Asgav dá início ao projeto de certificação do Programa Ovos RS

Asgav dá início ao projeto de certificação do Programa Ovos RS

Equipe do programa promove reunião de abertura das atividades para o desenvolvimento de certificadora da qualidade de ovos.

POLOS DO OVO

fevereiro 04, 2020

0

A Asgav deu o segundo passo para a criação de um programa de certificação que levará ainda maior aprimoramento à qualidade no setor de produção de ovos gaúcho. A equipe do Programa Ovos RS se reuniu na sede da Associação Gaúcha de Avicultura, em Porto Alegre, no dia 31 de janeiro, com parceiros, técnicos, avicultores e patrocinadores, dando o pontapé inicial da criação de um conselho consultivo que trabalhará na implantação desse novo programa.

Ao lado da Asgav está o Instituto de Alimentos do SENAI-RS, instituição com a qual a entidade assinou um termo de intenções para desenvolver esse projeto. A parceria foi firmada em dezembro, em encontro especial com a equipe da Asgav/Ovos RS e o Senai/RS. Saiba mais sobre esse evento na matéria Ovos RS firmam parceria com SENAI-RS para programa de certificação.

“Idealizamos esse projeto de certificação, pois constatamos a evolução expressiva dos estabelecimentos que participam do Programa Ovos RS ao longo dos últimos 7 anos”, explica José Eduardo Santos, diretor executivo da Asgav e coordenador do Programa Ovos RS. Dirigindo a reunião entre os parceiros, no dia 31 de janeiro, Santos comentou que haverá o maior empenho da Asgav para mais essa atividade que visa acelerar a obtenção de incrementos e diferenciais que impulsionem o setor rumo à expansão nas exportações e qualidade constante no alimento ovo.

O coordenador do Programa Ovos RS explicou que, ao longo de 2019 foram reunidas informações importantes para a formatação desse projeto. “Houve tratativas com o Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas para que participasse da elaboração dessa metodologia e, posteriormente, conduza os trabalhos de certificação”.

Em 2020 serão conduzidas as etapas de construção do escopo de avaliação com as contribuições do comitê consultivo e validação dos organismos oficiais de regulamentação do setor, bem como formação de equipe de consultores e auditores.

“Nosso cronograma para desenvolvimento desse projeto é longo, pois pretendemos construir escopos de avaliação que atendam às normativas nacionais vigentes e o que preconizam os órgãos e instituições internacionais para a produção de ovos em diferentes sistemas de criação”, explicou o coordenador, afirmando que, “a partir de 2021, teremos no mercado um serviço capaz de averiguar as boas práticas de criação, o bem-estar e a sanidade das aves, assegurando ao consumidor um produto de qualidade e que respeita todos os critérios estabelecidos para cada um dos diferentes sistemas de produção de ovos.”

A certificação poderá contemplar estabelecimentos de outras regiões do país e já tem consultas para possível participação.

Participaram da primeira reunião para debater o novo programa de certificação, no dia 31 de janeiro, representantes de produtores, responsáveis técnicos, representantes de empresas e pesquisadores ligados à postura comercial, bem como equipe do Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas.
Além do coordenador José Eduardo dos Santos e de Raquel Melchior, consultora técnica do Programa Ovos RS, estiveram na sede da Asgav, em Porto Alegre, Alessandra Sella, médica veterinária responsável técnica e representante DSM no Rio Grande do Sul; Flávio Renato Silva, médico veterinário responsável técnico pela Naturovos; Fernando Panizzi Sartor, médico veterinário responsável técnico pela Ovos Nienow; Felipe Fagundes, gerente nacional avicultura da Alltech; José Francisco Miranda, gerente regional Latam da DSM; João Dionísio Henn, doutor em Zootecnia, analista A na Embrapa Suínos e Aves; Paula Gabriela S. Pires, Doutora em Zootecnia, pós-doutoranda na University of California – Davis; Raul Filippsen, diretor-proprietário da Ovos Filippsen; Silvia de Carli, médica veterinária, doutorando Ciências Veterinárias na UFRGS; Vanessa Mirela Novatzki, técnica em alimentos, controle de qualidade da Bampi Ovos; Amanda Queiroz, engenheira de alimentos do Senai; e Tânia Menegol, técnica em alimentos do Senai/RS.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de comunicação da Asgav/Programa Ovos RS)


tag: Asgav , Programa Ovos RS , Certificacao Ovos RS , Senai RS , Jose Eduardo dos Santos , Raquel Melchior ,

0 Comentários