Somai Nordeste recebe prêmio Middle Market da IstoÉ Dinheiro

Somai Nordeste recebe prêmio Middle Market da IstoÉ Dinheiro

A empresa avícola mineira foi o destaque na categoria Aves, Ovos e Peixes, e recebeu a premiação em outubro, em São Paulo (SP).

Ovonews

novembro 12, 2014

0
../../arquivos/img/2014/11/737_1771_conteudo_g.jpg
Maria Luiza Pimenta: granja premiada pelo trabalho no país

Uma das mais importantes empresas de produção de ovos do Brasil, a Somai Nordeste, de Minas Gerais, foi a grande vencedora da categoria Aves, Ovos e Peixes do Prêmio As Melhores do Middle Market do Brasil. O prêmio criado pela revista IstoÉ Dinheiro, e já na segunda edição, foi entregue no dia 31 de outubro, em São Paulo (SP), depois de avaliar as empresas de médio porte que se mostraram vencedoras no mercado por sua força e expressão na gestão e no marketing dos negócios.

Com mais de 35 anos de atuação no mercado, a mineira Somai Nordeste vem galgando importantes degraus no setor de ovos, conquistando cada vez mais clientes com sua atuação em produtos qualificados e, mais recentemente, no lançamento de ovos diferenciados para públicos específicos.

Foram premiadas no Middle Market as empresas com as melhores práticas de gestão corporativa e financeira em 32 setores da economia. O ranking avaliou empresas com receita líquida anual entre 70 milhões de reais e 500 milhões de reais.

“Somos nós que fazemos esse país crescer”, avaliou a presidente da Somai Nordeste, Maria Luiza Pimenta, referindo-se à força das empresas brasileiras que se dedicam ao trabalho sério e competente. Ao ser entrevistada pela repórter da Revista IstoÉ Dinheiro, Maria Luiza mostrou-se satisfeita com os resultados que levaram a Somai a conquistar esse prêmio. A empresária mineira representou em São Paulo uma equipe de trabalho que vem primando por novidades e investimentos em qualidade na cidade de Montes Claros, localizada no Norte de Minas gerais, onde está a sede da empresa.

Impulsionada pelo aumento de renda do brasileiro e por ações mais consistentes de marketing do ovo entre 2007 e 2013, o consumo do alimento cresceu no país cerca de 30% ao ano. A perspectiva continua animadora para 2014. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA, o consumo per capita de ovos atingirá 185 unidades ao ano, até dezembro. Esse número, em 2007, era de 130. A alta na demanda criou um ambiente favorável aos produtores do alimento, que está presente nas refeições de 99% das famílias, e colaborou para que, ao lado de ações de gestão e marketing promovidas pela Somai Nordeste, a empresa se tornasse vencedora no ranking setorial desta edição de As melhores do Middle Market.

A empresa mineira registrou, no ano passado, faturamento de R$90 milhões, vendendo ovos, principalmente para supermercados nas regiões Sudeste e Nordeste. “Também temos como clientes padarias, mercearias e atacadistas locais”, contou a presidente da empresa Maria Luiza Pimenta à revista IstoÉ Dinheiro. A companhia espera aumentar suas receitas em quase 70% em apenas dois anos — chegando a um faturamento de R$150 milhões em 2016.

Essa projeção otimista deve-se, principalmente, aos mais de R$ 10 milhões de investimento que realizou recentemente para incrementar sua produção e variar suas fontes de receita. A Somai Nordeste adquiriu mais uma granja em Uberlândia, na região Oeste de Minas Gerais, em 2012. Maria Luiza espera fechar o ano com sua empresa produzindo 1,8 milhão de ovos por dia – 25% a mais do que no ano passado. “Dessa maneira, terei reserva de produção para vender ovos premium”, diz ela.

Recentemente, a Somai lançou uma linha especial de ovos com o selo Natu Ovos, com destaques especiais para ovos diferenciados produzidos especialmente para a gastronomia brasileira. Saiba mais sobre esse importante trabalho da empresa lendo neste site o link Somai Nordeste lanca nova marca, a Natu Ovos.

O PRÊMIO DA ISTOÉ DINHEIRO

Segundo Milton Gamez, diretor de núcleo da Editora Três, que produz a revista IstoÉ Dinheiro, há um “mundo das empresas médias” no Brasil que geram muitos recursos para a economia e não são reconhecidas e é esse universo que a IstoÉ pretende valorizar com esse prêmio. “As empresas médias são as pequenas de ontem e as grandes de amanhã”, disse Gamez, na entrega do prêmio.

Da análise e pesquisa feitas pela revista nasceu também o anuário As Melhores do Middle Market 2014, que apresenta o ranking com as 500 maiores empresas médias do país. Pioneira no Brasil, a ISTOÉ Dinheiro realiza a única avaliação de desempenho e premiação para o chamado middle market, que inclui empresas com receita líquida entre R$ 70 milhões e R$ 500 milhões por ano, segundo os critérios da revista. O produto é resultado de uma parceria entre a ISTOÉ Dinheiro e a consultoria Baker Tilly Brasil, com apoio da Boa Vista Serviços e da Economática. "O anuário é uma ótima ferramenta de trabalho para executivos de empresas, bancos, entidades setoriais e governo. As empresas médias são importantes geradoras de empregos e atraem cada vez mais profissionais qualificados, respondendo por quase 15% dos empregos no país", destacou o diretor da IstoÉ Dinheiro.

A cerimônia de entrega do prêmio contou com palestras do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos; do presidente da Baker Tilly Brasil, Osvaldo Roberto Nieto; e dos empresários Carlos Wizard Martins, fundador do Grupo Multi e da Wizard Idiomas, e Nizan Guanaes, fundador da agência Africa e da Africa Zero, unidade de negócios voltada para o middle market.

(A Hora do Ovo, com informações da revista IstoÉ Dinheiro)

0 Comentários