Bastos realiza sua 1ª. Semana do Ovo de 7 a 12 de outubro

Bastos realiza sua 1ª. Semana do Ovo de 7 a 12 de outubro

Tradicional núcleo de produção de ovos do país, o município promove, pela primeira vez, a comemoração ao produto que alimenta a economia regional.

POLOS DO OVO

setembro 26, 2019

0

A Capital do Ovo do Brasil, o município de Bastos, no interior de São Paulo, realiza sua primeira Semana do Ovo. A promoção acontece entre os dias 7 e 12 de outubro e é uma iniciativa do consultor de marketing e produtor cultural Tiago Henrique, em parceria com avicultores da região. A iniciativa realizada em um dos maiores polos produtores de ovos do país também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bastos, conforme explica o idealizador da ideia.

“O objetivo da comemoração ao Dia Mundial do Ovo é promover os benefícios do ovo para a saúde, por meio de palestras com nutricionista, concurso cultural e shows”, destaca Tiago Henrique. Ele ressalta que haverá diversas ações durante a Semana do Ovo de Bastos, entre elas, palestras nas escolas do município e nas universidades da região. O nutricionista Marlon Iorio estará à frente das palestras, apresentando a importância do ovo para a alimentação e a saúde.

Na internet, a divulgação do evento já começou, com vídeos, banners digitais e reportagens falando sobre o ovo e seus benefícios. Tiago Henrique conta que haverá também o apoio de material impresso, como fôlders e cartazes, que serão distribuídos gratuitamente, apresentando receitas e curiosidades sobre a produção de ovos de Bastos, a segunda maior do Brasil.

Na programação, ainda, um concurso cultural, que teve início nas escolas, contemplando os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os alunos estão sendo incentivados a escrever um texto falando sobre o ovo e seus benefícios. Uma banca de jurados irá avaliar os textos e o autor do melhor texto ganhará um tablet, sendo um ganhador da escola pública estadual e um ganhador da escola particular.

Abrindo a Semana do Ovo à participação da comunidade acontecerá um show, a ser realizado na Praça Kunito Myasaka, a Praça do Ovo, no dia 12 de outubro, a partir das 19 horas. O evento terá apresentação do Taiko da Acenba (Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos) com o grupo Shouryuu Daiko. Na ocasião também será entregue a premiação aos melhores textos do concurso cultural. O encerramento será feito com show do grupo Amigos do Samba. 

Tiago Henrique explica que o evento contará também com praça de alimentação com receitas exclusivas feitas com ovos, cuja renda será destinada às entidades participantes. Está confirmada, até agora, a participação do Grupo de Combate ao Câncer – Anjos da Vida, e da Associação de Judô de Bastos.

“Sem dúvida será um evento bonito, com foco na divulgação do ovo e no social, colaborando com as entidades de Bastos, além de incentivar a cultura do ovo para os estudantes da região e para a comunidade local”, afirma o organizador.

A 1ª. Semana do Ovo de Bastos conta com o apoio da Prefeitura Municipal e, até o momento, com o patrocínio das empresas Socel, Dilucs Solar, Granja Kakimoto, Granja Nakanishi e Cia da Codorna, Granja Yabuta, Granja Uemura, Granja Miyakubo, Ovos Yoshikawa, Ovos Top, Artabas e Uniquímica.

Os interessados em participar como patrocinadores da primeira edição da Semana do Ovo de Bastos podem entrar em contato com Tiago Henrique pelo celular (14) 99721 7253.

A Semana do Ovo no país já se tornou uma tradição e nasceu pela iniciativa do Instituto Ovos Brasil, entidade que promove o ovo como alimento com diversas ações pelo país.

O objetivo da Semana do Ovo é ampliar a comunicação sobre o potencial nutritivo do ovo e destacar como esse é um alimento muito importante para a alimentação humana.

O Dia do Ovo foi criado pelo International Egg Commission (IEC) – órgão sediado no Reino Unido - que promove o alimento internacionalmente. A proposta inclui conscientizar a população sobre os benefícios do alimento.

Em 2019, o IOB e seus parceiros pretendem fazer uma grande mobilização nacional com uma divulgação ainda maior sobre o ovo no dia 11 de outubro. 

A CAPITAL DO OVO E A PRODUÇÃO AVÍCOLA

Fundado por imigrantes japoneses, nos anos 1920, Bastos, no Oeste Paulista, é considerado um dos principais polos de produção de ovos do Brasil. Segundo o Sindicato Rural do município, em 2018 a região produziu mais de 21 milhões de ovos por dia.

O município e sua microrregião contam hoje com um plantel de mais de 32 milhões de poedeiras sendo o maior produtor de ovos no Estado de São Paulo, com 36% do total paulista.

A produção de ovos in natura, líquidos, congelados, em pó e de aves de descarte em Bastos gera 4 mil empregos diretos e 8 mil indiretos na avicultura.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da organização da 1ª. Semana do Ovo de Bastos)

tag: Bastos , Semana do Ovo de Bastos , Instituto Ovos Brasil , IOB , Tiago Henrique , Capital do Ovo ,

0 Comentários