Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos agora é estadual

Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos agora é estadual

A evolução do tradicional evento bastense para Concurso Estadual foi anunciada na Agrishow 2024, pela Secretaria da Agricultura de SP e Sindicato Rural de Bastos.

POLOS DO OVO

maio 08, 2024

0

Pioneira em realizar concursos para mensurar a qualidade dos ovos, a avicultura de Bastos firmou parceria com o Governo do Estado de São Paulo para estadualizar o Concurso. Para isso, terá o apoio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, apoio logístico da CATI para tornar o evento de âmbito estadual, e também apoio da APA, a Associação Paulista de Avicultura.

O primeiro Concurso nesses moldes será em 9 de julho.

O anúncio foi feito pela presidente do Sindicato Rural de Bastos, avicultora Cristina Nagano, no dia 2 de maio, durante o Agrishow 2024, em Ribeirão Preto (SP). A Hora do Ovo foi a mídia especializada que testemunhou esse momento histórico em que o tradicional Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos – iniciado em 1948 pelos imigrantes japoneses que fundaram Bastos há 95 anos - passou a ser estadual. O anúncio foi feito durante encontro especial promovido em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo. Na ocasião, Cristina Nagano, que também é presidente da Câmara Setorial de Ovos e Derivados do Estado de São Paulo, falou a avicultores e técnicos presentes no auditório do IAC Cana, em Ribeirão Preto, explicando a importância que o tradicional concurso ganha ao ampliar seu raio de ação para todas as regiões do Estado de São Paulo.

O evento acontecerá no dia 9 de julho, dentro da Programação da Festa do Ovo de Bastos 2024, com mudanças, tanto no regulamento quanto na estrutura e forma do julgamento, para que permita igualdade de condições entre todas as granjas participantes, mesmo os mais distantes do município. Para isso, já há algum tempo a comissão organizadora do Concurso tem tido tratativas com a CATI para estruturar as mudanças necessárias tanto no regulamento do evento quanto nas definições logísticas.

CRISTINA_JOSE_EDSON
Cristina Nagano com o Secretário da Agricultura, Edson Alves Fernandes (à direita), e o coordenador das Câmaras Setoriais de São Paulo, José Carlos de Faria Júnior: lançando o Concurso Estadual de Qualidade de Ovos

A ideia é que as amostras de ovos a serem inscritas sejam recebidas em cada escritório da CATI e enviada para Bastos com todos os critérios necessários para que os ovos cheguem preservados para a inscrição no evento e em igualdade de condições de competição. Para isso, haverá um regulamento bem explícito sobre dia e horário de coletas e formas de transporte até o local das análises das amostras dos ovos inscritos. “Isso vai possibilitar que tenhamos, este ano, produtores de todo o estado participando do Concurso Estadual de Qualidade de Ovos”, adianta Cristina, já destacando o novo nome da competição que tem mais de 60 anos e é um orgulho para os avicultores do Oeste Paulista.

VALORIZAÇÃO DO OVO DE SÃO PAULO

A presidente do Sindicato Rural de Bastos, entidade que assina a organização do Concurso, considera que a participação dos avicultores das diversas regiões de São Paulo dará ainda maior valor ao ovo paulista. “Esperamos que o ovo paulista ganhe ainda maior valor com esse destaque, que se valorize o trabalho dos produtores e que tenhamos uma vitrine para mostrar que o ovo produzido no Estado de São Paulo tem qualidade e tem valor”.

Segundo Cristina, a ideia de ampliar o Concurso para outras regiões paulistas já havia sido aventada anteriormente, mas esbarrava nas dificuldades com a logística para os avicultores de municípios mais distantes. A solução chegou com a parceria feita com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A estrutura da pasta e o apoio fundamental dos escritórios da CATI espalhados pelo estado permitirão a logística que faltava para tornar o Concurso um evento de âmbito estadual. “A secretaria traz esse apoio importante, permitindo que possamos viabilizar o envio das amostras de granjas de outras regiões para Bastos, onde acontece o concurso”, explica Cristina Nagano.

UM EVENTO AGREGADOR E MAIS PRÓXIMO DO CONSUMIDOR

O encontro realizado no dia 2 de maio, durante o Agrishow 2024, contou com a presença de Edson Alves Fernandes, Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que destacou a importância do ovo como alimento e, em especial, como produto de alto valor da cadeia produtiva do Estado de São Paulo. Em sua participação no lançamento do Concurso Estadual de Qualidade de Ovos, o titular da pasta de agricultura colocou-se à disposição para auxiliar nas demandas do segmento de ovos e exaltou a presença dos produtores paulistas presentes, representantes de uma força produtiva que coloca São Paulo como maior produtor de ovos do Brasil.

