Santa Maria de Jetibá é destaque no Globo Rural com avicultura líder no país

Santa Maria de Jetibá é destaque no Globo Rural com avicultura líder no país

Município que é o maior produtor de ovos do Brasil mereceu matéria completa sobre sua importante cadeia avícola desenvolvida na serra capixaba.

POLOS DO OVO

maio 16, 2022

0

Primeiro no ranking nacional de produção de ovos desde que os dados do Censo do Agropecuário do IBGE de 2017 foram divulgados (veja em IBGE indica que Santa Maria de Jetibá é o maior produtor de ovos do Brasil), o município de Santa Maria de Jetibá, na serra capixaba, foi o destaque no Globo Rural do domingo, dia 8 de maio, com extensa reportagem sobre a produção de ovos da região.

Numa reportagem muito bem-produzida e recheada de dados relevantes e com consistentes entrevistas, o Globo Rural do dia 8 de maio deste ano dedicou valiosos 15 minutos à avicultura de postura da produtiva e disciplinada Santa Maria de Jetibá, num destaque como há muito não se via para a atividade neste que é o principal programa de assuntos agropecuários do Brasil.

A reportagem mostrou a cadeia avícola e todos os benefícios que ela proporciona, tanto aos avicultores quanto aos cidadãos daquele município capixaba, assim como soube destacar como a alta produção, a produtividade, a qualidade e os recursos da postura comercial mantêm em alta a economia do município, gerando divisas para o Espírito Santo e consagrando a atividade de Santa Maria de Jetibá como a maior produtora de ovos do Brasil.

O nome da reportagem, Do ovo ao esterco: conheça a produção da capital do ovo no Brasil, mostrou como os produtores de hortaliças – forte segmento também no município – e a agricultura – como o café, uma das importantes culturas a destacar o Espírito Santo há algumas décadas – se fortalecem com o adubo orgânico produzido a partir do esterco das aves de postura.

A reportagem, do jornalista Edson Ferraz, fala também das dificuldades enfrentadas pelos avicultores em relação aos altos preços de insumos, além da crise geral no país, que têm levado dificuldades aos produtores para manter sua produção. Ele cita, inclusive, algumas granjas que deixaram de atuar no mercado por conta da crise na avicultura.

Enfrentando os desafios, como esse dos altos custos de produção, a pujante avicultura de Santa Maria de Jetibá segue crescendo, evoluindo e orgulhando os produtores e moradores do município.

Além dos desafios e das conquistas, a reportagem salienta o investimento em tecnologia em todos os setores, especialmente na biosseguridade e na qualidade do produto, o que tem garantido a evolução do segmento de maneira uniforme e crescente.

A produção de ovos de Santa Maria de Jetibá começou há cerca de 60 anos, com Erasmo Berger (foto no destaque), que levou do Rio de Janeiro, onde estudou, 550 pintainhas em um caminhão. A ideia era utilizar o esterco das aves como adubo para a agricultura. E da ideia inicial, que ganhou outros adeptos, nasceu uma produtiva atividade no município, que hoje chega ao topo do ranking de produção de ovos do país, com cerca de 16 milhões de aves poedeiras.

A produção de ovos, de 120 granjas, gera 9000 empregos diretos no município que hoje tem 42 mil habitantes e forte influência dos pomeranos, povo que emigrou da antiga Pomerânia, - região entre a Alemanha e a Polônia - para o Brasil nos idos do século XIX. Nas terras da serra capixaba, os descendentes dos pomeranos plantaram café e hortaliças e, num passado recente, chegaram à produção de ovos.

Foram entrevistados o avicultor pioneiro do município, Erasmo Berger; seu filho Renan e sua neta Brunelly; a secretária municipal de Agropecuária Rafaela Tesch; Nélio Hand, diretor executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES); o avicultor Erione Rangel; o médico veterinário Tarcísio Agostinho, da Coopeavi;  Egnaldo Andreata, agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá; a agricultora Ellizete Janssen; e Denilson Potratz, presidente da Coopeavi).

Os agricultores falam sobre um aspecto muito importante para o ecossistema local: o quanto o esterco das galinhas que compram das granjas e empresas especializadas em tratar o adubo chegam a eles já tratado e pronto para o uso na forte agricultura local – principalmente hortaliças, gengibre e café.

Confira na galeria abaixo, alguns takes da reportagem do Globo Rural (Imagens de Sandro Queiros).

Para assistir ao Globo Rural do dia 8 de maio de 2022 na íntegra, acesse:

GLOBO RURAL_GLOBO PLAY
OBS: esse link contém propaganda 

(A Hora do Ovo, com informações e imagens do Globo Rural/Sandro Queiros)



tag: Santa Maria de Jetiba , capital do ovo , Globo Rural , Lider em avicultura , Erasmo Berger , Nelio Hand , Coopeavi , Renan Berger ,

0 Comentários