Semana do Ovo 2014 começa com importantes apoios e ações

Semana do Ovo 2014 começa com importantes apoios e ações

ABPA e Instituto Ovos Brasil reúnem cadeia avícola para divulgar atividades da campanha; expectativa é ultrapassar números de 2013.

Ovonews

outubro 07, 2014

0
../../arquivos/img/2014/10/712_1697_conteudo_g.jpg
Amanda Pinto: apoio ao ovo é defesa do próprio setor

E a Semana do Ovo 2014 começou com força total na segunda-feira, dia 6 de outubro, prosseguindo até o dia 11. Para falar sobre as ações que integram a Semana, a diretoria das duas entidades promotoras da campanha se reuniram na terça-feira, dia 7, em São Paulo (SP), e apresentaram os principais pontos do evento, que a cada ano ganha mais apoios e patrocínios.

Na ocasião, o Presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, o vice-presidente de aves da ABPA e presidente do Conselho do IOB, Ricardo Santin, e o diretor-executivo do IOB, Rogério Belzer, traçaram o cenário do mercado atual, perspectivas do setor produtor de ovos e as ações que estão sendo organizadas para fomentar o produto no país. Também presente, a nutricionista Lucia Endriukaite, coordenadora de Nutrição do Instituto Ovos Brasil, falando sobre os benefícios do ovo à saúde e os mitos acerca do alimento.

 Além dos patrocinadores, cujas empresas também promovem ações, a Semana do Ovo 2014 conta com uma série de outras atividades comandadas por apoiadores. Este ano, além dos tradicionais patrocinadores, a campanha do Instituto Ovos Brasil e da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, ganhou ainda mais em oportunidades de divulgação do ovo.

É o caso da adesão da Granja Mantiqueira, cujo apoio chega em forma de uma série de ações no Rio de Janeiro. A tradicional empresa de ovos – uma das maiores do mundo -, promove um evento na UFF, a Universidade Federal Fluminense, para estudantes de medicina veterinária e nutrição com palestras sobre os benefícios do ovo. Na programação do evento, também, um lanche à base de ovos, distribuição de ovos em comunidades carentes e ações internas para os funcionários.

Para a coordenadora de comunicação da Granja Mantiqueira, Amanda Pinto, apoiar a Semana do Ovo significa apoiar seu próprio segmento de atuação e trabalhar para fortalecer a cadeia produtiva como um todo. “Falar sobre os mitos e as verdades desse alimento tão rico contribui com um maior nível de conscientização e conhecimento do consumidor sobre este produto, por isso, nós, da Granja Mantiqueira apoiamos esta iniciativa”, avalia.

Para Amanda, aumentar o consumo de ovos no país só traz benefícios para todos os elos do setor, além ajudar na valorização deste alimento. “O Brasil ainda apresenta um consumo muito baixo de ovos per capta quando comparado com outros países. Por isso, aumentar o consumo nacional é não só um desafio, como também uma grande oportunidade para o setor, que só tem a ganhar”, disse Amanda, defendendo o uso de informação clara e objetiva como estratégia para alavancar o consumo. “Ainda existe bastante informação desatualizada no mercado. Dessa maneira, campanhas que trazem clareza aos consumidores sobre os benefícios do consumo de ovos é são de extrema importância”.

../../arquivos/img/2014/10/712_1699_conteudo_g.jpg
Marcelo Blumer: características benéficas do ovo

Valorizar toda a cadeia produtiva é também o objetivo da Sanphar ao apoiar a Semana do Ovo 2014. Segundo a análise de Marcelo Blumer, diretor comercial da Sanphar, “campanhas como a Semana do Ovo 2014 ajudam a divulgar de maneira mais sistemática e em todos os ambientes sociais as características benéficas do ovo, elevando-o ao nível dos melhores alimentos conhecidos, coroando assim toda a cadeia produtiva, em especial os produtores de postura comercial.”

A divulgação de informações sobre o teor nutricional desse alimento e o esclarecimento de mitos estão entre os destaques da empresa em sua adesão. "A importância do ovo na nossa alimentação tem aumentado bastante nos últimos anos devido aos inúmeros estudos científicos que referenciam suas qualidades nutricionais, tão importantes para a saúde dos indivíduos. Além disso, o ovo apresenta custo acessível, grande versatilidade de preparo e um sabor muito especial. Por isso comemoramos e parabenizamos esta evolução aliados a toda a cadeia produtiva de ovos nesta campanha tão importante", conclui Blumer.

Participando pela primeira como apoiadora da Semana do Ovo, a empresa de embalagens Huhtamaki chega com uma novidade em suas ações promocionais: a empresa terá uma equipe de teatro na cidade de Palmeira, no interior do Paraná, para ajudar a divulgar os benefícios do ovo na alimentação e estimular seu consumo. O gerente de Vendas da Huhtamaki, Gustavo Afonso Hartmann, avalia positivamente essa parceria. “Aumentar o consumo de ovos no Brasil é um grande desafio para toda a cadeia produtiva. O consumidor precisa ser esclarecido quanto aos benefícios do consumo de ovos. Precisamos esclarecer os mitos que envolvem este alimento e disponibilizar ao público informações de qualidade e com linguagem simples, de fácil acesso”, afirmou o executivo.

../../arquivos/img/2014/10/712_1698_conteudo_g.jpg
Gustavo Hartmann:trabalho de conscientização

Para Hartmann, aumentar o consumo de ovos no país é uma maneira de melhorar a nutrição do brasileiro. “Além de todo benefício nutritivo, o ovo é um alimento de fácil acesso a todos. Seu preparo é simples, rápido e saboroso”, destaca ele, que aponta o esclarecimento de informações entre os grandes desafios da avicultura de postura ao mesmo tempo em que aposta na campanha como uma importante oportunidade para o setor. “O trabalho de conscientização em escolas ou eventos para crianças é uma importante oportunidade de passar informações corretas desde cedo aos futuros consumidores. Certamente ações como estas serão revertidas em aumento de consumo”.

A Semana do Ovo é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da ABPA, este ano realizada entre os dias 6 e 11 de outubro, com o patrocínio este ano das empresas DSM, Elanco e Ourofino Agronegócio, que contribuíram com cotas diamante, Agroceres Multimix, Ceva, Fatec, Huhtamaki, Label Rouge, Merial e Sanovo como patrocinadores prata, e Granja Planalto, Hy-Line, Lohmann, Sanphar e Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas) com cotas bronze.

A campanha também tem o apoio de entidades estaduais, como Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav)/Ovos RS, Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), Associação Paulista de Avicultura (Apa), Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e Associação Avícola de Pernambuco (Avipe).

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Semana do Ovo 2014)

0 Comentários