Tudo pronto para o SIAVS 2015 que acontece na próxima semana

Tudo pronto para o SIAVS 2015 que acontece na próxima semana

Evento promete ser um dos maiores eventos da temporada avícola; a força política e de organização da ABPA reúne todos os elos da cadeia avícola no Anhembi (SP).

Ovonews

julho 22, 2015

0
../../arquivos/img/2015/7/904_2224_conteudo_g.jpg
SIAVS 2015: grande expectativa para receber a cadeia avícola brasileira e internacional no Anhembi

 

Os méritos da avicultura são muitos e todos eles estão com presença confirmada no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, o SIAVS 2015. A profissionalização da avicultura brasileira, com certeza, será uma das características a abrilhantar o evento promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA, organizadora do Salão que, mais uma vez, ocupa o Anhembi, em São Paulo.

Este ano, o evento acontece um pouco mais cedo, no mês de julho, entre os dias 28 e 30, e tem a companhia da suinocultura. Na pauta, os mais recentes avanços do setor avícola no mercado interno e internacional. O ex-ministro Delfim Netto é o convidado que abrirá a programação do SIAVS 2015. Sua palestra, bem como a solenidade de abertura do evento, acontecerão no dia 28 de julho, a partir das 9h30, no Palácio de Convenções Celso Furtado, no Anhembi Parque.

Os desafios da economia nacional são o tema do ex-ministro. Boa parte desses desafios estarão inseridos nos debates da programação científica do Congresso que compõe o SIAVS, programação, aliás, que está recheada de assuntos importantes para os setores de proteína animal.

../../arquivos/img/2015/7/904_2222_conteudo_g.jpg
Turra: situação econômica desafiadora

São esperadas autoridades das esferas estadual e federal para acompanhar a solenidade de abertura. Segundo Francisco Turra, presidente da ABPA, a palestra de Delfim Netto oferecerá um importante panorama e uma análise fundamental para o entendimento da atual situação econômica brasileira, especialmente no que tange à produção agropecuária. “A situação econômica é desafiadora para a cadeia produtora de proteína animal do Brasil, que exporta um terço do que produz, mas que também tem no mercado interno seu principal cliente. Nesse sentido, a experiência e o conhecimento do ex-ministro Delfim Netto apresentarão um norte sobre os rumos que o país seguirá nos próximos anos”, destaca Turra.

A FEIRA

Paralelamente ao congresso, mais de 100 empresas estarão a postos com seus estandes na feira que conta com mais de 10 mil m2, expondo uma gama gigantesca de produtos e serviços que atendem aos mercados brasileiro e de dezenas de países do mundo.

A expectativa é grande, tanto por parte dos organizadores quanto dos expositores e participantes. Espera-se ampliar em muito o grande sucesso da edição 2013, quando o evento ocupou pela primeira vez o parque de exposições do Anhembi.

Para este ano, o SIAVS receberá representantes dos mais variados segmentos da agroindústria associados à ABPA, como casas genéticas, empresas de equipamentos, fornecedores de insumos, logística, laboratórios, certificadoras, entre outras indústrias que compõem a cadeia de proteína animal.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Vitrine da proteína animal brasileira, o SIAVS terá, por conta disso, olhares de outros povos sobre sua realização. Vinte e dois jornalistas estrangeiros de 17 países confirmaram presença no evento, profissionais que trabalham em importantes veículos da Europa, Estados Unidos, América do Sul, Ásia, África, além dos correspondentes baseados no Brasil. “Esse expressivo comparecimento da mídia estrangeira em nosso evento reflete o interesse cada vez maior do mundo pelo papel do Brasil como importante fornecedor de proteína animal. Uma posição que conquistamos com muito trabalho e investimentos em sanidade, bem-estar animal e em sustentabilidade”, destacou Turra.

Representantes de 25 países também confirmaram participação no SIAVS 2015. De acordo o executivo Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA, estarão presentes delegações da África, Ásia, Europa e América do Sul nos três dias de programação de palestras. Para fomentar negócios com outros países, a ABPA firmou parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, visando impulsionar os projetos das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork. Dessa forma, virão para o evento vários compradores e potenciais clientes para os exportadores da avicultura e da suinocultura do Brasil, por meio do Projeto Comprador.

“Com essas ações, queremos fomentar novas oportunidades de negócios e ao mesmo tempo valorizar a imagem da avicultura e da suinocultura do Brasil por sua qualidade, sanidade e sustentabilidade, em meio ao maior evento dos setores no Brasil”, destaca Santin. 

OVOS, SUSTENTABILIDADE E MARKETING

Paralelamente à programação do congresso, o SIAVS destaca duas iniciativas importantes para o setor de produção de proteína animal. Trata-se do Simpósio Ovosite, promovido pela Mundo Agro Editora, e o 3° Seminário Internacional de Sustentabilidade e Marketing no Agronegócio, organizado pela Editora Curuca. 

O Simpósio Ovosite está em sua segunda edição e levará ao Anhembi nomes de peso da avicultura de postura. O evento acontece no dia 28, às 14 horas, e tem como tema central Os desafios na comercialização de ovos. Participarão como palestrantes o presidente do International Egg Comission (IEC), Cesar de Anda; o Presidente do Instituto Latinoamericano de Huevos (ILH/ALA), James Abad; o empresário Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira; e José Eduardo dos Santos, diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura e embaixador da IEC no Brasil. O debate será mediado pelo jornalista Otávio Ceschi Júnior, do programa Dia a Dia Rural, do Canal Terra Viva.

Outro evento paralelo é o 3° Seminário Internacional de Sustentabilidade e Marketing no Agronegócio, promovido pela Editora Curuca e que levará para o SIAVS o consultor José Luiz Tejon, um dos mais conhecidos nomes do marketing no agronegócio. 

Tejon também mediará a apresentação de histórias de sucesso de grandes empresas e cooperativas do setor de proteína animal. Fabrício Delgado, da BRF, Cláudia Veiga Jardim, da JBS, e Silvio Krinski, da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) apresentarão os cases. O painel também contará com a entrega do Troféu Curuca de Sustentabilidade às empresas do agronegócio que se destacaram por iniciativas sustentáveis. Ao todo, 14 prêmios serão entregues.

O seminário acontece no dia 29 de julho, a partir das 9 horas. Saiba mais sobre esses dois eventos pelo site do SIAVS: www.siavs.com.br.

(A Hora do Ovo. Fotos: Teresa Godoy)

0 Comentários