Granjas associadas à Asgav estão regulares no PSA do Rio Grande do Sul

Granjas associadas à Asgav estão regulares no PSA do Rio Grande do Sul

A entidade informa que as 26 granjas que compõem seu quadro de associados receberam suporte técnico para adequar-se às medidas de sanidade exigidas pela IN 8.

POLOS DO OVO

maio 06, 2020

0

Depois de um trabalho intenso e de apoio aos associados, a Asgav orgulhosamente informa que as 26 granjas que atualmente compõem o quadro associativo da entidade estão regulares com o Programa Estadual de Sanidade Avícola da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

A diretoria da Associação Gaúcha de Avicultura resgata o trabalho feito junto a seus associados, lembrando que, a partir da publicação da Instrução Normativa número 8, em 17 de fevereiro de 2017, as granjas de postura comercial deixaram de ser uma exceção e entraram no grupo de estabelecimentos avícolas obrigados a adotar medidas de biosseguridade e registrar suas instalações junto ao Programa Estadual de Sanidade Avícola de seu estado.

A entidade gaúcha dos avicultores informa que “a partir dessa data, uma série de adequações que exigiram investimentos financeiros e ajustes nos procedimentos, bem como capacitação de pessoal, foram necessárias para abranger as regras de biosseguridade previstas para a realização do registro”. A diretoria da Asgav salienta que, “mais do que uma exigência legal, a adoção de práticas, procedimentos e infraestrutura convergem para um sólido programa de biosseguridade que resguarda a sanidade dos planteis avícolas.”

O Rio Grande do Sul tem sido um exemplo na busca por mais qualidade nas granjas, seja pelo trabalho realizado permanentemente pela Asgav, seja através, também, do Programa Ovos RS, que alia técnica, biosseguridade e qualidade do ovo. “A Asgav acompanhou e deu suporte técnico a todos os seus associados ao longo desse período de adequações, pois compreende a importância de manter o status sanitário da avicultura brasileira e também a importância econômica e social dos estabelecimentos de postura comercial”, argumenta a entidade.

A questão do status sanitário é fundamental em todos os polos de produção de ovos e, especialmente no Rio Grande do Sul, a geografia da produção de ovos e frango tem um perfil especial, que merece ser considerado. Segundo a Asgav, as granjas de produção de ovos de consumo permeiam as regiões de produção de frangos de corte e de granjas de genética. “Por mais que a postura comercial não possua expressividade nas exportações, a sanidade do plantel avícola brasileiro e o acesso aos mais de 140 países que adquirem a carne de frango do Brasil dependem da sanidade de todo o segmento avícola”, pontua a entidade.

Cuidando da postura, as lideranças avícolas do Rio Grande do Sul também cuidam da produção genética e de frango de corte. Assim, "as medidas de biosseguridade mitigam o risco de introdução e disseminação de patógenos, as aves ficam mais saudáveis, produzem com maior eficiência e qualidade, além de terem seu bem-estar sanitário respeitado”, destaca a Asgav, concluindo: “O ovo é o segundo alimento nutricionalmente mais completo para a alimentação humana, possuindo diversos benefícios inclusive para a nossa imunidade, tão necessária nesses tempos de pandemia. Produzir ovos de qualidade e inócuos, a partir de aves bem tratadas e saudáveis, é o principal objetivo da postura comercial.”

São as seguinte as granjas que estão regulares com o Programa Estadual de Sanidade Avícola da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul. Catorze delas também integram o Programa Ovos RS, da Asgav.

Aviário Coppeti (Ijuí)

Granja Elisabete (Flores da Cunha) – Programa Ovos RS

Ovos Nienow (Alto Feliz) – Programa Ovos RS

Bampi Ovos (Farroupilha) – Programa Ovos RS

Avícola Petry (Salvador do Sul) – Programa Ovos RS

Granja Gipan (Caxias do Sul) – Programa Ovos RS

Granja Valite (Westfália)

Granja Vô Urbano (Salvador do Sul)

Comercial de ovos Horst (Westfália)

Granja Augusta (Cruzeiro do Sul)

Granja Nicolini (Garibaldi) – Programa Ovos RS

Naturovos (Salvador do Sul)

Granja Stragliotto/Grupo Faria (Farroupilha) – Programa Ovos RS

Granja Elemar Willrich (São Pedro da Serra)

Ovos J Júnior (Morro Reuter) – Programa Ovos RS

Granja Canarinho (Salvador do Sul) – Programa Ovos RS

Ovos Filippsen (Morro Reuter) – Programa Ovos RS

Ovos Prata (Nova Prata) – Programa Ovos RS

Granja Nutriovos (Cruzeiro do Sul)

Granja Dezanetti (Antônio Prado)

Granja Cageri (Lajeado) – Programa Ovos RS

Ovos Primavis (Cruzeiro do Sul) – Programa Ovos RS

Granja Dois Irmãos (Teutônia)

Granja Verona (Veranópolis)

Granja Lothário Wiebusch (Teutônia)

Granja Centenário (Antônio Prado) – Programa Ovos RS

Saiba mais sobre a biosseguridade em granjas e seus benefícios para o consumidor no site do Programa Ovos RS. 

(A Hora do Ovo, com informações e foto do setor de comunicação da Asgav)

tag: Asgav , Associação Gaúcha de Avicultura , Programa Ovos RS , sanidade , programa de sanidade avícola ,

0 Comentários