“Conbrasul se tornou um espaço legítimo de construção de soluções e de união do setor”
É assim que o executivo José Eduardo dos Santos define o sucesso do evento que debate a avicultura de postura no formato de conferência entre líderes.
A Conbrasul Ovos, que começa neste domingo, 1º de junho, em Gramado (RS), abriu um novo canal de propostas e debates para a avicultura de postura brasileira. Nascida no Rio Grande do Sul em 2017 pelas mãos da Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, a Conbrasul Ovos chega à quinta edição com a maturidade dos grandes eventos. Os desafios têm sido muitos no segmento desde que a entidade gaúcha passou a promover o evento, sempre realizado em Gramado, na serra gaúcha, de dois em dois anos.
Um alcance cada vez maior, uma pauta sempre conectada com as demandas e desafios do segmento de postura brasileiro, inovação e integração da cadeia avícola. Esses são alguns dos pilares da Conbrasul Ovos ao longo de quatro edições. Ao chegar à 5ª edição em 2025, a Conferência Brasil Sul de Produção de Ovos comemora o importante espaço que conquistou junto à cadeia avícola de postura de todo o país. “A Conbrasul Ovos nasceu da necessidade de reunir os principais elos da cadeia produtiva da indústria e produção de ovos para discutir os desafios, oportunidades e o futuro do setor no Brasil e no mundo”, define José Eduardo dos Santos, o executivo que preside a Asgav e está à frente de projetos importantes para a avicultura gaúcha (foto no destaque). Para ele, a proposta da Conbrasul sempre foi oferecer um ambiente técnico, estratégico e de alto nível para troca de experiências, atualização de conhecimento e fortalecimento das relações institucionais e comerciais. “Além disso, queríamos dar visibilidade ao papel fundamental da avicultura de postura na segurança alimentar e na economia nacional.”
Os desafios não foram poucos, mas, para um ariano típico, como Eduardo, esse é exatamente o combustível para avançar e crescer. “Organizar uma conferência desse porte exige planejamento, dedicação e o envolvimento de muitos parceiros”, diz ele, colocando entre os principais desafios a captação de patrocínios, a definição de uma programação técnica relevante e atualizada e a logística para receber participantes de diferentes regiões do país e até do exterior. Também é necessário um trabalho constante de articulação com lideranças do setor, autoridades e entidades. “E, nos últimos anos, ainda, enfrentamos o impacto da pandemia e, mais recentemente, questões relacionadas a eventos climáticos e à sanidade animal que exigiram sensibilidade e resiliência da equipe organizadora”, ressalta.
Chegar à 5ª edição da Conbrasul, portanto, é motivo de orgulho e confirmação de que o evento se consolidou como um dos mais importantes da avicultura da indústria de produção de ovos no Brasil. Esse é o pensamento do líder José Eduardo. “A cada edição”, analisa, “conseguimos ampliar o alcance, a qualidade dos debates e o engajamento dos participantes. É gratificante ver que a Conferência se tornou um espaço legítimo de construção de soluções e de união do setor. A maturidade e a representatividade que o evento alcançou reforçam nosso compromisso de continuar promovendo conhecimento, inovação e integração para fortalecer ainda mais a avicultura de postura brasileira.”
A Conbrasul 2025 prossegue até o dia 3 de junho, com intensa programação. Confira em: Programação Conbrasul 2025
(A Hora do Ovo. Publicado originalmente na revista A Hora do Ovo 134, lançada durante a Conbrasul Ovos 2025. Foto: divulgação Asgav)
tag: Conbrasul Ovos , Asgav , Jose Eduardo dos Santos ,