Uniquímica comemora 40 anos com inovação ao lado da avicultura de postura

Uniquímica comemora 40 anos com inovação ao lado da avicultura de postura

Empresa marcou nova fase junto a avicultores de Bastos (SP), ocasião em que apresentou novidades em tecnologias de produtos e prestação de serviços.

Ovonews

agosto 15, 2015

0
../../arquivos/img/2015/8/921_2362_conteudo_g.jpg
Equipe Uniquímica presente em Bastos (SP): brinde aos 40 anos junto aos avicultores

 

Foi com um simbólico e significativo brinde com os clientes de Bastos (SP), em evento na Capital Nacional do Ovo, no dia 9 de julho, que a Uniquímica saudou uma nova fase para a empresa, que está em campanha por seus 40 anos de fundação e, ao mesmo tempo, anunciando inovações.

Na abertura do evento em Bastos, poucos dias antes da Festa do Ovo 2015, Sônia Bazan, gerente da Uniquímica para a linha de Produtos Pufa, sintetizou o espírito da noite de festa e de lançamento de produtos. “Ciclos se encerram e ciclos se iniciam e, nesse movimento, sementes de tradição e qualidade são sopradas pelo caminho e se espalham preparando nossa nova fase e nosso novo ciclo. Nesse caminho, a Uniquímica prossegue firme, com uma equipe comprometida, qualificada, focada em atender às exigências do mercado. É uma alegria compartilhar este momento em que nossa empresa está rentável, competitiva e em constante crescimento”.

As palavras, ditas em tom de afetuoso agradecimento aos clientes, antecederam o brinde aos 40 anos da Uniquímica, que nasceu como uma importadora em 1974, em São Paulo, e hoje é uma das mais tradicionais empresas de nutrição animal do país, atendendo produtores de todo o Brasil e América Latina.

O gerente de Contas-Chaves, Flavio Watanabe, que atua em nível de Brasil no atendimento aos clientes, também falou aos presentes imbuído desse mesmo tom de afetivo agradecimento pela parceria. Em sua apresentação, relatando a História e valores da empresa, enfocou, entre os valores, a inovação. E essa foi uma palavra de toque na noite, pois duas inovações foram apresentadas, uma em forma de um novo produto, o emulsificante Lipocel; e a outra na forma de um inovador conceito de prestação de serviço, o Laboratório Móvel Unilab.

../../arquivos/img/2015/8/921_2363_conteudo_g.jpg
Avicultores e técnicos presentes ao evento da Uniquímica: apresentação de novas tecnologias

 

Lipocel, um novo emulsificante

Quem apresentou o novo emulsificante para o mercado foi a zootecnista Andreia Chagas, falando com segurança sobre a novidade da Uniquímica. “O Lipocel é um aditivo tecnológico emulsificante, composto por uma combinação especial de mono e diglicerídeos de ácidos graxos. É uma ferramenta nutricional a mais em nossa linha de produtos, que melhora a digestão das gorduras e o aproveitamento da energia consumida pela ave. O diferencial de nosso produto é que nosso emulsificante tem três substâncias que emulsionam tanto em água quanto em gordura, e ele consegue transformar cada gotícula de óleo em milhares de moléculas”. Em palestra muito didática, Andreia explicou que o Lipocel “quebra” de maneira muito eficiente a gordura ingerida pela ave, fazendo-a misturar-se mais facilmente à água presente na digestão; esse processo facilita a digestão do óleo e o aproveitamento dos nutrientes necessários às poedeiras.

Formada pela USP e com mestrado em nutrição animal, Andreia Chagas é responsável pelo departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Uniquímica, e dedicou-se a conhecer profundamente a ação do Lipocel nos animais de produção antes de lançá-lo no mercado. Ela explicou que o produto já passou com sucesso por experimentos na USP de Pirassununga (SP) e está inserido em uma profunda pesquisa no Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais. Além disso, o produto já foi testado com ótimos resultados em uma granja de Pereira Barreto (SP).

