Associações avícolas brasileiras promovem ações na Semana do Ovo

Associações avícolas brasileiras promovem ações na Semana do Ovo

Em diversos estados brasileiros, entidades que representam avicultores realizam atividades que visam divulgar o ovo nas comunidades de suas regiões.

Ovonews

outubro 07, 2014

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Crianças recebem cartilhas no Ceará: o ovo é o foco

As associações de avicultores em diversos núcleos de produção do Brasil estão realizando atividades de promoção do ovo integradas à Semana do Ovo do Instituto Ovos Brasil e da Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA.

No Ceará, a Associação Cearense de Avicultura - ACEAV está promovendo ações nas escolas de ensino infantil, para mostrar de maneira lúdica e didática, os benefícios que o ovo oferece para a saúde na dieta alimentar diária das crianças. Durante toda a semana, escolas como o Antares, Colégio Master e o Espaço Aberto recebem o evento somando mais de 800 crianças que serão beneficiadas com o projeto. O evento marca também o Dia das Crianças e, por este motivo, a programação conta com ações que despertem a atenção dos pequeninos, como a distribuição de gibis e a apresentação de um vídeo educativo tratando de maneira bem pedagógica sobre a origem do ovo e seus nutrientes.

Para Nadja Meneses, Coordenadora do Ensino Infantil do Antares, o projeto traz uma tendência na metodologia educacional em disseminar o conhecimento através do processo criativo. “Nós achamos o projeto muito interessante, não só pelo cunho educativo sobre os benefícios do ovo na alimentação, mas pelo próprio método de ensino, que está muito alinhada ao processo que trabalhamos na escola, sempre incentivando as crianças a despertarem para o saber, seja através da música, vídeos e até mesmo historinhas e gibis”, pontua a coordenadora.

Segundo o Executivo da ACEAV, Sebastião Medeiros Neto, a ideia é conseguir mais parcerias com as escolas da capital para expandir a atuação do projeto durante todo o ano. “Queremos manter o programa como uma ação contínua nas escolas, pois sabemos a importância de incentivar o hábito da alimentação saudável desde cedo e o ovo é um alimento natural, que contém todos os componentes essenciais para o desenvolvimento da criança", diz Sebastião.

O projeto, que conta com o apoio do Instituto Ovos Brasil, está sendo realizado de forma gratuita em todas as escolas e está com agenda aberta para novas adesões e execução ainda neste ano.

Em Goiás, outro importante núcleo de produção de ovos do Brasil, a Associação Goiana de Avicultura também investe em promoção do ovo. Foram feitas 200 camisetas para utilização na semana do ovo, distribuídos papel-bandejad em diversos restaurantes de Goiânia. Segundo informa a entidade, haverá degustação em supermercados, entrega de 5.000 folhetos e Livros de Receitas, degustação de Omelete no estande do Pró Ovos no CEASA e ainda oficina em supermercados de Goiânia, com nutricionistas e um profissional de gastronomia.

A Semana do Ovo é uma iniciativa do Instituto Ovos Brasil e da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) com a participação de representantes de todos os elos da cadeia produtiva na maior união da avicultura de postura do Brasil. O evento foi criado para comemorar o Dia Mundial do Ovo, que acontece sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro. No Brasil essa comemoração deu força a uma campanha de esclarecimento de mitos sobre o consumo de ovos e passou a ser celebrada durante toda a semana, que neste ano será de 6 a 11 de outubro.

O objetivo é levar ao consumidor informações sobre os benefícios deste alimento e fomentar o consumo no país, um dos menores do mundo. Para se ter uma ideia, o brasileiro consumiu, em média, 168,7 ovos no ano passado contra aproximadamente 220 da média per capita mundial. No México, o maior consumidor do mundo, este número foi de 320 ovos por habitante ao ano, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Semana do Ovo e coordenação das entidades avícolas brasileiras)

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