Yamasa chega a importantes mercados avícolas do mundo

Yamasa chega a importantes mercados avícolas do mundo

Abrindo fronteiras internacionais, empresa brasileira conquista mercados na Turquia e Belize e amplia participação na Espanha.

Ovonews

julho 27, 2012

0
../../arquivos/img/2012/7/69_254_conteudo_g.jpg
Máquinas Yamasa chegam à Turquia, com o Grupo Beyza

A classificadora CHS 30.600 da Yamasa está funcionando desde abril numa das maiores granjas da Turquia, o Grupo Beyza. Em Belize, na América Central, uma cooperativa que reúne 84 famílias de produtores rurais apostou na primeira máquina classificadora e embaladora de Spanish Lookout, cidade-sede da cooperativa Country Foods. Na Espanha, o sucesso da embaladora de ovos de codorna não para de crescer.

Quando a responsável pelo marketing da Yamasa chegou a Adana, cidade da Turquia, já no saguão do aeroporto surpreendeu-se com a marca da empresa que iria visitar. Um painel de publicidade bem produzido mostrava com destaque um dos produtos do grupo Beyza, que, além de ovos, produz carne de frango e tem incubatório e abatedouro próprios. A viagem de Elisabeth Yamasaki e do técnico montador Everton Guardia para Adana aconteceu em abril e marcou, definitivamente, a entrada da marca brasileira no território que divisa a Europa da Ásia.

A missão dos dois profissionais era bastante objetiva, ainda que causasse uma certa inquietação. Era a primeira vez que a equipe Yamasa entregava um produto em um país tão distante, não só geográfica como culturalmente. Um desafio iniciado pelos próprios clientes, que estiveram em visita à fábrica da empresa em Rinópolis (SP), no ano passado, para conhecer as máquinas classificadoras e embaladoras de ovos. Gostaram do que viram e compraram uma classificadora de ovos CHS 30.600, com cinco embaladoras. Trata-se da primeira máquina brasileira na granja de postura comercial do Grupo Beyza.

Elisabeth conta que a montagem e o ajuste do equipamento na empresa turca aconteceu sem imprevistos, com todos os envolvidos no processo muito interessados em aprender como é o funcionamento da máquina e como mantê-la em perfeito estado. “Ficamos muito satisfeitos com o interesse deles em otimizar ao máximo o treinamento que oferecemos. São clientes muito organizados”, elogia Elisabeth Yamasaki.

Com várias granjas de corte e postura em Adana – quinta cidade da Turquia – o Grupo Beyza chegou até a fábrica da Yamasa depois de pesquisar bastante. O objetivo era adquirir uma máquina que fosse de fácil manuseio, resistente e econômica. E foi exatamente isso que, orgulhosamente, a Yamasa entregou naquela bonita histórica cidade do Sul da Turquia, que figura agora no roteiro da Yamasa, com chances importantes de ampliar os investimentos. É que os executivos do grupo Beyza estão acertando um acordo que permitirá à empresa turca tornar-se representante comercial da marca Yamasa naquele país.

Em Belize, a tecnologia chega à Country Foods

../../arquivos/img/2012/7/69_252_conteudo_g.jpg
Em Belize, na América Central, atendendo produtores da Country foods

Depois de uma semana acompanhando a montagem da máquina em Adana, Elisabeth Yamasaki seguiu direto para um país totalmente diferente, com belas praias caribenhas. Ela foi para Belize, na América Central, na fronteira com o México. A missão era a mesma: entregar uma CHS 30.600, a primeira máquina Yamasa naquele país.

A compra foi realizada por uma cooperativa de produtores, a Country Foods, formada por membros de uma colônia Menonita, uma comunidade de protestantes ortodoxos criada ainda no século XVI, na Holanda, que por perseguições religiosas ao longo da história se espalharam pelo mundo em pequenos grupos. Com costumes rígidos, mas sempre muito simpáticos e interessados, os membros da Country Foods receberam a Yamasa com expectativa.

Eles conheceram a tecnologia da Yamasa há dois anos, na Feira de Atlanta, nos Estados Unidos, e gostaram principalmente da simplicidade do funcionamento da classificadora e sua fácil manutenção. Essas qualidades, aliadas à durabilidade do material com que são montados os equipamentos – em aço inox –, fizeram a comunidade optar pela marca brasileira, que agora está fazendo sucesso em Spanish Lookout, cidade-sede da Country Foods. Os novos clientes Yamasa já negociam, inclusive, alguns acessórios da máquina, como os alimentadores automáticos, visando agilizar ainda mais o trabalho na sala de ovos.

Na Espanha, mais embaladoras de ovos de codornas

../../arquivos/img/2012/7/69_253_conteudo_g.jpg
A embaladora de ovos de codorna da Yamasa na sala de ovos do Grupo Urgasa

Depois de Belize, a escala da equipe Yamasa foi a Espanha, na região da Catalunha. A tarefa agora era entregar uma máquina embaladora de ovos de codorna, a EOC-18.24, para o grupo Urgasa, um dos líderes europeus em produção de ovos e carne de codorna, além de aves de caça. Um grupo de executivos da empresa conheceu a máquina em funcionamento na Granja Yabuta, em Bastos (SP), no segundo semestre de 2011, e se interessou. Mas a definição da compra aconteceu após os executivos visitarem a Granja Codornices Villagrasa, a primeira naquele país a adquirir a EOC-18.24. Ao verem in loco que o equipamento está perfeitamente adaptado às condições de produção do país e verificarem sua eficiência, decidiram-se de vez pela compra de uma primeira máquina Yamasa.

Ao que tudo indica, a embaladora de ovos de codornas EOC-18.24 pode repetir na Espanha o sucesso que o equipamento já alcançou no Brasil. Várias granjas de codornas nacionais estão adotando o equipamento, lançado em 2010, pois ele agiliza enormemente o processamento dos ovos. Como é inédito no mundo e é patenteado pela Família Yamasaki, hoje  é um dos grandes sucessos de vendas da empresa.

Em sua estada na Espanha, na primeira semana de maio, Elisabeth Yamasaki teve a oportunidade de visitar também outro cliente interessado em investir em duas unidades da EOC-18.24. É a granja Codornices Guillén, de Valência, uma das maiores produtoras de ovos de galinha da Europa, e que também cria codornas. Eles já encomendaram duas máquinas, que pretendem ver instaladas na unidade de codornas, na cidade de Traiguera, província de Castellón. E bem próximo, já na França, há pelo menos um cliente interessado em conhecer o equipamento que agiliza as salas de ovos, demonstrando que o sucesso dessa mais nova máquina da Yamasa está só no começo.

0 Comentários