União de avicultores colombianos cria o ovo em fatias

União de avicultores colombianos cria o ovo em fatias

Grupo investiu em pesquisas que deram origem ao ovo processado em fatias, como um queijo ou presunto; o alimento é oferecido em vários sabores.

Ovonews

dezembro 11, 2013

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Fatias das ovitas: um novo produto para uma nova exigência do consumidor

As fatias, a princípio, lembram as de queijo ou mesmo de presunto, mas são a nova forma processada pela agroindústria colombiana, oferecendo ao mercado um modo diferente de se consumir o ovo. É o ovo processado em forma de fatias, ou as ovitas, como são chamadas na Colômbia.

Trata-se de um conceito cem por cento colombiano desenvolvido por um consórcio formado por oito granjas avícolas que montaram a empresa Ovopacific, na região do Valle del Cauca, localizada no Sudoeste do país. O conceito foi desenvolvido depois de mais de três anos de pesquisa e muito trabalho, ao final dos quais os inventores lançaram a ideia no mercado. E foi em setembro deste ano que os colombianos começaram a provar a novidade.

As fatias de ovos são feitas à base de clara e têm a aparência de uma fatia de queijo ou mesmo de presunto, ótimas para serem utilizadas de diversas maneiras na culinária, inclusive em sanduíches. “Têm a mesma flexibilidade, são embaladas da mesma forma e também têm uma vida útil muito parecida com a do presunto: 20 dias em geladeira”, informa Diego Ospina, gerente da Ovopacific, a empresa formada a partir da união de oito granjas e que se dedica à industrialização de ovos para produtos específicos, como as ovitas.

O novo produto colombiano é oferecido nos sabores presunto, frango, bacon e presunto defumado. “A diferença, segundo o empresário, é que o consumidor estará se alimentando com uma proteína do ovo, que é uma proteína de muita aceitação. Além disso – complementa – a quantidade de gordura é menor que do presunto e o colesterol é muito baixo, pois só as claras é que estão sendo utilizadas”.

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Ovitas, em embalagens de 300 e 500 g: bom para sanduíches

As embalagens do produto são oferecidas nas versões 300 g e 500 g. Postas no mercado colombiano, as ovitas já estão nos planos de seus empreendedores para ganhar o mundo. Os empresários que desenvolveram a ideia querem exportar o produto, que é bem utilizado por hotéis e restaurantes colombianos.

Andrés Moncada, que à época do lançamento, em setembro, era o presidente da Fenavi, a Federação Nacional de Avicultores da Colômbia, argumentou que produtos inovadores, como as ovitas, ajudam a promover o consumo do ovo. “À medida em que os colombianos consomem mais e melhores alimentos produzidos à base de ovos, incrementa-se o consumo per capita e o setor avícola tem, como reflexo, as mudanças que estamos esperando”. 

União é a chave para o crescimento

Desde que foi criada, em 2012, a empresa Ovopacific lançou-se com o desafio de ampliar a durabilidade do ovo nas prateleiras dos mercados. Com um inovador processo de pasteurização, conseguiram elevar o período de 15 a 20 dias de vida útil dos produtos para 45 dias. Uma grande vitória.

Mas essa conquista veio através de uma outra mais importante ainda: a união dos avicultores da região -  o Valle del Cauca - em torno da Ovopacific. Com esse encontro e o planejamento, os produtores visam, também, tornar mais eficientes o transporte e a importação de alimento para as aves e o crescimento da produção do ovo líquido, também produzido pela empresa. “Vínhamos de um média de 60 toneladas mensais, o equivalente a, mais ou menos, 4% da demanda nacional. Hoje, estamos vendendo 150 toneladas, o que significa mais que o dobro, até 10 ou 12% da produção nacional”, explicou o gerente da Ovopacific, Diego Ospina, a respeito do ovo líquido vendido às indústrias para a produção de molhos e maioneses.

Diariamente, a fábrica instalada no município de Puerto Tejada, processa 150 mil ovos oriundos das oito granjas associadas; essas, por sua vez, produzem 4.5 milhões de ovos por dia, que ganham o mercado também na forma in natura. Juan Pablo Vélez, representante da AgroCol, uma das granjas associadas à Ovopacific, confirma que a união dos produtores de ovos da região vem promovendo a competitividade dentro do mercado. E agora, com a criação das ovitas, um produto acessível ao consumidor, isso fica ainda mais evidente. Segundo ele, as ovitas são uma das possibilidades de suprir os pedidos dos consumidores por alimentos práticos para o dia a dia e que, no entanto, não deixam de ser nutritivos.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da imprensa colombiana e da BBC)

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