Pesquisa mostra consumidor disposto a pagar mais por ovo diferenciado

Pesquisa mostra consumidor disposto a pagar mais por ovo diferenciado

Realizada pela DSM, pesquisa foi feita em redes varejistas e mostra consumidor interessado em gema mais amarela e enriquecido nutricionalmente.

Ovonews

outubro 30, 2013

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Há consumidores que preferem a gema mais avermelhada

A DSM Produtos Nutricionais realizou uma pesquisa em cadeias varejistas do país onde detectou resultados importantes para a cadeia avícola. Um desses resultados aponta que o consumidor brasileiro está disposto a pagar um pouco mais para ter em sua mesa um ovo com a gema mais amarela ou mesmo enriquecido com vitaminas e ácidos graxos poli-insaturados, como ômega 3, por exemplo.

Gustavo Adami, gerente de nutrição e saúde animal da DSM, justifica esse resultado da pesquisa como parte da crescente busca por um estilo de vida mais saudável, através da qual as pessoas preferem um produto de maior valor agregado. O executivo da empresa acredita que “fatores como a cor da gema e a presença desses nutrientes remetem à imagem de um produto saudável”.

Outro ponto referendado pela pesquisa foi o desconhecimento do consumidor em relação a produtos comuns em mercados europeus e norte-americanos, como o ovo em pó e o ovo líquido. Isso, aliado aos hábitos culturais brasileiros, também explicaria, segundo Adami, o baixo consumo de ovos registrado no Brasil em comparação com outros países do mundo, como o Japão e o México, por exemplo, onde o ovo é consumido das mais variadas formas. No México, por exemplo, o consumo per capita de ovo é de 360 ovos, enquanto no Brasil, a média ficou em 168 ovos por habitante, em seu pico, no ano passado. A média mundial está em 210 ovos por habitante, em registros de 2012.

A DSM, empresa que realizou a pesquisa, é uma das patrocinadoras Prata da Semana do Ovo 2013, que este ano aconteceu entre 7 e 11 de outubro, mas que prossegue até o final do mês, com diversas ações pelo país. A iniciativa é do Instituto Ovos Brasil e Novus. O objetivo do projeto é levar informações e esclarecimentos sobre os benefícios do ovo para a nutrição humana e fomentar o consumo no país.

Iniciativas como a Semana do Ovo representam uma reação do setor ao desafio de ampliar o consumo de ovos no Brasil. O objetivo é atingir um consumo médio de 208 ovos por habitante ao ano, o que significa quatro ovos por semana até 2016.

Se o setor tem desafios, também tem oportunidades. Para o executivo da DSM são fatores importantes nesse processo comunicar-se mais diretamente com consumidores finais, ter ganho de escala na produção, promover sucessão familiar bem direcionada nas empresas produtoras, investir em produção sustentável e segurança alimentar. “Esses fatores representam oportunidades para que o consumidor enxergue no ovo um alimento saudável, seguro, acessível economicamente e proveniente de uma indústria forte”, aposta Adami.

Outras informações sobre a Semana do Ovo 2013 podem ser encontradas no site www.diadoovo.com.br ou na fanpage www.facebook.com.br/semanadoovobrasil.

Apoios

A Semana do Ovo 2013 tem o patrocínio ouro das empresas Bayer, Novus, Merial e Ourofino. Na cota prata estão DSM, Agroceres Multimix, Sanovo e Label Rouge. Na cota bronze está a Des-Vet.

São mídias parceiras da Semana do Ovo os seguintes veículos de comunicação: Portal e Revista Feed & Food, site Setor Avícola, portal Rural Centro e portal de notícias e jornal Mundo do Agronegócio.

Figuram na categoria Canal Oficial da Semana do Ovo 2013 as seguintes mídias: A Hora do Ovo – revista e site; Revista do Ovo, o Ovosite, a Revista do Avisite, o Avisite, a Revista Avicultura Industrial, o site Avicultura Industrial, a Revista AveWorld, o site AveWorld, o jornal O Presente Rural, o site O Presente Rural, a Revista Agromais, o site Agromais e o Portal Agrolink.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Semana do Ovo 2013)

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