Santa Maria de Jetibá cria pontos de desinfecção de veículos na cidade

Santa Maria de Jetibá cria pontos de desinfecção de veículos na cidade

Segunda maior produtora de ovos do Brasil, a cidade capixaba criou quatro pontos de desinfecção para veículos ligados à avicultura.

Ovonews

novembro 20, 2013

0
../../arquivos/img/2013/11/510_1172_conteudo_g.jpg
Rodolúvio para evitar contaminações, agora também na cidade

A cidade capixaba de Santa Maria de Jetibá, conhecida por sua alta produção de ovos e uma avicultura altamente competitiva, está investindo em biossegurança já nas entradas da cidade. A ideia é manter sob controle os pontos de entrada e saída de veículos ligados às granjas de produção de ovos. Foi autorizada a criação de quatro pontos para imunização desses veículos que entram e saem da cidade em função da atividade que é um dos pilares da economia do município.

Segundo informa a assessoria de divulgação do executivo local, essa é a primeira indicação do Comitê Municipal Sanitário Animal, instituído em junho último. “O Comitê Sanitário Animal integra o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e seu foco é a avicultura de postura. Sua criação foi uma solicitação do Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)”.

O objetivo dos pontos de desinfecção é reduzir o risco de importação e exportação de doenças e epidemias, conforme explicou o presidente do comitê e também secretário da agricultura do município, Manfredo Kruger. Segundo Kruger, a ideia de repetir no perímetro urbano a mesma prática já existente nas granjas visa manter a segurança dos planteis de aves mantidos pelos avicultores locais.

Os rodolúvios – como são conhecidos os locais preparados com aspersores de desinfetantes para veículos – deverão ser implantados em 2014, pois estão sendo definidas, agora, as parcerias que viabilizarão os pontos instalados na cidade. “Os pontos indicados são os principais acessos ao município”, indica Kruger, seja por Santa Leopoldina, Santa Teresa, Garrafão ou Melgaço/Domingos Martins, acessos ao município através de quatro regiões diferentes.

O município de Santa Maria de Jetibá, localizado na serra capixaba, produz mais de 8 milhões de ovos por dia, alojando 10 milhões de aves. Segundo a prefeitura local, a cidade responde, também, pela maior produção de ovos de codorna do estado, com 1,5 milhões de unidades.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá)

0 Comentários