saiba mais sobre o Plano de Prevenção da Influenza Aviária do Estado de São Paulo e as ações que vêm sendo tomadas junto ao setor avícola paulista para proteger a produção de aves e ovos do Estado. Leia as reportagens neste site, nos links:

Defesa Agropecuaria aponta os riscos da influenza aviária em Bastos.

Em Bastos, secretário da Agricultura alerta para a influenza aviária.

(A Hora do Ovo, com informações da diretoria do Sindicato Rural de Bastos)

0 Comentários