Mesmo com vendas aquecidas, preço do ovo continua caindo
Segundo análises do Cepea, produto segue em baixa e preocupa setores do mercado avícola; oferta de ovo galado continua expressiva, influenciando queda.
Ovo prossegue em queda de preços no mercado brasileiro |
O cenário é de preocupação com a queda do preço do ovo, segundo analisam pesquisadores do Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP. O Globo Rural On Line desta segunda-feira, dia 18, aponta os números avaliados pelos analistas do Cepea, segundo os quais, nem mesmo as vendas um pouco mais aquecidas ajudaram a impulsionar os preços no mercado. “Além do volume significativo de ovos de tamanho pequeno no mercado, a oferta de produto galado também segue expressiva e, segundo agentes, vem sendo absorvida pela indústria. Já para alguns tipos, de tamanhos maiores (jumbo e grande), a disponibilidade é baixa, devido aos descartes de poedeiras ocorridos desde setembro”, informa o alerta de mercado divulgado nesta segunda-feira (18/11).
As análises apontam baixa de 1,66% na Grande São Paulo, entre os dias 11 e 14 de novembro, fechando na quinta-feira (14/11) a R$ 51,37 a caixa com 30 dúzias do tipo extra branco. “Na Grande Belo Horizonte, a queda foi de 1,31%, com a caixa cotada a R$ 51,85. No Rio de Janeiro, o Cepea registrou queda de 3,27% entre os dias 11 e 14 de novembro, com a caixa do tipo extra branco cotada a R$ 51,12 (14/11)”, apontou o material do Globo Rural. Segundo a revista on line, as cotações do ovo tipo extra vermelho também tiveram baixa, conforme avaliações do Cepea. “Na Grande São Paulo, a desvalorização foi de 1,06%, com a caixa de 30 dúzias cotada a R$ 54,53 na última quinta-feira (14/11), véspera do feriado. Na Grande Belo Horizonte, a queda foi de 3,68%, com a caixa a R$ 54,33. E no Rio de Janeiro, o preço do produto caiu 1,9% cotado a R$ 54,89.
A preocupação, portanto, prossegue entre os agentes de mercado ligados à produção de ovos. Na análise dos pesquisadores, “o fato da produção não ter parado durante o feriado prolongado pode gerar um volume ofertado relativamente maior em um período tipicamente de consumo mais fraco, por ser segunda quinzena de mês.”