Santa Maria de Jetibá fará a maior omelete das Américas

Santa Maria de Jetibá fará a maior omelete das Américas

A frigideira gigante já está a postos na cidade capixaba, maior produtora de ovos do Espírito Santo; será no domingo, dia 27 de julho.

Ovonews

julho 24, 2014

0
../../arquivos/img/2014/7/668_1570_conteudo_g.jpg
Preparo da omelete em 2013: know how será importante para este ano

Depois de quebrar o recorde brasileiro preparando a maior omelete do país, os avicultores de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, estão animados para registrar uma nova marca. E dessa vez será a marca da maior omelete das Américas.

A megaomelete será preparada no domingo, dia 27, a partir das 10 horas dentro da programação da Festa do Colono, evento tradicional de Santa Maria de Jetibá, este ano em sua 34ª edição. O prato gigante será preparado com 15.500 ovos, 500 a mais que o prato feito pelos argentinos da cidade de Pigüé. Esses ovos a mais resultarão na quebra do atual recorde das Américas.

A omelete será preparada na frigideira gigante de aço, com fundo de 3 metros de diâmetro, 20 centímetros de altura e peso de 400 kg. O utensílio foi o mesmo utilizado em agosto do ano passado, na primeira experiência de sucesso da omelete gigante capixaba. Durante a GranExpoES – maior feira de negócio rural do Espírito Santo que acontece na região metropolitana do estado –, o município de Santa Maria de Jetibá foi parceiro da organização do evento no preparo de uma receita com 10.440 ovos, que se tornou a maior omelete do Brasil e uma das 10 maiores do mundo.

Mas a produção da superomelete não visa somente bater um recorde em Santa Maria de Jetibá. A ação tem também o objetivo de valorizar a cadeia produtiva de ovos, conscientizar os consumidores sobre os benefícios nutricionais do ovo e, principalmente, fortalecer a cadeia produtiva do ovo. A ação está sob o comando do chef Gilson Surrage, que coordenou o preparo da omelete de 10 mil ovos em 2013. Em entrevista à imprensa capixaba, ele ressaltou que, apesar de a base dos ingredientes ser similar à receita preparada no ano passado, o volume será 50% maior, “o que é sempre um desafio na hora de apurar o sabor e controlar a temperatura para o cozimento uniforme do prato”, disse ele.

Para aperfeiçoar o processo, algumas mudanças foram aplicadas ao fogão construído especificamente para atender às proporções da frigideira, informou Paulo Randow, coordenador técnico do projeto da omelete gigante. “Modificamos a estrutura das trempes, para melhorar a distribuição do fogo. Assim, o formato inicial que era linear passou a ser em círculos, facilitando também a condução da temperatura”, explicou.

Segundo Luciana Neitzke, nutricionista da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social do município - que colabora com o projeto - a matéria-prima para a omelete receberá toda a atenção necessária. Ela explica que “todos os ovos que serão utilizados possuem SIF (Selo de Inspeção Federal) e já chegarão ao local do evento homogeneizados, lacrados em recipientes de 18 litros e resfriados a uma temperatura de -10°C. Esse cuidado assegura o controle microbiológico da nossa omelete gigante para evitar qualquer risco de bactérias, em especial a salmonela”, explica Luciana Neitzke.

E haverá um “ensaio” para planejar tudo. Será no do dia 25 de julho, a partir das 19 horas, no Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá, quando a equipe preparará uma omelete com 2 mil ovos, 22 kg de cebola, 2 kg de alho, 2 kg de manteiga, 5 litros de óleo, 2 litros de azeite, manjericão e sal. O prato será distribuído gratuitamente para cerca de mil pessoas.

Segundo o Prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr, este projeto ficará marcado na história do município. “Sempre que falarmos de Festa do Colono, a partir desta festa, vamos nos lembrar da Maior Omelete das Américas. Será um marco para o município. Vamos mostrar para o mundo a força da nossa avicultura”, destaca Eduardo.

A omelete gigante terá, na receita, 15.500 ovos, 75 Kg cebolas, 22 litros de óleo, 8 litros de azeite extra virgem, 60 kg de manteiga, 7 kg de sal, 3 kg de alho, 90 maços de cebolinha picada, 45 maços de salsa picada e 45 maços de ervas aromáticas. A receita final, que pesará cerca de 600 kg, poderá ser saboreada por até 3 mil pessoas. A expectativa dos organizadores é servir porções gratuitas da Maior Omelete das Américas a partir do meio dia do dia 27 de julho.

A Festa do Colono 2014 acontece entre os dias 24 e 27 de julho, no Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá (ES)

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da AVES e da imprensa capixaba)

0 Comentários