Espírito Santo bate o recorde e faz a maior omelete das Américas

Espírito Santo bate o recorde e faz a maior omelete das Américas

Com 15.840 ovos, 340 ovos a mais do que propunham, os avicultores capixabas prepararam o prato no domingo, dia 27 de julho.

Ovonews

julho 27, 2014

0
../../arquivos/img/2014/7/669_1571_conteudo_g.jpg
Equipe da omelete capixaba: satisfação pela realização

Satisfação geral do público e dos produtores de ovos e organizadores da 34ª Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá. É que o município, maior produtor de ovos do Espírito Santo e segundo maior do Brasil, realizou o grande feito a que se propôs: preparar a maior omelete das Américas. O objetivo era montar a omelete utilizando 15.500 ovos, mas os capixabas foram além e colocaram 340 ovos a mais na grande frigideira que recebeu a omelete gigante. Isso significa que eles ultrapassaram os detentores do recorde atual, os argentinos da cidade de Pigüé.

O preparo da omelete foi o grande clímax da Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá, evento tradicional dos capixabas da serra de Santa Maria e que este ano contou com diversas atrações ligadas à avicultura, a grande força econômica do município.

No ano passado, os capixabas quebraram o recorde brasileiro, preparando a maior omelete do país, com 10.440 ovos, uma das 10 maiores do mundo.

A produção da superomelete teve como objetivo, também, valorizar a avicultura de postura e conscientizar os consumidores sobre os benefícios nutricionais do ovo, fortalecendo a cadeia avícola. A matéria-prima para a omelete recebeu toda a atenção necessária. O ovos utilizados possuíam o SIF (Selo de Inspeção Federal) e já chegaram ao local do evento homogeneizados, lacrados em recipientes de 18 litros e resfriados a uma temperatura de -10°C. Esse cuidado foi necessário para assegurar o controle microbiológico da omelete gigante, para evitar qualquer risco de bactérias, em especial a salmonela, explicaram os organizadores.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da AVES e da imprensa capixaba)

0 Comentários