Simpósio Ovosite 2015 mostra a diversidade da postura comercial

Simpósio Ovosite 2015 mostra a diversidade da postura comercial

Em sua segunda edição, o evento este ano foi palco, também, do lançamento da primeira campanha do IOB de divulgação do ovo no país.

Ovonews

agosto 04, 2015

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Grande público prestigiou o Simpósio Ovosite 2015

 

A postura comercial tem tido a grata possibilidade de ver ampliada sua agenda de eventos, nos últimos anos. E tem sido graças à promoção de programas que falam a linguagem do setor que a cadeia produtiva tem podido participar de acontecimentos como o Simpósio Ovosite, um evento dirigido especificamente à produção de ovos e seu cenário.

Lançado em 2013, na primeira edição do SIAV no Anhembi, em São Paulo, o simpósio fincou o pé num terreno que tem dado bons frutos, mostrando a diversidade do setor da postura e apontando as possibilidades que há nessa seara. Este ano, o evento – que tem assinatura da Mundo Agro, editora responsável pelos sites Ovosite e Avisite, e as revistas do Avisite e do Ovo – ganhou ainda mais valor, com uma plateia mais ampla do que na primeira edição. O auditório estava lotado no dia 28 de julho, nas salas 2 e 3 do Centro de Convenção do Anhembi. Ali estavam avicultores dos principais núcleos produtivos de ovos do país, líderes de entidades nacionais e regionais, executivos de empresas fornecedoras e profissionais pesquisadores, docentes e líderes em áreas variadas do setor avícola.

No palco, quatro vertentes do cenário da postura, com visões holográficas sobre cada área representada. Duas presenças internacionais, Cesar de Anda, do IEC, e James Abd, do ILH, levaram seu conhecimento de mundo à experiência de Brasil dos líderes Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira, e Eduardo dos Santos, da Asgav. Em comum, o trabalho em suas entidades e empresas para a valorização do ovo, esse alimento que vem galgando patamares cada dia mais importantes, rumo à conquista definitiva da preferência do consumidor.

O ovo em campanha nacional

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Ricardo Santin, do Instituto Ovos Brasil, apresentou a campanha nacional de divulgação do ovo

 

E por falar em preferência do consumidor, a ocasião também foi propícia à apresentação, pelo presidente do conselho executivo do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, da primeira campanha de promoção do ovo realizada pelo IOB, e sob sua direção. O filme que está sendo veiculado em emissoras de TV em diversos pontos do país foi lançado em primeira mão durante o simpósio, apresentado à cadeia avícola como uma das peças da campanha criada pela agência Pilar, de São Paulo, especialmente para o Instituto Ovos Brasil.

Santin apresentou com orgulho a peça publicitária que exalta o ovo, mostrando-o no cotidiano do brasileiro como o alimento mais saudável e nutritivo depois do leite materno. Ele lembrou que o ovo foi absolvido dos males a ele impingidos erroneamente e já pode desfrutar de uma vida célebre, frequentando revistas, jornais e a mídia em geral como alimento benéfico.

“E agora temos que fazer com que as pessoas tenham vontade de comer mais e mais ovos porque ele não faz mal”, destacou Santin, apresentando a campanha que foi patrocinada pelo IOB e pelos incubatórios de postura do país: a Hy-Line, a Lohmann, a H&N, a Globoaves, a Planalto e Mercoaves. “Com uma contribuição mensal dessas empresas ao Instituto, nós pudemos fazer essa campanha que sai em jornais e revistas, e vai para a televisão e rádios”.

Peças da campanha também foram distribuídas entre as associações e entidades avícolas que cuidariam, também, de disseminar a ideia em seus estados e regiões de atuação.

O ovo e os outros

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James Abad, do ILH

A valorização do marketing do ovo foi também o mote da apresentação de James Abad, representando o Instituto Latino americano do Ovo, entidade que alavanca a valorização do alimento pelos países de língua latina, e que premia ações de marketing em favor do ovo com o prêmio Ovo de Ouro. O IOB mesmo já foi premiado três vezes com o Ovo de Ouro, ícone do marketing avícola latino-americano. Leia sobre isso neste link Instituto Ovos Brasil conquista mais um prêmio El Huevo de Oro.

Abad destacou a importância do valor nutricional do ovo em contrapartida a alguns alimentos processados, que hoje frequentam as prateleiras dos supermercados e são apresentados às crianças como de alto valor nutricional. Destacou a importância de se prestar atenção ao cenário de alimentação que, segundo ele, já vem mudando e que, ao longo de um futuro nada distante, demonstrará os resultados benéficos de alimentos naturais e saudáveis, como o ovo, em detrimento de alimentos industrializados sem preocupação com a saúde.

