Confirmado primeiro foco de influenza aviária em aves domésticas no ES

Confirmado primeiro foco de influenza aviária em aves domésticas no ES

O Governo do Espírito Santo atualizou informações sobre a gripe aviária no estado neste dia 27 de junho; MAPA também confirmou o caso em território capixaba.

POLOS DO OVO

junho 28, 2023

0

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo informou, neste dia 27 de junho, que foi confirmado o primeiro foco positivo para influenza aviária (H5N1) em aves de subsistência (domésticas) no Espírito Santo. A doença foi confirmada em um pato e um ganso de propriedade localizada no município da Serra, na região metropolitana da capital Vitória.

Esse é o primeiro foco detectado em aves domésticas em criação de subsistência desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio deste ano.

Segundo nota da SEAG-ES, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) “está adotando as medidas de controle e erradicação do vírus no foco, além de reforçar as ações de vigilância clínica nas áreas do entorno, em um raio de até 10km. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas.”

A secretaria também informa: “É importante ressaltar que a ocorrência do foco em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”. Dentro desse quadro, a pasta da Agricultura e Pecuária capixaba alerta que “todas as suspeitas de influenza aviária em aves domésticas ou silvestres, incluindo a identificação de aves com sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita, devem ser notificadas imediatamente pelo e-Sisbravet, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br). O contato direto, sem proteção adequada, com aves doentes ou mortas deve ser evitado pela população”, conclui o órgão governamental.

Também o Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nota ontem, dia 28 de junho, informando a confirmação do foco de influenza no município de Serra, no Espírito Santo. A nota pode ser lida na íntegra no link: MAPA confirma primeiro foco de influenza aviária em ave de subsistência no Espírito Santo.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, “atualmente, o Brasil conta com 50 focos de IAAP detectados em aves silvestres, nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As atualizações sobre os focos, bem como quais espécies afetadas podem ser consultadas no Painel BI, disponibilizado pelo Mapa.”

FOCO NÃO GERA ALTERAÇÃO NO STATUS SANITÁRIO DO BRASIL, DIZ ABPA

A ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, emitiu nota em suas redes sociais, informando que o registro de Influenza Aviária em ave doméstica no Espírito Santo não gera qualquer alteração no status do Brasil como livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que a produção comercial segue sem qualquer registro.

“Não se espera, portanto, que ocorram quaisquer alterações no fluxo das exportações brasileiras. Também não há qualquer risco ao abastecimento de produtos”, anunciou a ABPA. A entidade ressaltou, ainda, que, segundo todos os órgãos de saúde internacionais, não há qualquer risco no consumo dos produtos.

“Por fim, a ABPA destaca que os protocolos sanitários mantidos pela avicultura industrial do Brasil mantêm-se nos mais elevados padrões de biosseguridade, preservando as unidades produtivas perante a enfermidade.”

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de Comunicação da Seag-ES e MAPA. Foto ilustração: wirestock/freepik)

 

tag: influenza aviaria , Espirito Santo , aves de subsistencia , aves domesticas , AVES , MAPA , SEAG-ES ,

0 Comentários