Ricardo Santin é o novo presidente do Instituto Ovos Brasil

Ricardo Santin é o novo presidente do Instituto Ovos Brasil

Diretor de mercados da Ubabef, Santin foi escolhido para presidir o conselho diretor da entidade em reunião realizada no dia 17 de dezembro, em São Paulo (SP).

Ovonews

dezembro 17, 2013

0
../../arquivos/img/2013/12/538_1237_conteudo_g.jpg
Santin: na presidência do Conselho por dois anos 

Quem vai dirigir o Instituto Ovos Brasil pelos próximos dois anos é Ricardo Santin, diretor de mercados da Ubabef, a União Brasileira de Avicultura. A decisão foi tomada por consenso em reunião do Conselho do IOB, que se reuniu nesse dia 17 de dezembro, em São Paulo. Santin passou a integrar o Conselho após a decisão do Instituto em estreitar laços com a União Brasileira de Avicultura para promover uma sinergia de trabalho entre as duas entidades.

A reunião tomou toda a manhã da terça-feira, na sede da Ubabef, com discussões amplas também sobre os próximos passos do Ovos Brasil. Rogério Belzer, que agora é diretor executivo do Instituto, disse em entrevista à A Hora do Ovo que ficou definido um perfil mais “enxuto” do Conselho, também efetivado para os próximos dois anos com apenas sete conselheiros. “A ideia é que permaneçam as pessoas com maior disponibilidade e interesse no trabalho para, assim, tornar as reuniões mais produtivas”, informou.

Além de Ricardo Santin (presidente), fazem parte do Conselho do Instituto Ovos Brasil o médico veterinário Eduardo Scarpa (Granja Mantiqueira – MG), Nelio Hand, o secretário executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo, e os avicultores Altino Loyola (Granja Loyola - Goiás), Airton Carneiro Jr. (Avine - Ceará), Edival Veras (Granja Canaã - Pernambuco) e Maria Luísa Pimenta (Somai Nordeste - MG). Os suplentes são Cacio Fracaro (Interaves), Daniel Bampi (Ovos Bampi – RS) e Isis Sardela (Ubabef).

De acordo com Ricardo Santin, a entidade trabalhará em parceria com a Ubabef, buscando sinergias que favoreçam o fortalecimento das ações promovidas pelo Instituto, destacando o ovo como alimento saudável e completo. “Daremos continuidade ao excelente trabalho já realizado até aqui, que trouxe ao público brasileiro uma nova visão sobre as qualidades do ovo. Nesse sentido, unificaremos os elos da cadeia produtiva para fortalecer e ampliar as ações que já fazem parte dos objetivos prioritários da entidade”, destacou o novo presidente do IOB. 

Nova reunião em janeiro

../../arquivos/img/2013/12/538_1238_conteudo_g.jpg
Belzer: trabalho precisa continuar

Uma próxima reunião já está agendada para o dia 16 de janeiro, quando deverão ser convidados cerca de 60 representantes de empresas fornecedoras da avicultura. A intenção, segundo Rogério Belzer, é buscar a adesão dessas empresas ao trabalho do Instituto Ovos Brasil. “Nosso objetivo é fazer um trabalho de convencimento para que os fornecedores dos diversos segmentos passem a fazer contribuições mensais e, assim, aumentar o volume de recursos necessários para continuar e aprimorar nossa atuação”.

Atualmente o Instituto Ovos Brasil conta com contribuições voluntárias de produtores de ovos, mas o volume de recursos obtidos está bem abaixo da meta da entidade. São arrecadados mensalmente cerca de R$30 mil, sendo que o necessário seriam R$80 mil mensais. “Também está em nosso foco um trabalho de conscientização junto ao produtor de ovos para que mais avicultores façam contribuições mensais”, acrescenta Belzer, lembrando que a entidade existe para trabalhar pelos interesses do próprio avicultor, que tem constatado nos últimos anos um crescente aumento do consumo dos ovos.

Segundo Rogério Belzer, o Brasil deve chegar ao fim de 2013 com um percentual de consumo de ovos de 170 unidades per capita/ano. “Esse trabalho precisa continuar, até mesmo para que os produtores possam investir em aumento de produção com maior tranquilidade”, defende o diretor executivo, para quem é imprescindível que haja maior consumo de ovos para haver maior produção, sob pena de prejuízo para quem produz.

(ELENITA MONTEIRO – A Hora do Ovo)

0 Comentários