A valorização do produto e do alimento

O tratamento especial ao ovo também foi a tônica da apresentação de Eduardo dos Santos, o diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura, a Asgav, entidade que criou e leva com sucesso no Rio Grande do Sul o Projeto Ovos RS. Em seu terceiro ano de vida, o projeto vem conquistando avicultores, consumidores, meios de comunicação e formadores de opinião no estado brasileiro que está mostrando a força do ovo como produto e como alimento.

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Eduardo dos Santos, da Asgav

Santos demonstrou que o sucesso do projeto está alicerçado, especialmente, no trabalho de orientação e assistência técnica ao produtor de ovos, indicando o caminho da produção com qualidade. Com essa alavanca, foi possível somar ao projeto um trabalho amplo de divulgação do selo Ovos RS, conquistado pelo avicultor que segue as orientações do projeto e que faz chegar ao consumidor um ovo produzido com qualidade. Em sua palestra, destacou as ações que compõem o plano de divulgação junto à imprensa, aos formadores de opinião, o consumidor em supermercados e as entidades de promoção social, alvo de doações do projeto.

O ovo no mundo

A força e organização da Comissão Internacional do Ovo, a IEC, foi apresentada com exatidão pelo entusiasmado presidente da entidade, o mexicano Cesar de Anda. Empresário do setor avícola em Jalisco, estado que é considerado o maior produtor de ovos do México, Anda é também o primeiro latino-americano a ocupar o importante cargo na entidade internacional que tem à frente a responsabilidade de promover o ovo e a indústria avícola no mundo.

Ele não se furtou a falar sobre a tristeza da influenza aviária que acometeu seu país, o México, em 2012, e salientou, por isso, a afirmação do presidente da ABPA, Francisco Turra, ao saudar os presentes no Simpósio. Turra destacou que “o Brasil exporta sanidade”. Por isso, disse Anda, é tão importante manter o país longe da doença.

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César de Anda, da IEC

O empresário mexicano e executivo da IEC falou, muito especialmente, sobre o trabalho da entidade que representa e de como seus integrantes estão empenhados em tornar o ovo um dos alimentos principais para a humanidade num curto espaço de tempo. A Comissão Internacional do Ovo, que tem sede em Londres e representa mais de 80 países do mundo, conta com uma rede de entidades e instituições espalhadas pelo planeta e que estudam o ovo e a nutrição através dele, permitindo que esse conhecimento seja difundido pelos demais países membros do IEC, valorizando o alimento e sua produção entre toda a cadeia avícola.

Produção, divulgação e aumento do consumo

Força na produção e força na união são as duas vertentes necessárias para alavancar a avicultura de postura, confirmou o avicultor Leandro Pinto, um dos quatro palestrantes do Simpósio Ovosite a se apresentar no dia 28, em São Paulo. “Nós vendemos um alimento capaz de acabar com a fome, combater a miséria e um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Isso é um orgulho e acho que nós, granjeiros, temos que ter essa visão do produto que a gente vende. Nós podemos encher o peito e falar: Nós produzimos o segundo alimento mais saudável do mundo!”

Em sua fala, como representante dos avicultores, Leandro Pinto foi direto no ponto: “Nós temos que valorizar isso. Temos que aumentar o consumo do ovo. Não temos influenza, graças a Deus, não temos outros problemas que outros países têm. Temos que aproveitar esse momento para mostrar ao mundo que aqui tem granjas organizadas e com capacidade para produzir ovos para exportar”.

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Leandro Pinto, da Granja Mantiqueira

No mercado interno, destacou Leandro, o avicultor precisa oferecer maior apoio e contribuição para um marketing que vai trabalhar pelo aumento do consumo, o que, segundo ele, é o necessário para que o avicultor, enfim, produza mais e melhor, e possa, inclusive, pensar num mercado exportador com mais senso de realidade.

A realidade do mercado nacional e internacional, aliás, tem sido um dos pontos altos do Simpósio Ovosite que, este ano, mais uma vez, reuniu nomes importantes do cenário avícola para mostrar esse panorama variado que é a avicultura de postura. Mediado mais uma vez pelo jornalista Otávio Ceschi Júnior, do Canal Terra Viva/Grupo Bandeirantes, o Simpósio Ovosite tornou-se um ponto de encontro importante para a postura dentro do SIAVS, reafirmando a força da avicultura de ovos para o próprio setor.

TERESA GODOY – A Hora do Ovo.

(Texto e fotos)

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