../../arquivos/img/2015/8/921_2361_conteudo_g.jpg
O laboratório móvel da Uniquímica prestará serviços às granjas com muita tecnologia

 

Unilab, o laboratório móvel da Uniquímica

E se inovação é a aposta da Uniquímica nessa sua trajetória rumo a mais 40 anos de mercado, a apresentação de outra novidade aos convidados de Bastos e região demonstrou que a empresa está no caminho certo. A zootecnista Kátia Nagano, também formada pela USP SP, apresentou o inovador projeto Unilab, o Laboratório Móvel da Uniquímica. A mais nova ideia de prestação de serviços da empresa aos avicultores brasileiros – que estará disponível a partir de setembro - foi anunciada com precisão pela zootecnista, demonstrando os estudos a que vem se dedicando a empresa para oferecer tecnologia com praticidade aos produtores de ovos.

Trata-se de uma unidade móvel equipada com moderna tecnologia para análises de processos e manejos na granja. A ideia é permitir que o produtor, com apoio técnico, tenha uma visão mais apurada de sua própria granja, com análises qualitativas e quantitativas de processos, matérias primas e rações dentro da granja.

Isso será possível com o uso de ferramentas de tecnologia de ponta. O carro que centralizará estas ferramentas – o Unilab - irá até as granjas que solicitarem o serviço, com garantia de todos os cuidados exigidos pelos programas de biossegurança. O profissional do Unilab dará assistência técnica utilizando ferramentas de análises como o microscópio ProScope, que é acoplado a tablets e celulares e possibilita aos profissionais da granja acompanharem análises mais simples de qualidade de ração, como a verificação da presença de fungos e qualidade de grãos das matérias primas. Também será possível analisar a saúde intestinal das aves, pois o ProScope permite a visualização perfeita de detalhes dos tecidos, sempre acoplado em celulares ou tablets.

../../arquivos/img/2015/8/921_2358_conteudo_p.jpg
Smartegg: sensores a serviço da qualidade do ovo

Outra inovação é o uso do Smartegg, uma espécie de “ovo inteligente”. Esse moderno equipamento – que simula um ovo de verdade – possui sensores que monitoram todo o trajeto dos ovos da granja, da postura à embalagem final. Sensores estratégicos instalados no “trajeto” do ovo – aviário, esteira, carrinhos de coleta e máquinas – ajudarão a detectar pontos vulneráveis onde o ovo pode sofrer avarias. “Isso é importante principalmente para as granjas que têm grandes perdas com ovos trincados”, explicou Kátia Nagano. Segundo ela, “o Smartegg permite ao produtor identificar e destacar as áreas onde os ovos são danificados e apontar as mudanças e melhorias que necessitam ser feitas para evitar prejuízos com quebra de ovos”. A zootecnista ressaltou que, ao final, o equipamento gera um relatório no qual estão referenciados todos os choques, pressão e temperaturas pelos quais o ovo passou durante o processo produtivo no aviário.

Com o slogan Qualidade e tecnologia a seu alcance, o projeto Unilab prevê ainda um serviço bem apurado de qualidade interna do ovo e da casca, com o uso de uma máquina que faz análises dos ovos, mensurando peso, altura do albúmen, unidade Haugh, coloração da gema, resistência e espessura de casca. Tudo também devidamente registrado com relatórios para o produtor e seus técnicos.

 

O profissional que atenderá no Unilab, destacou Kátia, não vai restringir-se a colher amostras. Seu trabalho irá além. “O técnico da Uniquímica que atenderá no Unilab, além de ir até o cliente e ter com ele um contato direto, vai prestar um serviço com agilidade para as análises mais imediatas, que são necessárias para as tomadas de decisão mais rápidas, práticas e pontuais na granja.”

O Unilab começará a atender em setembro deste ano e iniciará seus trabalhos nas granjas do Estado de São Paulo, onde a demanda da postura comercial é maior. Mas, naturalmente, a empresa planeja levar a inovação, gradativamente, para outros centros de produção do país. E, assim, seguir cumprindo a missão e os valores que fazem da cultura da Uniquímica uma trajetória de inovações desde os primeiros dias de vida da empresa, há 40 anos.

A Hora do Ovo - Fotos: Teresa Godoy

0 Comentários