Também presente ao encontro, no auditório do IAC Cana, em Ribeirão Preto, Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo; Ricardo Pereira, coordenador da CATI no Estado de São Paulo; e José Carlos de Faria Júnior, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

LANÇAMENTO-PARCEIROS-1
No lançamento do Concurso Estadual, também, Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo (ao lado de Cristina Nagano) e Ricardo Pereira, coordenador da CATI: parcerias fundamentais para a realização do evento, em julho.

Ricardo Pereira, coordenador da CATI, se disse orgulhoso por poder colaborar com a logística para ampliar o raio de ação do Concurso de Qualidade de Bastos, tornando-o estadual. “Nós vamos receber as amostras, acondicionar corretamente e nossa equipe vai transportar de forma adequada”, explica.

A CATI, Coordenadora de Assistência Técnica Integral, é responsável pela assistência técnica e extensão rural, com práticas de desenvolvimento do agronegócio, de acordo com a realidade de cada região do Estado de São Paulo. O coordenador explica que a própria CATI vai divulgar o concurso junto aos produtores de ovos das regiões onde atua. São Paulo tem 645 municípios, sendo que, em 600 deles a CATI está presente por meio das Casas da Agricultura (CAs).

Entusiasmado com o projeto, Ricardo Pereira aposta no sucesso dessa nova fase do Concurso de Qualidade de Ovos. “Nós abraçamos essa ideia e temos certeza de que vai ser um sucesso”, confirma.

José Carlos de Faria Júnior, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, também comemora o Concurso de Qualidade de Ovos, agora em âmbito estadual. “É uma ideia super agregadora para a cadeia do ovo pois vai agregar conhecimento, vai agregar mídia e vai agregar, naturalmente, ainda mais qualidade”, avalia. Ele ressalta que a Secretaria da Agricultura paulista já organiza dois concursos de sucesso no estado: o concurso do café e o da cachaça.

Assim como a competição de ovos, o concurso do café começou organizado por cooperativas e associações. Nos últimos dois anos se tornou estadual, integrando todos os produtores paulistas. A primeira edição realizada em âmbito estadual, em 2022, contou com 189 amostras inscritas; já em 2023, o número foi para 328. Os organizadores esperam atingir 500 amostras, este ano, no final de maio.

Há outro fator muito importante: a ampliação do Concurso deverá alavancar a avicultura de postura no Estado. E quem fala é mais uma vez José Carlos de Faria Júnior, coordenador das Câmaras Setoriais: “Poderemos conhecer novos produtores, novas marcas, conhecer novas regiões produtoras, porque São Paulo é muito grande, é um estado muito empreendedor, a agricultura aqui é muito verticalizada. Estamos no maior mercado consumidor do país e, muitas vezes, o consumidor não conhece onde esses produtos são feitos; ficam surpresos ao saber que eles são produzidos aqui. Os concursos sempre têm esse viés de qualidade e de divulgação dos produtos, levando o produto para mais perto do consumidor”, aponta.

O coordenador das Câmaras Setoriais argumenta que concursos de qualidade, como o de Bastos, vêm, num primeiro momento, premiar aqueles que fazem um bom trabalho e, num segundo momento, divulgar esse resultado. “O concurso mostra essa qualidade e esse segmento para um público que não tem conhecimento sobre isso. Ao consumir um produto, o consumidor fica sabendo que está ajudando a fomentar uma região do Estado; e o produtor se sente valorizado e reconhecido com isso.”

UM PASSO PARA O SELO “OVO DE SÃO PAULO”

Cristina Nagano conta que esse novo formato do concurso é, também, uma semente para um projeto de criação do Selo de Ovos São Paulo, como já existe em outros setores produtivos, como o café e a cachaça, ambos produtos paulistas de valor agregado com o selo de qualidade destacando o produto. “A ideia vai gerar benefícios para todos os produtores do Estado de São Paulo”, argumenta a presidente da Câmara Setorial de Ovos e Derivados do Estado.

Também integra esse projeto o livro Ovos de SP: As Histórias dos Produtores de Ovos de São Paulo, que vai mapear e contar a história dos produtores de ovos do estado, destacando a diversidade e a riqueza da avicultura paulista. “Esperamos que esse material seja utilizado para divulgar cada vez mais os produtores, para podermos gerar mais negócios e mostrar a organização da cadeia avícola paulista”, sinaliza Cristina.

Maiores informações sobre o novo Concurso Estadual de Qualidade de Ovos podem ser obtidas junto ao Sindicato Rural de Bastos no link: sindicatoruralbastos.com

(A Hora do Ovo, com reportagem, texto e fotos de Teresa Godoy)

tag: Concurso de Qualidade de Ovos , Bastos , Sindicato Rural de Bastos , Cristina Nagano , Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo , CATI , Casa de Agricultura ,

0 Comentários